MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe?

    avatar
    MATHEUSlo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5
    Registrado : 02/09/2017

    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe? Empty Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe?

    Mensagem  MATHEUSlo 2/9/2017, 22:24

    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe?

    Exemplo: Tenho uma tabela "Objetos" e outra "Tipo", como poderia fazer para que no momento em que o usuário insere o código do tipo de objeto automaticamente um campo ao lado especifique detalhes desse cadastro?

    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe? Exemplo
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe? Empty Re: Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe?

    Mensagem  Alvaro Teixeira 3/9/2017, 10:23

    Olá Matheus Oliveira,

    O que pretende não é uma boa conduta na modelagem dos dados.
    Por isso é que existe bases de dados "relacionais".
    Vai duplicar a descrição do "tipo" na tabela "objectos" ocupar mais espaço na base de dados desnecessáriamente.
    Além disso, se for alterada a descrição de um "Tipo" vai ter que alterar todos na tabela "objectos".

    No entanto é possível e pode existir outro motivo para tal.
    Para o efeito pode colocar no Evento "Despois de atualizar" consultar a descrição do código introduzido e adicionar ao campo DISPLAY_TITLE_TYPE.

    Se tiver dificuldades, poste a sua base de dados com os objectos envolvidos na questão.
    Assim fica mais fácil para qualquer membro ajudar.

    Abraço
    avatar
    MATHEUSlo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5
    Registrado : 02/09/2017

    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe? Empty Re: Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe?

    Mensagem  MATHEUSlo 3/9/2017, 17:17

    Entendi a sua idéia.. É que assim.. a intenção não é gravar o conteúdo na tabela, por isso não gera redundância. É apenas pra exibir. Porque, o que que acontece.. Essa base que eu criei foi um exemplo, mas tem alguns casos como nas relações muitos-para-muitos em que o subformulário fica apenas com os códigos da tabela intermediária que você está cadastrando e isso é muito ruim porque o usuário não vê o que está acontecendo e pode digitar um código errado (afinal, o sistema não retorna nenhuma confirmação em seguida :/)..

    Então a idéia é mais ou menos essa: ter uma espécie de "campo calculado" que não seja gravado no banco de dados, mas que apenas exiba a informação atualizada do titulo do tipo do objeto conforme altero ele no campo ID_TIPO.
    Eu inclusive consegui o efeito desejado adicionando um comando SELECT em "Origem da linha", na aba "Pesquisa" do "Tipo do Campo" de DISPLAY_TITLE_TYPE. Com isso exibia o titulo correto conforme adicionava o código, mas o problema é que eu tinha que abrir a combobox e clicar nele, porque do contrário ela ficava em braco pois a linha inicial da combobox não é o primeiro registro da busca, como deveria ser nesse caso. E eu não achei nenhuma propriedade para alterar isso.

    Não sei se consegui me expressar bem, mas acho que é mais ou menos isso.

    P.S.: Segue abaixo o modelo da base de dados do exemplo que estava utilizando na dúvida:

    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe? Er
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe? Empty Re: Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe?

    Mensagem  Alvaro Teixeira 3/9/2017, 19:05

    Olá, compreendi.

    Coloque na origem do campo da combobox ID_TYPE e teste.

    Abraço
    avatar
    MATHEUSlo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5
    Registrado : 02/09/2017

    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe? Empty Re: Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe?

    Mensagem  MATHEUSlo 3/9/2017, 19:25

    Funcionou, só pq ficou do mesmo jeito que aquela outra tentativa que eu tinha te falado (a tentativa da consulta com select, tal..): a combobox não vem selecionada. Ficou do jeito q a imagem a seguir mostra. Ou seja, ela vem em branco dai meio q n resolve muito.. Tinha que ter um jeito de fazer isso com o campo texto normal, mas parece q o access não tem esse recurso. Não sei.

    OBS: cadastrei mais de um tipo de objeto e na combo veio somente o correspondente ao código, conforme a idéia. Até aí ok.

    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe? Teste
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe? Empty Re: Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe?

    Mensagem  Alvaro Teixeira 3/9/2017, 21:53

    Olá,
    Não é para fazer em formulário?
    Se pretende tipo tabela, o melhor é via consulta.
    Poste base de dados com as duas tabelas envolvidas.

    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe? Empty Re: Como adicionar em uma tabela mestre um campo "calculado" para mostrar campos da tabela detalhe?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 13:34