MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    avatar
    Zeno
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 27/04/2016

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  Zeno 23/5/2016, 23:43

    Olá

    Sou iniciante em Access/VBA e estou tentando montar meu primeiro programa que controla a entrada e saída de documentos de alunos em uma escola. Quando os alunos vão efetuar suas matriculas entre outras coisas, a entrada de documentos pode ser muito grande e por este motivo, um programa que sistematize e torne pratico o controle destes é necessário, serão dois setores responsáveis pelo cuidado dos documentos, Secretaria Acadêmica(SA) e CEIDOC, respectivamente responsáveis por cadastro de alunos no sistema e recebimento dos documentos, enquanto o CEIDOC fica com o trabalho de arquivo destes nas caixas.
    Para maior praticidade, como foi dito antes, os alunos serão cadastrados no banco de dados(nem sempre eles entregam todos os Documentos no mesmo dia) para que não seja necessário o cadastro do mesmo varias vezes e cada documento é separadamente registrado para este aluno(dependendo dos documentos eles não ficam na mesma caixa de arquivo e conhecer a data especifica de entrada é importante). Cada funcionário, independente do setor terá um login(Para definir seu nível de acesso ao sistema, para que este seja direcionado somente aos formulários correspondentes ao seu setor e seja gravado seu nome com relação a quem fez a operação).
    A sequência de eventos que imaginei foi:
    1) O usuário entra com sua senha.
    2)Tela de navegação, o usuário escolhe qual operação irá realizar.
    3)Vamos supor que escolheu registrar documento. Será aberto automaticamente um assistente de pesquisa, que verifica se o aluno que está entregando um documento já foi cadastrado, caso sim, os campos de dados do mesmo são preenchidos automaticamente, o funcionário apenas cadastra o documento, caso não, é habilitada a opção de cadastrar um novo aluno e após isso, cadastrar documento para o mesmo.(Existe nesta pagina um formulário onde é possível visualizar todos os documentos registrados anteriormente para o mesmo aluno.)
    4)Volta a tela de navegação.

    Obs.: Depois que o funcionário da SA cadastra o aluno e o documento, resta o CEIDOC confirmar o recebimento do arquivo, indicando data e a numeração da caixa, um processo bem similar ao registro feito pela SA.

    Desculpe o texto muito grande, estou enviando meu programa para que possam me dar sugestões sobre como melhorar e espero poder tirar algumas duvidas que ocorreram enquanto tentava monta-lo, acredito que boa parte dele eu já tenha conseguido fazer, estou tentando ler os materiais indicados pelo fórum para aprender e melhorar mais.

    Obrigado!
    study
    Anexos
    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. AttachmentRegistro_Alunos.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (309 Kb) Baixado 28 vez(es)
    avatar
    m_araujo
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 95
    Registrado : 15/11/2012

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Re: Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  m_araujo 25/5/2016, 21:40

    Boa noite!

    Zeno, tudo bem?

    Dicas,
    Faça um desenho do seu banco de dados antes de começar a programar.
    estude relacionamento entre tabelas, no Youtube existe varias vídeo aulas e irá lhe auxiliar bastante no seu projeto.
    quando criar uma tabela ou entidade, evite acentos caracteres especiais, espaços dentre outros.
    fiz alguns exemplos em seus projeto e espero que lhe ajude, estude e pratique bastante.
    aqui no fórum existe vários exemplos bons que poderá baixar e estudar.



    Grato!

    Marcelo Ferreira
    Anexos
    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. AttachmentRegistro_aluno_teste.zip
    Segue
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (92 Kb) Baixado 21 vez(es)
    avatar
    Zeno
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 27/04/2016

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Re: Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  Zeno 25/5/2016, 23:03

    Olá m_araujo!

    Muito obrigado pelas sugestões, com certeza irei aprender e tentar implementa-las. Irei deixar por enquanto o tópico em aberto para receber mais sugestões(Tem algum problema?), mas agradeço por ter usando seu tempo para olhar meu programa e mandado sugestões. Você acha interessante eu procurar aprender mais sobre modelagem de dados?

    Very Happy study
    avatar
    m_araujo
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 95
    Registrado : 15/11/2012

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Re: Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  m_araujo 26/5/2016, 11:26

    Bom dia!

    Zeno, tranquilo!

    sem sombra de duvida deve estudar mais sobre modelagem, acesse o site abaixo e veja se possível compre um livro e manda ver, minha dica é o nível básico e depois o avançado.
    Otimos Livros


    Obs. não tenho vinculo algum com o dono do site ou coisa do tipo apenas indiquei pois já comprei e gostei e aprendi muita coisa.

    grato!

    Marcelo Ferreira
    avatar
    Zeno
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 27/04/2016

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  Zeno 7/6/2016, 18:00

    Olá pessoal.

    Estou muito grato pela ajuda que me deram com meu programa, agora acredito estar na reta final e gostaria de algumas dicas de como deixar meu programa com uma cara mais profissional. Por exemplo, dicas sobre formato de formulários, como deixar um layout melhor para o usuário. Se existir alguma apostila sobre isso ajudaria muito mesmo.

    Obrigado.
    study
    avatar
    m_araujo
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 95
    Registrado : 15/11/2012

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Re: Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  m_araujo 7/6/2016, 19:14

    Boa tarde!

    Zeno, tudo bem?

    segue um aplicativo do Mestre Avelino tem um ótimo designer no meu ponto de vista, baixe estude eu crie os seus.

