MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


5 participantes

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    avatar
    gpcamillo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 20
    Registrado : 10/08/2016

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  gpcamillo 20/10/2016, 17:33

    Boa Tarde pessoal,
    Estou finalizando um projeto e cheguei a um ponto que travei.

    Tenho uma consulta com o critério: É Nulo Ou Como [Formulários]![FormPendencias]![lstdata] & "*" - que filtra um sub-relatório (no mesmo formulário) ao selecionar uma data específica. Porém foi solicitada a criação de um campo de consulta por período, então criei um campo de data inicial e final e um botão para habilitar uma das duas opções
    (conforme imagem)

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Ff5lqf

    Ocorre que não sei como colocar o critério ENTRE nessa expressão.

    Tentei entre outras opções:

    1 - É Nulo Ou Como [Formulários]![FormPendencias]![lstdata] & "*" OU ENTRE [Formulários]![FormPendencias]![lstdataini] e [Formulários]![FormPendencias]![lstdatafin] - ao abrir o formulário o filtro fica vazio

    2 - SeImed([BoxFiltro]=Verdadeiro; ENTRE [Formulários]![FormPendencias]![lstdataini] e [Formulários]![FormPendencias]![lstdatafin];É Nulo Ou Como [Formulários]![FormPendencias]![lstdata] & "*"

    3 - Usei apenas o Entre, mas ao abrir o formulário fica vazio tb. - Não coloquei & "*" no final.

    4 - Tentei solucionar, usando o botão com a macro aplicarfiltro, mas ela não permite filtrar sub-relatórios que sejam derivados de consulta (pelo menos é o que access me diz)

    É possível fazer o que estou pensando?
    Podem me ajudar?

    obrigado
    rubenscouto
    rubenscouto
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 679
    Registrado : 02/10/2011

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty Re: [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  rubenscouto 21/10/2016, 00:04

    tente assim:
    É Nulo OU ENTRE [Formulários]![FormPendencias]![lstdataini] e [Formulários]![FormPendencias]![lstdatafin]
    quando você fazer a filtragem querendo a mesma data coloque e data inicial igual a data final.
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1394
    Registrado : 07/12/2011

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty Re: [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  tauron 21/10/2016, 00:08

    Isso, o Rubens pense em considerar os campos que definem o período (data inicial e data final) como unicos filtro de data.
    avatar
    gpcamillo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 20
    Registrado : 10/08/2016

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  gpcamillo 21/10/2016, 13:12

    Rubens, muito obrigado pela sugestão.
    Fiz as alterações no formulário e ficou bem mais limpo, com certeza, porém estou com um problema.

    O meu formulário possui 3 campos de filtragem: Nome da Gerência, status do encaminhamento e o período.
    Esses filtros são aplicados automaticamente em um sub relatório que coloquei dentro do formulário.

    Na consulta que criei para os filtros tenho ás seguintes validações:

    Como [Formulários]![FormPendencias]![lststatus] & "*" - funcionado plenamente de forma individual ou em conjunto com a de Status.

    Como [Formulários]![FormPendencias]![lststatus] & "*" - tb funcionando plenamente tb

    e por último

    É Nulo Ou Entre [Formulários]![FormPendencias]![lstdataini] E [Formulários]![FormPendencias]![lstdatafin] - Esse por sua vez está vinculado à um botão com os às seguintes ações de macro:  Repetir consulta (no sub-relatório) e ativar botão de limpeza de filtros.

    O que acho estranho é que, antes de optar pelo Entre, o filtro de apenas uma data funcionava normalmente com o código antigo. Será que estou fazendo algo errado?

    abraço


    Última edição por gpcamillo em 10/11/2016, 16:14, editado 1 vez(es)
    Gabriel Brunichaki
    Gabriel Brunichaki
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 138
    Registrado : 11/12/2015

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty Re: [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  Gabriel Brunichaki 21/10/2016, 13:50

    Bom dia!

    Eu estava exatamente com a mesma situação, precisava filtrar com COMO e ENTRE ao mesmo tempo.

    Depois de muito pensar, creio que resolvi da seguinte forma: adicionei os critérios COMO direto no SQL da consulta e o filtro ENTRE na propriedade Filter do Subform. Aproveitando que obtive êxito, também adicionei mais tipos de filtros de data (maior que, menor que, igual, etc).

