MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


5 participantes

    Arquivo em diferentes versões do Access

    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  DamascenoJr. 19/2/2020, 05:59

    Senhores desenvolvedores profissionais, tudo bem?

    Por curiosidade, como fazem para que vossos arquivos possam ser abertos em diferentes versões do Access sem problemas?

    Recentemente tenho percebido alguns membros com problemas nesse sentido
    https://www.maximoaccess.com/t37276-resolvidoreferencia-defeituosa-ou-ausencia-parte-do-tcc
    https://www.maximoaccess.com/t15831-resolvido-referencia-excel-objec-t-library#254701
    https://www.maximoaccess.com/t37077-ligar-tabelas-access-97-data-file-a-access-2013-ou-2016
    https://www.maximoaccess.com/t37162-sistema-unificado-98-ao-2013
    https://www.maximoaccess.com/t37282-emcapsular
    https://www.maximoaccess.com/t37176-icones-png-sumindo-da-ribbon-com-atualizacao-do-office

    Eu gosto muito do Access 2010 e pessoalmente uso ele. Porém, não ouso desenvolver aplicativos para distribuição nesta versão e correr o risco de perder clientes que tenham o Access 2007. Sendo assim, em casos de distribuição, sempre desenvolvo em Access 2007 com SP3 (pois já tive problemas de instabilidade quando esse pacote de atualização não estava instalado). Fazendo desta forma nunca tive problemas.

    E os senhores, como fazem? Fazem igual ao colega Cleverson? Distribuem o KSDRun da versão que o arquivo foi desenvolvido? Outra maneira?


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  Alvaro Teixeira 19/2/2020, 08:23

    Olá Ivan Damasceno,

    Eu até à pouco tempo tinha grande parte do trabalho em 2003.
    No entanto a partir do Windows 10 o runtime (do 2003) apresentava algumas anomalias passei a usar o runtime do 2007 com Sp3 e alguns ajustes tudo a funcionar.
    De notar que ainda estão no formato mdb/mde.
    Projetos novos, estou a fazer tal e qual como você, 2007 com SP3.

    Abraço
    cleverson_manaus
    cleverson_manaus
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 23/09/2011

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  cleverson_manaus 20/2/2020, 15:32

    Bom dia Damasceno,


    Fico surpreso e agradecido em mencionar minha forma de trabalhar com as várias versões do Access.

    Surpreso, por pensar que estava defasada essa minha forma de trabalhar.

    Agradecido,  por ter sido citado por vc, que acompanho desde a sua chegada ao Fórum e claro pela presteza e rapidez em suas respostas para ajudar a todos que solicitam.

    Mas na verdade preciso explicitar os devidos créditos dessa solução que peguei, desculpa se estiver enganado pois faz muito tempo, com o colega Carlos Albado (carloszy@uol.com.br).



    Abraços,


    .................................................................................
    afro

    "É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."(Aristóteles)
    - Dúvida resolvida!!! Marcar o tópico como resolvido!!!
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  DamascenoJr. 21/2/2020, 03:39

    Álvaro, obrigado pelo seu relato. Confesso que nunca desenvolvi nada na versão 2003 pois iniciei no Access já na versão 2007. Poderia citar o que houve com o runtime 2003 no windows 10? Muitos crashs?

    Cleverson, vizinho, dessa maneira eu nunca tinha tentado. Irei explorar. Já até tinha visto quando criamos as próprias dll's e as referenciamos, mas não tentei fazer o mesmo com arquivos .accdb's. Em tempo, agradeço por notar-me no fórum. Sou por aqui mais um viciado em lógica de programação disposto a ajudar e a aprender com os colegas. rsrs Very Happy


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3857
    Registrado : 21/04/2011

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  Marcelo David 21/2/2020, 11:13

    Excelente poste DamascenoJr!
    Hoje uso o Access do Office 365 e para distribuir os aplicativos, sempre faço uso do Access Runtime (para o Access 365) e em
    100% das vezes a instalação é feita por nós mesmo, que garante o funcionamento adequado das dependências.

