MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    avatar
    ARGONZALE
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 246
    Registrado : 21/05/2015

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  ARGONZALE 21/8/2018, 20:21

    Prezados, muito boa tarde.

    Não sei se o título que apliquei está correto mas segue minha duvida:

    Estou começando o desenvolvimento de um BD de Vendas de Espetos de Churrasco para um amigo.

    Ele quer controlar o estoque a medida que faz a venda.

    Ex: Ele produziu 100 espetos de Carne e a medida que esta vendendo,na mesma tela, o saldo vai baixando.

    Desta forma quando o cliente fizer o pedido ele já sabe se pode atender ou não.

    Pra falar a verdade nem sei por onde começar a colocar o calculo. Se é na tabela de produtos que informo a quantidade de entrada ou se na tabela de detalhe da venda... Enfim... Estou meio perdido e necessitando de orientações...

    Alguém se habilita a me dar uma luz?

    Fico grato desde já.


    .................................................................................
    Att.

    Alexandre Gonzales
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  thiagonsilvaa 21/8/2018, 21:39

    Boa tarde !!!

    Crendo que você já tem estruturado a parte de entradas e saídas, fica mais prático ajudar. Há aqui no fórum inúmeros exemplos de calculo de estoque.

    Veja este método desenvolvido pelo nosso amigo aqui do fórum Fabio Paes:

    https://www.maximoaccess.com/t30841-entrada-saida-de-estoque-no-clique-de-um-botao

    Abraços.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3190
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  Alexandre Fim 21/8/2018, 22:46

    Olá Argonzale,

    O Thiago já  lhe informou sobre os exemplos do fórum e, com certeza, você vai encontrar uma solução.

    Também aproveitei a oportunidade de criar um exemplo bem simples, pra você começar a desenvolver.

    As tabelas estão dispostas da seguinte maneira:

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Espeto10

    Itens a observar:

    1 - Na "TB_PRODUTO" existe um campo que determina a quantidade mínima (de segurança) em estoque.
    2 - A "TB_PRECO" é a tabela de preço onde o usuário informa o VALOR do produto. Ele pode criar várias tabelas de preços de acordo com sua característica (Tabela de Promoção, Tabela de preços com descontos diferenciados e etc.)
    3 - Na "TB_PEDIDO", existe o campo onde o usuario  informa qual Tabela de Preços irá utilizar.

    Segue exemplo em anexo.

    Espero ter ajudado.

    Abraço e boa sorte.
    Anexos
    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas AttachmentControleEspeto.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (25 Kb) Baixado 107 vez(es)
    avatar
    ARGONZALE
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 246
    Registrado : 21/05/2015

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  ARGONZALE 22/8/2018, 13:03

    Prezados, bom dia.

    thiagonsilvaa, obrigado pelo breve retorno e pela citação de exemplo. Estou estudando e tentando ver como adaptar ao meu modelo.

    Alexandre Fim,

    Vi que seu exemplo de relacionamento entre tabelas é parecido com o meu.

    Mas o que gostaria mesmo e saber se tem como ver o saldo do produto sendo baixado a cada venda que for realizada.

    Não consegui entender a forma de expressar o calculo dentro de um Form.

    A duvida é: como fazer com que o sistema pegue a quantidade vendida e subtraia da ultima atualização do saldo? Seria mais ou menos como o extrato bancário (só que no extrato bancário o saldo é sempre em cima de um único produto que é a moeda).

    Num sistema de vendas de produtos, cada produtos vendido apresenta seu próprio saldo.

    Se eu conseguir entender como montar a lógica, consigo desenvolver o calculo.

    Obrigado!!!


    .................................................................................
    Att.

    Alexandre Gonzales
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3190
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  Alexandre Fim 22/8/2018, 13:45

    Alexandre bom dia,

    Vou desenvolver um exemplo de pedido de vendas onde o sistema realiza a baixa do estoque e também sinaliza o usuário quando a venda atinge a quantidade minima em estoque do produto (Qtde de segurança).

    Geralmente, eu desenvolvo o form com os dados desacoplados da tabela e a regra de negócio fica toda no código, garantindo a segurança e integridade dos dados.

