MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Como criar botões para avançar data em um TxtBox (avançar dias, mês e ano)

ORLANDOCBM
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Como criar botões para avançar data em um TxtBox (avançar dias, mês e ano) Empty [Resolvido]Como criar botões para avançar data em um TxtBox (avançar dias, mês e ano)

Mensagem  ORLANDOCBM em 1/10/2019, 06:22

Saudações amigos,

Tenho um formulário de aniversariantes (imagem em anexo) em que nele tem os aniversariantes do Dia e do Mês. Na parte dos aniversariantes do dia, tem uma TxtBox que carrega a Data atual ao abrir.

A partir daí, são listados todos os aniversariantes do dia definido nessa TxtBox. Criei os botões de avançar 1 dia e retroceder um dia, pondo o seguinte código:

Private Sub BTPRÓXIMO_Click()
    Me.TXTDATACAL.Value = TXTDATACAL.Value + 1
    Me.Recalc
    End Sub

E a mesma coisa, só que -1 para o botão BTANTERIOR (que retrocede um dia)

Só que vem o dilema: criei os botões para avançar e retroceder 1 ano e avançar e retroceder 1 mês, pela necessidade de ir para uma data mais distante da data atual.

Que código deve ter esses botões e se é feito via CÓDIGO ou MÓDULO?

[Resolvido]Como criar botões para avançar data em um TxtBox (avançar dias, mês e ano) 2222211
    ORLANDOCBM
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Como criar botões para avançar data em um TxtBox (avançar dias, mês e ano) Empty Re: [Resolvido]Como criar botões para avançar data em um TxtBox (avançar dias, mês e ano)

Mensagem  ORLANDOCBM em 1/10/2019, 07:39

Pronto pessoal!

Após muita pesquisa, consegui. Os códigos ficaram assim (TXTDIA e TXTXMÊS são TxtBox invisíveis que ficam no form. anivers.):

Private Sub BTMÊSCRESC_Click()
    Me.TXTDATACAL.Value = DateSerial(Year([TXTDATACAL]), Month([TXTDATACAL]) + 1, Day([TXTDATACAL]))
    Me.TXTMÊS = Month(TXTDATACAL)
    Me.TXTDIA = Day(TXTDATACAL)
    Me.Recalc
    End Sub

Private Sub BTANOCRESC_Click()
    Me.TXTDATACAL.Value = DateSerial(Year([TXTDATACAL]) + 1, Month([TXTDATACAL]), Day([TXTDATACAL]))
    Me.TXTMÊS = Month(TXTDATACAL)
    Me.TXTDIA = Day(TXTDATACAL)
    Me.Recalc
    End Sub

Para diminuir é só trocar o "+" por "-"

Fica aí para futuras pesquisas!!!!

O mais complicado foi fazer a IDADE ser mostrada baseada nessa data da TxtBox, pois estava sendo calculada baseada na data atual (Data()), assim, qdo eu ia navegando para datas futuras ou passadas, a idade continuava a mesma, sem contar que o RELATÓRIO de aniversariantes do mês não estava sendo preciso, pois:

- mostrava as idades corretas para os clientes que tinham a data de aniversário igual ou menor que a data atual;
    - mas mostrava as idades atuais para os clientes que ainda iriam aniversariar (na verdade deveria mostrar a idade dele no aniversário). Logo esse relatório gerava dúvida se a idade mostrada era a da pessoa antes ou após seu aniversário nesse ano (ficava uma salada). Mas ainda bem que resolvi.

Mas aí fiz umas modificações na CONSULTA e nesse formulário bem sucedidas.

Sucesso a todos!

Estou adorando participar deste fórum!!!

Última edição por ORLANDOCBM em 1/10/2019, 08:42, editado 1 vez(es)
    ORLANDOCBM
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Como criar botões para avançar data em um TxtBox (avançar dias, mês e ano) Empty Surgiu imprevisto: idades negativas. Como eliminar????

Mensagem  ORLANDOCBM em 1/10/2019, 08:40

Qdo eu retrocedo muito, as idades vão ficando negativas.

Alguém teria uma dica?

O campo idade é um campo calculado na CONSULTA, assim:

[DATA CAL] tbm é um campo calculado da consulta, e é definido assim:

DATA CAL: [forms]![ANIVERSARIANTES]![TXTDATACAL]

Creio que a solução esteja em inserir no critério da "IDADE" algo do tipo: >0, mas já fiz e dá erro no carregamento do relatório que é o objeto de origem do subformulário - TABELA DOS ANIVERSARIANTES DO DIA.

Sugestão?
    zcarloslopes
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Como criar botões para avançar data em um TxtBox (avançar dias, mês e ano) Empty Re: [Resolvido]Como criar botões para avançar data em um TxtBox (avançar dias, mês e ano)

Mensagem  zcarloslopes em 1/10/2019, 09:43

Bom dia,

Tente colocar uma condição na consulta mais ou menos assim:
    Código:
    IDADE: Ise((Ano([DATA CAL])-Ano([DATA NASC]))>0;(Ano([DATA CAL])-Ano([DATA NASC]));0)
    ORLANDOCBM
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Como criar botões para avançar data em um TxtBox (avançar dias, mês e ano) Empty Está dando erro

Mensagem  ORLANDOCBM em 2/10/2019, 04:14

ZCarlosLopes, o código sugerido por vc está gerando um erro ao tentar abrir o formulário ANIVERSARIANTES.

Erro: Função 'Ise' indefinida na expressão.
    zcarloslopes
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  zcarloslopes em 2/10/2019, 14:30

Boa tarde,

Coloque aqui as partes da DB envolvidas para ser mais fácil verificar..
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Alexandre Fim em 2/10/2019, 15:15

Orlando Bom dia,

O Access possui um recurso de "Calendário" quando você cria o campo do tipo Data.
    Acredito que isso já resolva o seu problema.

Segue imagem do campo.

[Resolvido]Como criar botões para avançar data em um TxtBox (avançar dias, mês e ano) Calend10

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

.................................................................................
    "Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende." (Leonardo da Vinci)
    "O impossível existe até que alguém duvide dele e prove o contrário." (Albert Einstein)
    ORLANDOCBM
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  ORLANDOCBM em 2/10/2019, 18:47

O calendário aí eu conheço, no entanto não fica legal pq a TxtBox tem que estar habilitada pra poder vc clicar dentro e o calendário aparecer. Aí dá margem pra ser digitada data sem barra "/" com espaços e aí vai dar erro no filtro e consequentemente no resultado dos aniversariantes do dia.

Dá até pra inserir a máscara de entrada __/___/____ no entanto ela desabilita o calendário.

Mas obrigado pela dica!!!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 16/12/2019, 14:16