    Se por acaso o cliente já tem uma versão do Access instalado, verifico se é utilizado e 99,9% das
    vezes dizem que instalou porque veio junto com o Office e nem sabem o que é ou não fazem uso... Daí, tranquilo, instalo o sistema com o Runtime  e roda liso.

    Quando o  cliente tem o Access já instalado e faz uso dele, aí sim, faço testes e implemento de acordo com a infra local.

    Mas distribuir Aplicativos Access sob demanda na internet é um desafio gigantesco, digno de considerar a mudança de plataforma, caso
    faça sentido.


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    Arquivo em diferentes versões do Access Marcel11
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  DamascenoJr. 23/2/2020, 02:00

    Marcelo, agradeço o comparecimento. É de grande valia. cheers

    O bom de usar uma versão atual é pode aproveitar os novos recursos do Access, como o mostrado no tópico abaixo.
    Arrow https://www.maximoaccess.com/t37229-resolvidoexibir-nome-do-rotulo-do-campo-associado

    Você tem algum instalador offline do access runtime 365? Estou explorando o office 365 só agora. bounce

    Sobre distribuir aplicativos na internet, eis meu relato:
    Há uns anos atrás eu trabalhava em uma secretaria de saúde e participava de um fórum sobre um novo programa chamado e-SUS lançado para atenção básica. Tal programa não oferecia bons relatórios e foi aí que vi uma oportunidade de ajudar os colegas (e ser ajudado, claro). Com a facilidade do Access, em menos de uma semana upei um arquivo no dropbox que consolidava informações da base de dados do e-SUS (que era postgreSQL) e coloquei o link no fórum. Consegui muitos retornos, mas poderia ter conseguido muito mais. Assim como você, descobri que muitos usuários não sabem o que é o Access. Dentre outras situações, como: muitos entendem o básico do básico de informática; não querem baixar e instalar um segundo software manualmente; nem sempre há conexão com a internet na máquina (ou existe e é muito lenta); não há permissão na máquina para instalação de um novo programa. Com isso, muitos não testaram e desistiram ao se deparar com alguma dificuldade. Sad

    Desde então busco automatização ao máximo para evitar perder retornos. Mad


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  Alvaro Teixeira 23/2/2020, 12:31

    Olá a todos,

    Damasceno, o Office 2003 foi da mesma altura que o WindowsXP, só por aí já demonstra a antiguidade.
    Na instalação apresentava uns erros e creio que no meu projeto usava funcionalidades do "Microsoft web components".
    Como foi descontinuado, foi nessa parte que disse que tive que fazer ajustes.
    Também me recorda de ter que fazer ajustes para verificar se rodava em 2003 ou superior, na parte de esconder o painel de navegação e régua de icons (ribbons).

    Essas coisas que aparece com a mudança de código, por exemplo estou a lembrar-me de que o Zoom nativo do Access numa determinada versão deixou de funcionar em Runtime, mais um ajuste ao aplicativo.
    Essas coisas que a Microsoft nos vai brindando Very Happy

    Abraço e bom domingo
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3857
    Registrado : 21/04/2011

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  Marcelo David 24/2/2020, 12:23

    Bom dia,
    Teixeira, a microsoft nos surpreende com algumas coisas que as vezes não nos deixa felizes e nem contribuem com o desenvolvimento
    sério de sistemas em Access... bounce

    Damasceno Jr, sua história com o Access é similar a minha, pois também apresentei soluções a situações que o ERP principal não
    fazia a contento. Mas me deparei (e me deparo) com os tais users que não se dão o mínimo trabalho de abrirem um segundo sistema.

    Sobre o Runitme, achei uma evolução a disponibilização da instalação online do Access Runtime 365, mas ao mesmo tempo uma
    involução por ainda não terem disponibilizado uma versão offiline do instalador. Mas já vi alguma petição no uservoice a esse respeito.