    Abraço
    avatar
    ARGONZALE
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 246
    Registrado : 21/05/2015

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  ARGONZALE 22/8/2018, 14:55

    Alexandre Fim,

    Você é o cara...


    Encontrei este exemplo do mestre Gilberlânio Rocha e é exatamente o que preciso mas falta um detalhe.

    https://www.youtube.com/watch?v=DuSvKm1sGQ0&list=PLzjZljpleOl4IFN_dsNW_PHlV28b74JS5&index=8&t=0s

    Ele mostra o saldo em um relatório e eu gostaria que o saldo aparecesse na tela de vendas.

    Existe a Função DLookup mas não entendo bem como aplicá-la.

    Isto já resume bem minha necessidade, agora só falta um pitaco Alexandre Fim...

    Muito grato.


    .................................................................................
    Att.

    Alexandre Gonzales
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3190
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  Alexandre Fim 22/8/2018, 17:45

    Argonzale boa tarde,

    No momento não conseguirei te ajudar, pois a maquina que eu trabalho aqui no cliente não tem o Access instalado e o site do Fórum MaximoAccess é bloqueado. Estou me comunicando pelo celular.

    A função "Dlookup" é muito utilizada e sua aplicação é simples e de fácil entendimento. Aqui no fórum existe uma infinidade de exemplos.

    Eu sugiro que voce faça uma busca e você encontrará vários exemplos que poderão solucionar a sua solicitação.


    Um abraço
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  thiagonsilvaa 22/8/2018, 21:17

    Boa tarde a todos !!

    Argonzale, não sei se é o que pretende, mas, por exemplo, numa tela de PDV, quando você colocasse o código do produto em um campo e logo após já aparecesse em um outro campo a quantidade do estoque atual daquele tal produto, a função dlookup encaixaria muito bem nessa situação.

    Tendo os seguintes controles como exemplo, fica mais clara a ideia:

    txtcodigoproduto = onde você irá digitar o código do produto
    txtestoqueatual = é onde ao digitar o código apareceria a quantidade do estoque daquele produto..

    Com isso, o código ficaria dessa maneira:

    txtestoqueatual = Dlookup ("Estoque" , "tbl_produtos" , "CodigoProduto = '" & txtcodigoproduto & "'")

    Lembrando que levei em consideração o campo "CodigoProduto" como tipo texto, se fosse número mudaria em relação as aspas.

    Veja se é o que pretende, e nos retorne !

    Abraços.
    avatar
    ARGONZALE
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 246
    Registrado : 21/05/2015

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  ARGONZALE 23/8/2018, 19:43

    Prezados, boa tarde.

    Alexandre Fim,

    Consegui mostrar o saldo dos produtos em estoque utilizando consultas criadas através das tabelas de Detalhe de Venda e Detalhe de Compra.

    Agradeço muito pelo apoio.

    thiagonsilvaa,

    Aproveitando a ideia de utilizar o Dlookup que "talvez" seja melhor que utilizar a consulta, meu campo código é numérico. Como seria a mudança das aspas?

    Vejam que como criei as consultas tenho que ficar com um subformulário aberto mostrando o saldo de todos os produtos e o ideal seria mostrar somente daqueles que estão sendo lançado na venda.

    Ainda não amadureci a ideia e toda ajuda será muito bem vinda.

    Agradeço desde já.


    .................................................................................
    Att.

    Alexandre Gonzales
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  thiagonsilvaa 23/8/2018, 21:00

    Boa tarde !

    Poste sua base de dados para análise.

    Abraços
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3190
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  Alexandre Fim 23/8/2018, 23:20

    Valeu Argonzale !!!
    Boa Sorte amigo !!!
    avatar
    ARGONZALE
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 246
    Registrado : 21/05/2015

    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  ARGONZALE 4/9/2018, 01:07

    Boa noite caros colegas.

    Desculpem a demora em retornar ao fórum.

    Consegui resolver a questão do saldo do produto em estoque simplesmente criando consultas entre as tabelas de Detalhe de Compras com Detalhe de Vendas e relacionando-as pelo código do produto.

    Muito obrigado pela ajuda!!!


    .................................................................................
    Att.

    Alexandre Gonzales

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas Empty Re: [Resolvido]Baixa no estoque + Controle de Vendas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 20:09