    Usando Access

    espero ter ajudado.

    At.

    Marcelo Ferreira
    avatar
    Zeno
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 27/04/2016

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  Zeno 8/6/2016, 21:08

    Obrigado Marcelo!

    Estou estudando este formulário que me indicou.
    Estou enviando a ultima versão do meu programa para saber a opinião do fórum, e aproveitar para tirar algumas dúvidas.

    Eu estou tendo um problema quanto a atualização dos meus formulários, pois tenho que apertar 2 vezes o botão "Pesquisar", para atualizar todos os subformulários. Como posso resolver isso?
    Não estou confiante que meus botões de salvar, adicionar, excluir e desfazer estejam funcionando corretamente. Eles estão corretos ?
    Até agora em meu programa eu não precisei definir nenhuma variável, então não sei quando isto se faz necessário. Existe algum lugar no meu programa em que, se eu definisse uma variável, tornaria meu programa mais simples e rápido?

    Desculpe incomodar com tantas perguntas.

    E obrigado pela ajuda para a construção deste programa!

    study
    Anexos
    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Attachmentbeta.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (243 Kb) Baixado 8 vez(es)
    avatar
    m_araujo
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 95
    Registrado : 15/11/2012

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Re: Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  m_araujo 8/6/2016, 22:13

    Boa noite, Zeno!

    Cara desculpe ai mais não saquei nada do seu programa visse perdido fiquei, vamos ver se alguém com mais experiência ai ajude porque eu mesmo não entendi muito bem não, no incio ate criei umas telas e tal mais acho que não lhe serviu.
    ou se quiser me adicione ai no skype: mafgui@hotmail.com talvez conversando em tempo real consigo lhe ajudar.

    Grato!

    Marcelo Ferreira
    avatar
    Zeno
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 27/04/2016

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Re: Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  Zeno 8/6/2016, 22:29

    Olá Marcelo.

    Infelizmente eu não tenho disponibilidade para conversarmos , pois boa parte do tempo estou no trabalho ou na faculdade.
    Desculpe se ele ficou muito confuso, eu mudei algumas coisas e coloquei uma sessão de ajuda, espero que ela consiga auxiliar você e quem mais quiser ver meu programa.
    Anexos
    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Attachmentbeta1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (388 Kb) Baixado 16 vez(es)
    avatar
    m_araujo
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 95
    Registrado : 15/11/2012

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Re: Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  m_araujo 8/6/2016, 23:03

    Boa noite!

    Zeno, tranquilo foi apenas uma sugestão.

    Mais vamos lá, você estudou sobre relacionamento,entendeu como funciona tabela por tabela?
    desenhou seu projeto conforme havia dito no inicio do post?
    pois ainda esta confuso o que queres de fato fazer, exemplo: nas tabelas explique o que é registros2 e tarefas?
    vejo que você tem CodigoTurma, NomeTurma, Colaborador CEIDOC, Colaborador Sec Acadêmica, Login, nível de acesso em varias tabelas, mais não tem nenhuma tabela de Turma, Usuário, colaboradores que ai você poderia usar os dois tipos mencionados acima, ok?
    Então minha dica mais uma vez, desenhe seu projeto em Word, Excel ou no papel mesmo, mais desenhe! defina quais tabelas terá, em um simples exemplo pense: para TOMAR BANHO quais o passo que você faz para chega ate o chuveiro, quando conseguir por no papel o que quer de que seu projeto faça como pensa, você ter um banco de dados limpo de informações duplicada facilitando sua manutenção e ate mesmo avaliação dos colegas aqui do fórum.
    espero que me entenda, duvidas estou a disposição.


    Grato!

    Marcelo Ferreira

    avatar
    hdbrasil
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 08/09/2016

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Controle de Produção

    Mensagem  hdbrasil 8/9/2016, 03:53

    Boa noite, Marcelo!
    Trabalho com recondicionamento de Hard Disk e eu estou tentando montar no access um controle de produção para os meus serviço.
    Passo dia e noite a procura de informações sobre o access porem estou com uma enorme problema e não encontro solução em nenhum lugar.
    Gostaria de saber como eu faço para que meu formulario grave sempre as mesmas informações em determinados campos como se fosse um valor padrão e que
    essas informações nesses campos eu pudesse mudar eles quando eu precisar sem ter a necessidade de alterar ele pela folha de propriedade? Gostaria de fazer isso para
    que nenhum funcionario tivesse acesso a folha de propriedades correndo o risco de danificar meu projeto access e como o meu cadastro é feito atraves de numero de serie eu preciso
    que as outras informações sejam sempre a mesma porem somente o numero de serie vai ser alterado. Como o volume de numero de serie cadastrado e grande eu preciso criar esse formulario com os bloqueados para que somente quando eu bipar com o leitor de codigo de barras o numero de serie ele já grave todas as informações.

    não sei se consegui ser bem claro, mais gostaria que me ajudasse com esse problema.


    avatar
    m_araujo
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 95
    Registrado : 15/11/2012

    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Re: Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  m_araujo 8/9/2016, 11:19

    Bom dia!

    hdbrasil, tranquilo?


    seria melhor tu abrir um novo tópico para sua duvida.
    abre e anexa seu db.


    Grato!

    Marcelo Ferreira

    Conteúdo patrocinado


    Ajuda com meu primeiro sistema em Access. Empty Re: Ajuda com meu primeiro sistema em Access.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 06:34