    Deixo em anexo a aplicação que eu desenvolvi para testar essa funcionalidade, creio que possa lhe ser útil.

    Em caso de dúvidas/sugestões, estamos aí!

    Abraço!
    Anexos
    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. AttachmentFiltros Entre e Como.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (97 Kb) Baixado 34 vez(es)


    .................................................................................
    “Não podemos solucionar problemas usando a mesma forma de raciocínio que usamos quando os criamos.”
    – Albert Einstein
    avatar
    gpcamillo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 20
    Registrado : 10/08/2016

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  gpcamillo 21/10/2016, 14:15

    A tela do meu formulário
    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. 333euc7

    O filtro da data está "relacionado" com o status do protocolo, então coloquei uma fórmula de SeImed nos campos de data do formulário para que me apresentam às datas de acordo com o que está selecionado no Status. - acho que aí está o problema. Pois se eu coloco a fórmula do ENTRE nas três colunas de data ele gera um "conflito" e não filtra nada.

    Tentei fazer assim:*coloquei em cores abaixo da coluna correspondente da consulta*

    Abaixo o esqueleto dos campos de consulta e suas relações.

    campos da consulta:

    status

    Pendente
    1ª Cobrança
    2ª Cobrança
    Outros

    Data Envio - data de todos os pedido
    critério: é nulo ou SeImed([Formulários]![FormPendencias]![lststatus] como "* Cobrança";"";ENTRE [Formulários]![FormPendencias]![lstdataini] e [Formulários]![FormPendencias]![lstdatafin])

    Data Primeira - data da primeira cobrança
    Critério: *é nulo ou SeImed([Formulários]![FormPendencias]![lststatus] como "1ª Cobrança";ENTRE [Formulários]![FormPendencias]![lstdataini] e [Formulários]![FormPendencias]![lstdatafin];"")

    Data Segunda - data da segunda cobrança.
    Critério: é nulo ou SeImed([Formulários]![FormPendencias]![lststatus] como "2ª Cobrança";ENTRE [Formulários]![FormPendencias]![lstdataini] e [Formulários]![FormPendencias]![lstdatafin];"")

    Realmente travei aqui. hahahaha

    Imagino que haja uma forma mais fácil, mas sou bem novato em access e meus bancos de dados parecem ums "puxadinhos" Smile

    Uma ultima tentativa que fiz foi a de criar uma coluna na própria consulta validando a data escolhida, e coloquei a fórmula do entre somente nela. Mas quando abro o formulário ela fica me perguntando os valores dos campos para que eu digite.

    Acho que já me estendi demais.
    Abraço


    Última edição por gpcamillo em 10/11/2016, 16:14, editado 1 vez(es)
    avatar
    gpcamillo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 20
    Registrado : 10/08/2016

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  gpcamillo 21/10/2016, 14:17

    Obrigado Gabriel - Vou baixar aqui e dar uma olhada!


    Última edição por gpcamillo em 10/11/2016, 16:13, editado 1 vez(es)
    avatar
    gpcamillo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 20
    Registrado : 10/08/2016

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  gpcamillo 3/11/2016, 15:45

    Olá Pessoal, a dica do Gabriel B. foi muito boa, porém tenho um agravante que é o fato do meu formulário (consulta) possuir 3 colunas de datas diferentes. Sendo que cada seleção de Status, faria com que no campo da data a busca fosse diferente.

    Por exemplo se estou buscando: 1ª cobrança, o filtro deve aplicar para a coluna respectiva e assim por diante.

    Continuo travado. Infelizmente


    Última edição por gpcamillo em 10/11/2016, 16:13, editado 1 vez(es)
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty Re: [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  Alexandre Neves 3/11/2016, 15:57

    Boa tarde,
    Mantenha o título como título.
    Não utilize o título para mensagem. A dúvida é a mesma? porque alterou o título?


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    gpcamillo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 20
    Registrado : 10/08/2016

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  gpcamillo 10/11/2016, 16:16

    Olá, sim.
    Desculpe o equívoco. Já corrigi em todas as minhas publicações.

    Quanto a dúvida. Sim é a mesma.

    Obrigado
    avatar
    gpcamillo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 20
    Registrado : 10/08/2016

    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  gpcamillo 3/5/2017, 15:35

    consegui resolver. Obrigado

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta. Empty Re: [Resolvido]Usando critérios de consulta COMO e Entre de forma conjunta.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 23:15