    Mas o Runtime do Access 2016 (esse tem instalação offline), roda os aplicativos do 365. Só temos que ter cuidado com novidades que possam ser
    inclusas no 365 e se usarmos elas certamente trará problemas, daí a solução é realmente instalar o Runtime 365 Online. Mas como não vem tantas mudanças assim, acredito que com certo cuidado possa usar tranquilamente o 2016.



    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    Arquivo em diferentes versões do Access Marcel11
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  DamascenoJr. 28/2/2020, 01:22

    Alvaro, obrigado por relatar os acontecimentos. Certamente vai servir para outros usuários da versão 2003 a já ficarem cientes ao atualizarem seus sistemas operacionais.

    Marcelo, salvo engano, um dos novos recursos também são os gráficos. Certo? Mas bom saber que o 2016 abre os arquivos do 365.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    Ademilsom
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 16/04/2011

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  Ademilsom 27/4/2020, 17:14

    Estou tendo problemas e acredito que seja por conta da versão também.
    O ideal é sempre desenvolver em versões anteriores e colocar na rede para os usuários em versões superiores?

    Estou com um projeto com acesso para 5 usuário.

    Sistema desenvolvido no 2010.
    4 usuários no 2013
    1 usuário no 2019, perdi todas as tabelas 2 vezes em 4 meses de uso do sistema.

    Pode ser por conta das verões diferentes acessando o banco de dados na rede?
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  DamascenoJr. 28/4/2020, 01:20

    Ademilson escreveu:Pode ser por conta das versões diferentes acessando o banco de dados na rede?
    Eu apostaria no principal vilão: rede instável e constantes falhas de comunicação entre os computadores. Quedas de energia e aparelhos ultrapassados são os vilões.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    cleverson_manaus
    cleverson_manaus
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 23/09/2011

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  cleverson_manaus 28/4/2020, 04:03

    Boa noite,

    Ademilsom escreveu:Estou com um projeto com acesso para 5 usuário.

    Sistema desenvolvido no 2010.
    4 usuários no 2013
    1 usuário no 2019, perdi todas as tabelas 2 vezes em 4 meses de uso do sistema.

    Também acredito que seja a rede de modo geral.

    Tenho uma aplicação multi usuário na empresa que trabalho há mais ou menos 5 anos com a versão 2010, com um pico de até 10 ou 12 pessoas usando runtime de versão igual ou superior, e nesse tempo acredito que duas vezes somente tive problemas de corromper o banco.

    Na versão 2003, as ocorrências foram maiores.

    Santo backup!!!!!

    Abraços,


    .................................................................................
    afro

    "É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."(Aristóteles)
    - Dúvida resolvida!!! Marcar o tópico como resolvido!!!
    avatar
    Ademilsom
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 16/04/2011

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  Ademilsom 28/4/2020, 12:08

    Bom dia aos amigos do fórum.

    Gostaria de agradecer primeiramente aos amigos DamascenoJr. e Cleverson_manaus pela atenção dada, e aqueles que sempre estão presentes por aqui também, esse espaço é muito importante tanto pra quem já é avançado quanto pra iniciantes.

    Vou converter a minha base de para 2010 e fazer alguns testes com o pessoal usando em rede com esquema de divisão de banco de dados em 2016 e 2019 pra ver o resultado.

    Atenciosamente;
    Ademilson.

    cleverson_manaus
    cleverson_manaus
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 23/09/2011

    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  cleverson_manaus 21/5/2020, 13:18



    No que puder ajudar, tamos ai.

    abraços,


    .................................................................................
    afro

    "É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."(Aristóteles)
    - Dúvida resolvida!!! Marcar o tópico como resolvido!!!

    Conteúdo patrocinado


    Arquivo em diferentes versões do Access Empty Re: Arquivo em diferentes versões do Access

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 05:12