MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário

    avatar
    harkanun
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 9
    Registrado : 04/05/2011

    Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário Empty Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário

    Mensagem  harkanun 9/10/2017, 20:19

    Amigos

    Por favor, preciso de uma rápida ajuda.

    Tenho duas aplicações em access e ambos estão vinculados ao mesmo banco de dados (duas camadas).
    A Aplicação Adm tem a função de cadastrar as informações e liberar a consulta de informação para a aplicação “Funcionário”.
    O que acontece, preciso arrumar uma forma da aplicação Adm, poder abrir e fechar os formulários da aplicação “Funcionário” automaticamente, tipo ter o controle total, mesmo que o usuário esteja usando a aplicação.
    Por exemplo: Quando alguém estiver conectado na aplicação “Funcionário”, pela minha aplicação “Adm” eu posso acionar um comando para abrir uma tela na aplicação “Funcionário”.

    Espero ter sido claro aos nobres amigos.

    Tem alguma forma de fazer isso?
    Não vou utilizar o método opendatabase, pois o funcionário já está com a aplicação dele aberta.

    Me ajudem, estou a um dia tentando e pesquisando algo desse tipo na web.

    Obrigado amigos.
    webruxim
    webruxim
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 103
    Registrado : 08/12/2013

    Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário Empty Re: Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário

    Mensagem  webruxim 11/10/2017, 08:33

    Bom harkanun no projeto do nosso amigo RneoX (Versão Beta Casco v4) se não me engano tem essas opções que você precisa (.Desconectar todos os usuários / .Bloquear o acesso ao banco de dados) da uma olhada.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário Empty Re: Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário

    Mensagem  Convidado 11/10/2017, 14:14

    Bom dia.

    Utilizo em todos os bd o controle de acesso de usuários desenvolvido pelo colega Avelino Sampaio,
    Maestro. veja.

    usandoaccess.com.br/tutoriais/video-controle-personalizado-acesso-de-usuarios.asp?id=1#inicio
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário Empty Re: Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário

    Mensagem  CassioFabre 11/10/2017, 18:13

    Boa tarde a todos,

    Acredito que o que o colega quer é poder controlar, em tempo de execução, todos os objetos das estações que o bd está sendo executado. Nunca li nada a respeito disso e também não sei até que ponto isso é o ideal em termos de desempenho do sistema. O access não disponibiliza nativamente nenhuma função neste sentido, ao menos não que eu tenha conhecimento.

    A ideia que me vem à mente é a mesma que uso no meu sistema para o caso de eu querer dar manutenção no backend e haja necessidade dos usuários deslogarem-se dos clientes em todas as estações. O que faço é:

    - Ter um formulário oculto verificando constantemente, através o timer, a raiz do backend em busca de um arquivo de texto que, caso exista exatamente com o nome que eu especifiquei, o sistema trave automaticamente e obrigue o usuário a fechá-lo e, na possibilidade de tentar reabrir, não o deixe logar a não ser que tenha privilégios para isso.

    Você pode fazer algo assim, mas ao invés de um arquivo pra manutenção, usar esse arquivo (um arquivo .ini por exemplo) que conterá o nome ou o código do usuário e, caso o sistema encontre este arquivo, leia o que tem dentro dele.

    Voce pode preencher com algum código de execução. Por exemplo, crie uma função com select case onde o Case 1 faça o formulário fechar e no arquivo voce coloca 1;formCadastroClientes e na função voce compara cada termo. Voce pode separar os caracteres antes e depois do ";" com a função Split. E aí voce faz o formulário que voce escreveu no arquivo fechar.

    É a única forma que me veio na cabeça pra voce conseguir fazer isso que ta querendo. Talvez existam outras possibilidades mais simples. Temos pessoas muito capacitadas aqui no fórum que podem te dar uma luz melhor.

    Abraço.


    .................................................................................
    Só não tem código pra morte!
    webruxim
    webruxim
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 103
    Registrado : 08/12/2013

    Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário Empty Re: Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário

    Mensagem  webruxim 14/10/2017, 05:43

    Na msg nº 2 que posto um exemplo do nosso amigo RneoX tem o que nosso amigo harkanun esta prescisando.

    Um controle de quem esta online
    um controle de desconectar usuarios que estao usando a aplicação.
    "Ao ativar Desconectar todos os usuarios abre uma pequena janela informando ao usuario logado para salvar todos seus trabalhos realizados pq o sistema sera encerrado em 5min ou 10min. o tempo você que determina"

    um controle para bloquear qualquer usuario que tentar logar no sistema qndo o proprio estiver em manutenção.

    Muito bom, gostei muito e até fiz algumas adaptações do exemplo em meu sisteminha aqui. Vale a pena dar uma conferida.
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário Empty Re: Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário

    Mensagem  CassioFabre 16/10/2017, 15:49

    Bom dia,

    Se entendi corretamente a dúvida do colega, o que ele quer é ter controle total sobre a aplicação. Não somente fechar simplesmente, o que poderia facilmente ser resolvido com a dica da mensagem 2.


    .................................................................................
    Só não tem código pra morte!
    avatar
    harkanun
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 9
    Registrado : 04/05/2011

    Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário Empty Re: Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário

    Mensagem  harkanun 19/3/2018, 18:56

    CassioFabre, perfeito.
    A solução 2 foi a que eu utilizei e que teve o melhor aproveitamento.

    Agradeço a todos os amigos

    Conteúdo patrocinado


    Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário Empty Re: Controlar um formulários de outro projeto aberto e sendo utilizado pelo usuário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 12:21