MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA

    avatar
    miguel.serra
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 50
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA Empty [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA

    Mensagem  miguel.serra 14/12/2017, 21:25

    Olá! Tenho uma aplicação MS Access que faz gestão de arquivos. Dentre outros, move o arquivo para uma pasta no servidor local e codifica o nome dele, como uma chave primária

    Gostaria de passar esta pasta local para uma Cloud no serviço S3 da Amazon (minha HD já não suporta tanto arquivo), mas estou com dificuldade pra implementar Uploads via VBA

    A Amazon fornece diversas SDKs para diferentes linguagens, mas nada de VBA.

    Sei que existe o API Gateway, mas não vejo muito sentido, se quero parar de usar o espaço na minha HD local


    Alguém teria uma solução?
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA Empty Re: [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA

    Mensagem  Alvaro Teixeira 15/12/2017, 08:28

    Olá Miguel Serra,

    1)
    Já efetuou a migração?
    Como está a fazer? Através de máquina virtual com Acesso Remoto?
    Se tiver assim realmente não faz sentido ter aplicativos instalados no PC que vai aceder à VM.

    2)
    Se utliza o front-end no seu PC e pretende ter os arquivos no disco da nuvem, o ideal será via FTP. (tendo em consideração a falta espaço HD).
    Eu optava pela segunda opção, mais econômica monetariamente.

    Temos exemplos aqui no fórum, relativamente ao FTP.

    Abraço
    avatar
    miguel.serra
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 50
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA Empty Re: [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA

    Mensagem  miguel.serra 27/12/2017, 14:31

    Olá, ahteixeira! Perdoe-me a demora

    Tentei criar a VM pelo Hyper-V no Windows Server 2012-R2, mas só dá erro, não consegui e acabei desistindo do AWS Storage Gateway para sincronizar com o AWS S3

    Descobri um programa free chamado Allway Sync que, ao perceber um arquivo novo ou modificado dentro de uma pasta pré-definida, ele atualiza o conteúdo na nuvem S3 (serve também para diversos outros serviços). O programa é bem bacana, ele também pode manter as duas pontas atualizadas, ou apenas a direção que você escolher. E tem a opção de ignorar deleção, ou seja, se apagar numa ponta, não apaga na outra, o que permite deixar a HD sempre limpa.

    Com isto, consigo subir tudo pra nuvem de maneira fácil. Mas complica na recupareção do arquivo...
    Estou a pensar numa solução que utilize apenas o VBA, sem que envolva chamar uma página PHP para fazer o download do arquivo

    Vi um ActiveX no site     example-code.com/vbscript/s3.asp    que parece atender, mas ainda não sei implementar

    Creio ser um assunto interessante, pois o serviço S3 é muito barato e confiável, podendo ser utilizado para compartilhar arquivos de forma segura

    Vou atualizando o post, mas se alguém tiver idéias, são muito bem vindas
    avatar
    miguel.serra
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 50
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA Empty Re: [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA

    Mensagem  miguel.serra 27/12/2017, 16:27

    Outro ActiveX: nsoftware.com/ibiz/amazon/download.aspx
    Também não sei implementar
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA Empty Re: [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA

    Mensagem  Alvaro Teixeira 27/12/2017, 17:36

    Olá Miguel Serra,

    Obrigado pelo retorno.

    Relativamente aos arquivos que pretende passar para o S3, vai querer controlar através da sua aplicação no seu desktop.

    Uma vez que tem falta de espaço pretende que o arquivo principal seja no S3, se não tiver disponivel no seu desktop, quando precisar vai querer baixar, e isso que pretende fazer?

    Quanto à forma de fazer o upload é que está a dificuldade, ainda mais para quem não tem experiência com os serviços da Amazon.

    Sou da opiniao de contactar o Suporte da Amazon, pois poden apresentar mais algumas soluções.

    Uma vez que falamos de computaçao na nuvem, com um grande leque de oferta por parte da Amazon, eu colocava a questão se é possível configurar um acesso FTP (ou outro) associado ao serviço S3 storage.

    Abraço
    avatar
    miguel.serra
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 50
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA Empty Re: [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA

    Mensagem  miguel.serra 28/12/2017, 11:35

    Olá ahteixeira e todos aqui!

    Consegui implementar com o ActiveX do example-code.com/vbscript/s3.asp
    Perfeito!  Very Happy
    Ele faz upload, download, apaga, lista, cria e apaga buckets, cria e apaga pastas, cria link com tempo de vida (tipo wetransfer) e faz outras coisas
    Infelizmente a Amazon não dispõe de ferramenta para VBA, por isto, precisei comprar de terceiro. Paguei 149 dólares por uma licença perpétua

    O S3 é um serviço barato, e serve para armazenar arquivos que você precise de velocidade no download (uso do dia a dia, acesso do cliente, etc)
    O próximo passo é mover os arquivos antigos e de pouco uso para o outro serviço chamado Glacier, da AWS. Nem é tão mais lento assim, mas fica mais barato ainda (muito mais!) armazenar lá

    Isto vai requerer mais pesquisa sobre como ter acesso aos arquivos no Glacier via VBA, mas esta já será outra história. A deste post já está mais do que suprida!

    Muio obrigado pelo apoio, ahteixeira!

    Miguel Serra
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA Empty Re: [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA

    Mensagem  Alvaro Teixeira 28/12/2017, 16:24

    Olá Miguel Serra, que bom que conseguiu!

    Obrigado pelo retorno, o fórum agradece.

    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA Empty Re: [Resolvido]SDK Amazon AWS S3 x VBA

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 04:53