MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

    aacdb ficando muito grande somente com uso

    teboman
    teboman
    Novato
    Novato

    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 49
    Registrado : 03/08/2016

    aacdb ficando muito grande somente com uso Empty aacdb ficando muito grande somente com uso

    Mensagem  teboman 18/7/2017, 20:43

    Bom dia amigos, tenho um banco de dados que a base dele é de 237 MB, com o uso constante (cerca 8 horas de uso ele cresce para 350 mb pra mais) porem ao compactar e reparar ele cai para uma media de 237 mb novamente.
    Oque pode estar causando isso? Tento fazer tudo atraves de códigos VBA ao inves de macros, muitas consultas fiz direto no formulario (Não sei se isso é correto). Portanto tenho que compacta e reparar ele todo dia, isso é normal?
    Oque posso fazer para corrigir isso, e me desculpem se postei no local errado mas não achei um lugar adequado para isso.
    Agradeço a atenção de vocês mestres.
    avatar
    Phillip_Junior
    Intermediário
    Intermediário

    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 179
    Registrado : 09/12/2016

    aacdb ficando muito grande somente com uso Empty Re: aacdb ficando muito grande somente com uso

    Mensagem  Phillip_Junior 22/7/2017, 12:25

    Olá


    Dois links importantes nesse assunto:

    https://www.maximoaccess.com/t1057-qual-a-capacidade-do-access


    https://www.maximoaccess.com/t11527-compactar-reparar-mdb-ou-accdb



    Importante !


    A compactação

    Executar o utilitário Compactar e reparar banco de dados do Microsoft Access também pode melhorar o desempenho do banco de dados. Este utilitário faz uma cópia do arquivo de banco de dados e, se estiver fragmentado, reorganiza a forma como o arquivo de banco de dados é armazenado no disco. Quando concluído, o banco de dados compactado foi recuperado espaço desperdiçado e é geralmente menor que o original. Ao compactar que o banco de dados com frequência, o desempenho ideal do aplicativo de banco de dados é garantido e corrupções de página devido a problemas de hardware, falhas de energia ou sobretensão e assim por diante são resolvidos.

    Se houver uma chave primária na tabela, a compactação de registros da tabela de restaurações em sua ordem de chave primária. Isso fornece o equivalente a mantida sem índices de cluster e torna os recursos de leitura antecipada do mecanismo de banco de dados do Microsoft Jet muito mais eficiente.

    A compactação também atualiza as estatísticas da tabela no banco de dados que são usadas como Jet otimiza consultas. Essas estatísticas podem ficar desatualizadas como dados adicionados, manipulados e excluídos de várias tabelas. Velocidade das consultas será aprimorada significativamente, porque eles agora estão trabalhando com dados que foi reescritos para as tabelas de páginas contíguas. Digitalização de páginas sequenciais é muito mais rápida que a digitalização de páginas fragmentadas. Consultas são forçadas a recompilação/otimizar após cada compactação de banco de dados.

    Durante a compactação, você pode usar o nome original do arquivo de banco de dados compactado ou você pode usar um nome diferente para criar um arquivo separado. Se você usar o mesmo nome e o banco de dados for compactado, o Microsoft Access substituirá automaticamente o arquivo original pela versão compactada.

    No Microsoft Access, você pode definir uma opção para automatizar esse procedimento. Para fazer isso, no menu Ferramentas , clique em Opções, clique na guia Geral e clique para selecionar a caixa de seleção Compactar ao fechar . Isso automaticamente compactar e reparar banco de dados como ela está fechada.
    Limitações de compactação

    Para a operação de compactação seja bem-sucedida, você deve ter espaço de armazenamento suficiente em seu disco rígido para o original e o banco de dados compactado.
    Você não pode compactar um banco de dados aberto. Em um ambiente multiusuário, a operação de compactação não é bem-sucedida se outro usuário abriu o banco de dados.

    Observação: No Microsoft Access, você pode compactar um banco de dados enquanto ele está aberto, desde que o banco de dados foi aberto exclusivamente.
    Desfragmentar ou compactar primeiro?

    Se você compactar um banco de dados após a desfragmentação, você teoricamente deixar espaço aberto imediatamente após o arquivo. mdb ou. accdb no disco, permitindo que o sistema operacional colocar informações adicionais em clusters físicos subsequentes. Isso seria muito rápido. No entanto, se você desfragmentar depois de executar o banco de dados compacto, o arquivo. mdb pode ser colocado na primeira parte do disco seguido o restante de seus arquivos, sem espaço de disco aberta até o final (as faixas interior) do disco. Isso torna o acesso ao disco um pouco mais lento.

    Observação: A configuração de Compactar ao fechar não está disponível no Microsoft Access 97.
    Propriedades
    ID do Artigo: 288631 - Última Revisão: 19 de fev de 2017 - Revisão: 1

    Link para estudos: https://support.microsoft.com/pt-br/help/288631/defragment-and-compact-database-to-improve-performance-in-microsoft-ac

    Quanto ao aumento do db com as atualizações, desde que não estejamos falando de banco de imgs, é normal. Mas.... para que não ultrapasse do que podemos dizer anormal, se faz necessário no inicio do projeto estudarmos bem como tudo irá funcionar ao ser compactado ou reparado.
    Nomeclatura dos objetos, controles, tais com acentos e espaços podem fazer muita raiva quando nos deparamos com erros graves na compactação e reparação.
    Também devemos se atentar para formato dos controles e códigos escritos sem a devida necessidade. Tudo influência na hora de atualizar, compactar e reparar.


    Quanto a sua pergunta sobre consulta direto nos formulários:
    Leia https://support.office.com/pt-br/article/Usar-uma-consulta-como-fonte-de-registro-de-um-formul%C3%A1rio-ou-relat%C3%B3rio-e54251f3-57ca-4a7d-8e77-e498966cd41b

    Segundo a própria microsoft, não existe uma restrição, desde que dentro das regras impostas para essa consulta no form.


    Se não ajudar, retorne que tentaremos ajudar.

    Abraços


    .................................................................................
    Phillip_Junior
    Analista de Sistemas
    teboman
    teboman
    Novato
    Novato

    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 49
    Registrado : 03/08/2016

    aacdb ficando muito grande somente com uso Empty Re: aacdb ficando muito grande somente com uso

    Mensagem  teboman 23/7/2017, 20:59

    Eu tinha essa duvida se isso era normal mesmo mas pelo visto é muito normal ele inchar desse jeito. Meu BD não possui imagens, somente registros comuns.
    Pretendo migrar o sistema inteiro e reprogramar ele através de visual basic.net, o sistema vai continuar a crescer dessa forma ou isso não tem nada a ver?
    Tem alguma referencia para que eu possa fazer o sistema?
    Muito obrigado pela sua atenção amigo.
    marceloarboit
    marceloarboit
    Intermediário
    Intermediário

    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 147
    Registrado : 09/07/2015

    aacdb ficando muito grande somente com uso Empty Re: aacdb ficando muito grande somente com uso

    Mensagem  marceloarboit 26/7/2017, 18:16

    teboman,

    Eu tive esse mesmo problema que você teve, de o banco de dados inchar muito em pouco tempo. No meu caso, eu consegui reduzir o aumento limitando o tamanho dos campos tipo Texto na estrutura das Tabelas.

    Quando eu criei o BD, eu deixei os tamanhos dos campos tipo texto todos padrão, com 256 caracteres. Após eu limitar esses essas quantidades para o máximo que eu achava que daria, eu resolvi meu problema.

    Talvez te ajude!

    Abs.,
    Marcelo.

      Data/hora atual: 14/6/2021, 05:46