MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário

palomasgp
    palomasgp
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário Empty [Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário

Mensagem  palomasgp em 3/7/2019, 18:35

Boa tarde, estou criando um sistema em access para uma escola de música.

Tenho um form geral para os dados dos aluno (FORM DADOS ALUNOS), e dentro dele coloquei guias para separar as informações.
    Na guia de CURSO, preciso inserir informações do curso que o aluno está fazendo, até ai ok, porém preciso que haja um botão para ADICIONAR NOVO CURSO, caso o aluno faça mais de um curso na escola.

Assim, preciso que o usuário insira os dados no formulário e ao clicar no botão, os dados sejam acrescentados ao subformulário.

Por favor, poderiam me ajudar? Very Happy
    renpv
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário Empty Re: [Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário

Mensagem  renpv em 3/7/2019, 19:50

Uma possibilidade é você habilitar os botões de navegação do subformulário. Além dos botões para navegar nos registros, vai aparecer o botão "novo".

palomasgp
    palomasgp
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário Empty Re: [Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário

Mensagem  palomasgp em 3/7/2019, 21:07

Segue a imagem para saber mais ou menos o que eu preciso

[Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário Dados_10
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Avelino Sampaio em 4/7/2019, 10:04

Olá!

Minha sugestão é que vc utilize a consulta INSERT para gravar os dados do formulário direto na tabela, origem do subformulário. Aproveita e veja neste meu artigo como tratar os vários tipos de dados na consulta INSERT

https://www.usandoaccess.com.br/dicas/tipos-de-dados-consulta-insert-vba.asp

Bom estudo!
    mduarteteixeira
    mduarteteixeira
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  mduarteteixeira em 4/7/2019, 12:06

Olá,

Creio que seja mais ou menos isso que você quer.

No registro do Form do Aluno, você altera o que achar necessário e executa o SQL pelo botão para inserir os dados que deseja no subform.

Código:
    Private Sub Adicionar_novo_curso_Click()

Dim NovoCurso As String

If MsgBox("Inserir Novo Curso?", vbYesNo + vbInformation, "Atenção") = vbYes Then

'comando que insere no subform os dados que você desejar. O primeiro parênteses se refere aos campos do seu subform, o segundo parênteses são os campos do seu formulário.
            NovoCurso = "INSERT INTO Subformulario (ID_aluno, Nome_Completo, Curso, Modo_de_curso, Valor_mensal, Dia_da_semana) Values ('" & Me.ID_aluno & "', '" & Me.Nome_Completo & "', '" & Me.Curso & "', '" & Me.Modo_de_curso & "', '" & Me.Valor_mensal & "', '" & Me.Dia_da_semana & "')"

DoCmd.RunSQL (NovoCurso)

End If

End Sub
    palomasgp
    palomasgp
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário Empty o código está dando erro

Mensagem  palomasgp em 4/7/2019, 18:53

onde estou errando?

[Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário Vba_si10
    mduarteteixeira
    mduarteteixeira
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  mduarteteixeira em 4/7/2019, 19:17

Veja a possibilidade de postar aqui o seu BD. Retire as partes que não são pertinentes ao seu questionamento.

Pela imagem não fica claro que tipo de erro está ocorrendo.
    palomasgp
    palomasgp
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário Empty atualização

Mensagem  palomasgp em 5/7/2019, 17:47

Graças ao amigo mduarteteixeira, cheguei ao seguinte código

Código:
    Private Sub Comando432_Click()

'adiciona dados a tabela
        CurrentDb.Execute "INSERT INTO DADOS CURSO_MENSALIDADE ([ID ALUNO], [ALUNO(A)], [PROFESSOR(A)], [CURSO], [DIA DA SEMANA], [HORÁRIO], [VALOR MENSALIDADE], [MODO DE CURSO], [TURMA]) " & _
                " VALUES ('" & Me.ID_ALUNO & "', '" & Me.ALUNO_A_ & "', '" & Me.PROFESSOR__A_ & "', '" & Me.CURSO & "', '" & Me.DIA_DA_SEMANA & "', '" & Me.HORÁRIO & "', '" & Me.VALOR_MENSALIDADE & "', '" & Me.MODO_DE_CURSO & "', '" & Me.TURMA & "')"

'atualiza dados da lista do formulário
        DADOS_CURSO_MENSALIDADE_subformulário.Form.Requery
    End Sub

Porém o mesmo tem dado ERRO DE SINTAXE, conforme imagem abaixo:

[Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário Erro_d10

Me tirem uma dúvida. Os dados dos campos que estão no formulário, pertencem a mesma tabela do Subformulário, será esse o problema? Rolling Eyes Question
    mduarteteixeira
    mduarteteixeira
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  mduarteteixeira em 5/7/2019, 18:23

Se não estiver dando problemas nos campos, possivelmente seria o nome da tabela

Altere para DADOS_CURSO_MENSALIDADE.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Alexandre Fim em 5/7/2019, 18:51

Olá Paloma,
    Por gentileza, poste aqui uma cópia do seu banco de dados para que os colaboradores possam encontrar a melhor solução para sua dúvida.

Grato.

[]'s
    mduarteteixeira
    mduarteteixeira
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  mduarteteixeira em 5/7/2019, 19:17

Eu uso o INSERT extraindo os dados de uma tabela de origem e inserindo esses dados numa tabela secundária.
    palomasgp
    palomasgp
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Botão para adicionar novo registro do formulário para subformulário Empty Funcionou!

Mensagem  palomasgp em 5/7/2019, 19:48

Pessoal, muito obrigada a todos, principalmente ao mduarteteixeira que persistiu comigo e me ensinou e ajudou pra caramba!

Parabéns a todos do fórum que se propõem ajudar a quem precisa!

Vou deixar aqui o código que funcionou para mim!

Código:
    Private Sub Comando432_Click()

'adiciona dados a tabela
        NovoCurso = "INSERT INTO DADOS_CURSO_MENSALIDADE (ALUNO, PROFESSOR, CURSO, DIA_DA_SEMANA, HORARIO, VALOR_MENSALIDADE, MODO_DE_CURSO, TURMA) Values ('" & Me.[ALUNO] & "', '" & Me.[PROFESSOR] & "', '" & Me.[CURSO] & "', '" & Me.[DIA_DA_SEMANA] & "', '" & Me.[HORARIO] & "', '" & Me.[VALOR_MENSALIDADE] & "', '" & Me.[MODO_DE_CURSO] & "', '" & Me.[TURMA] & "' )"
    DoCmd.RunSQL (NovoCurso)

'atualiza dados da lista do formulário
        DADOS_CURSO_MENSALIDADE_subformulário.Form.Requery
    End Sub
    mduarteteixeira
    mduarteteixeira
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  mduarteteixeira em 5/7/2019, 19:56

Sucesso.

Já fui muito ajudado pelo pessoal daqui e fico feliz em, hoje, poder ajudar!

Boa sorte e bons estudos!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 6/12/2019, 05:16