MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Ativar e desativar botões de navegação padrões do access no formulário

    jeanrocha
    jeanrocha
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 35
    Registrado : 13/08/2013

    [Resolvido]Ativar e desativar botões de navegação padrões do access no formulário Empty [Resolvido]Ativar e desativar botões de navegação padrões do access no formulário

    Mensagem  jeanrocha 3/4/2017, 14:27

    Ola,

    Gostaria de agradecer as ajudas do Site pois acredito que seja um dos melhores da área, inclusive fico impressionado com a qualidade das resposta que o JP ao criar inúmeros códigos para solucionar os mais diversos problemas, (demais usuários também são muitos bons).

    Mas vou agora a dúvida, já uso programação em access há algum tempo e sempre vejo, inclusive eu usei no meu primeiro sistema, pessoas programando e criando os próprios botões de navegação e criando módulos e códigos para fazer esta função que é nativa do formulário do access, neste sentido gostaria de saber se eu conseguiria ativar e desativar pelo VBA a função nativa do formulário que fica na aba formato do formulário o objeto sim/não chamado Botões de navegação. Pois sabendo como acessar os comandos desta lista(lista da aba formato em propriedades do formulário) eu poderia colocar este comando para quando eu clicar nos botões do form e que seja desabilitado ou habilitado conforme a necessidade.  

    Para complementação da dúvida caso seja possível: Como eu acesso via VBA as abas de propriedades do formulário e dos campos? Se tiver alguma apostila com estas referências ou arquivo digital (mesmo em outras línguas) para consulta eu agradeceria. Não encontrei estes comandos via VBA.


    Última edição por jeanrocha em 5/4/2017, 12:19, editado 1 vez(es)
    FabioPaes
    FabioPaes
    Maximo VIP
    Maximo VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3914
    Registrado : 14/08/2013

    [Resolvido]Ativar e desativar botões de navegação padrões do access no formulário Empty Re: [Resolvido]Ativar e desativar botões de navegação padrões do access no formulário

    Mensagem  FabioPaes 3/4/2017, 21:17

    Essa propriedade se chama .NavigationButtons.

    Basta em um Botão do Formulario colocar:

    Para desabilitar
    Me.NavigationButtons = False

    Para Habilitar
    Me.NavigationButtons = True

    Dica: Todas as propriedade Visualizadas na parte grafica etá disponivel pelo VB. Basta chama-a assim:

    Me.NomePropriedade...

    Me. faz referencia co controle atual, no caso Formulário... Se quer ter acesso a alguma propriedade de algum campo basta mudar um pouquinho: Me.NomeCampo.NomePropriedade...


    Os nomes das propriedades no VB na grande maioria é a mesma que visualizamos na parte gráfica, porem em INGLEs


    .................................................................................
    _____________________________________________________________________
    Achou a solução para sua dúvida? Não seja Egoísta, Compartilhe com todos!
    A dica do Colega foi útil? Agradeça!

    O importante não saber tudo, mas sim a Onde procurar!
    jeanrocha
    jeanrocha
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 35
    Registrado : 13/08/2013

    [Resolvido]Ativar e desativar botões de navegação padrões do access no formulário Empty Re: [Resolvido]Ativar e desativar botões de navegação padrões do access no formulário

    Mensagem  jeanrocha 2/5/2017, 21:18

    Muito obrigado é isto mesmo.

    Editei minha resposta para postar o resultado que funcionou bem comigo nesta questão. Os códigos abaixo foram através de colaboradores aqui do site, peço desculpas pois acabei esquecendo as fontes e não tenho salvo, como eu modifiquei algumas partes não busco crédito pois tudo que sei devo boa parte a este fórum, só queria compartilhar algo que deu certo e talvez outras pessoas necessitem.


    Me desculpe postei no repositório de VBA


    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Ativar e desativar botões de navegação padrões do access no formulário Empty Re: [Resolvido]Ativar e desativar botões de navegação padrões do access no formulário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 12:20