MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos

    avatar
    evandrocavalheri
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 26/11/2013

    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos Empty Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos

    Mensagem  evandrocavalheri 26/7/2018, 20:30

    Boa tarde pessoal,

    Tenho uma lista de motivos e eventualmente eu preciso desativar o uso de algum. Fig1
    Eis que surge meu problema, uma vez que eu desative um motivo já usado, eu não posso simplesmente apagá-lo, eu preciso manter o mesmo no histórico.

    Porém a forma que me veio a mente para resolver a questão, foi na origem da combo, filtrar apenas os que estão Ativos.
    Resolve parcialmente, desativando a opção da lista para não permitir que novos registros sejam associados a esse motivo.

    O problema surge nos registros que contem um motivo desativado associado, pois o mesmo não é exibido, gerando confusão para o usuário. Fig2

    O que preciso é que uma vez desativado o motivo, ele permaneça sendo exibido na tab_ocorrencias, porem não seja possível o usuário escolher este motivo desativado.


    Mais uma vez, obrigado pela ajuda de sempre!
    Anexos
    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos AttachmentFig1 desativa.JPG
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (39 Kb) Baixado 13 vez(es)
    avatar
    evandrocavalheri
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 26/11/2013

    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos Empty Re: Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos

    Mensagem  evandrocavalheri 26/7/2018, 20:31

    Segue o banco
    marcelo3092
    marcelo3092
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 294
    Registrado : 19/08/2010

    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos Empty Re: Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos

    Mensagem  marcelo3092 26/7/2018, 20:37

    Amigo na propria combox tem como vc filtra os ativos va em propriedades da combox e na origem a combox nada mais e que uma consulta clica nos tres pontinhos vai abrir uma consulta onde a combox puxa os dados adicione o campo ativo e no criterio embaixo do campo ativo coloque sim salve e feche ele vai aparece na combox somente os ativos.
    avatar
    evandrocavalheri
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 26/11/2013

    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos Empty Re: Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos

    Mensagem  evandrocavalheri 26/7/2018, 20:42

    Sim, foi exatamente o que fiz, porém meu problema é quanto às combos que foram marcardas com motivos que foram desativados....
    O motivo desativado é omitido dentro da combo e isso gera confusão para o usuário
    marcelo3092
    marcelo3092
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 294
    Registrado : 19/08/2010

    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos Empty Re: Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos

    Mensagem  marcelo3092 26/7/2018, 20:47

    Vc fala que ela ainda aparece para o usuario.
    avatar
    evandrocavalheri
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 26/11/2013

    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos Empty Re: Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos

    Mensagem  evandrocavalheri 26/7/2018, 21:01

    O usuário não consegue mais selecionar: ok é o que preciso,
    Mas os registros anteriores, tem o motivo omitido por conta do filtro....

    Mas o que preciso é que usuário não possa mais selecionar o desativado e não omitir os que já foram registrados para aquele motivo
    marcelo3092
    marcelo3092
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 294
    Registrado : 19/08/2010

    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos Empty Re: Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos

    Mensagem  marcelo3092 31/7/2018, 00:05

    Posta ele ou uma parte dele pra gente ver.
    avatar
    evandrocavalheri
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 26/11/2013

    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos Empty Banco

    Mensagem  evandrocavalheri 31/7/2018, 16:38

    Segue o banco,

    Vocês podem visualizar a questão que estou falando, no formulário tab_ocorrencias, o segundo registro exibido, omite o motivo "Atendimento",
    Pois quando ele foi selecionado, estava ativo na tab_motivos. Porem ele foi desativado, agora o usuário não pode mais selecionar ele (perfeito, parte do problema resolvida)

    Porem, ao consultar o registro, pelo fato de ter sido desativado, o campo está omitindo o motivo desativado que é "Atendimento" e isso causa confusão para o usuário, por que ele vai alegar que já marcou o motivo e o mesmo não está aparecendo. E na pior das hipoteses vai pensar que está ficando louco e irá marcar outro motivo...

    Deu para entender a situação????
    Anexos
    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos AttachmentOportunidades_Melhoria.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (406 Kb) Baixado 8 vez(es)

    Conteúdo patrocinado


    Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos Empty Re: Permitir seleção na combobox apenas para itens Ativos

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 08:13