MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Auto preenchimento no formulário

    avatar
    NarcisoRN
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Auto preenchimento no formulário Empty Auto preenchimento no formulário

    Mensagem  NarcisoRN 11/8/2011, 02:32

    Pessoal,

    Eu tenho um formulario de clientes onde o campo chave é o CPF. Esse formulário, é o de inclusão, eu gostaria que no momento em que eu digitasse o cpf e se aquele cpf digitado ja existisse, que ele me preenchesse os campos com as informações daquele cliente se não existisse, então eu daria continuidade a inclusão do novo cliente. Isso é possivel?

    grato
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Auto preenchimento no formulário Empty Re: [Resolvido]Auto preenchimento no formulário

    Mensagem  criquio 11/8/2011, 05:23

    Amigão, dê uma pesquisada por "DLookup" ou "Preenchimento automático" ou pela palavra "Column". Esse assunto é um dos mais discutidos e já temos vários tópicos resolvidos.

    Veja na minha assinatura o link para um vídeo com dicas de pesquisa no forum ↓↓↓


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    NarcisoRN
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Auto preenchimento no formulário Empty Re: [Resolvido]Auto preenchimento no formulário

    Mensagem  NarcisoRN 11/8/2011, 11:13

    Olá Criquio,

    Eu realmente pesquisei sobre o Dlookup, mas eu entendi que ele serviria para buscar uma informação de um campo que estivesse em outra tabela o que não seria o meu caso. De qualquer forma, vou pesquisar outros topicos e ver se encontro um exemplo que se adeque ao que eu estou querendo. Grato
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Auto preenchimento no formulário Empty Re: [Resolvido]Auto preenchimento no formulário

    Mensagem  criquio 11/8/2011, 12:02

    DLookup significa DPequisa traduzindo o nome da função para o português e ele faz isso mesmo que precisas. Ele busca o dado na tabela que você definir e preenche os outros campos conforme o código do registro. Serão feitas duas pesquisas, sendo a primeira para verificar se o termos pesquisado existe e a segunda para preencher os campos do formulário de acordo o termos pesquisado:

    1. If Not IsNull(DLookup("Código", "tblClientes", "Código=" & Me.txtCódigo)) Then
    2. Me.txtNome = DLookup("Código", "tblClientes", "Código=" & Me.txtCódigo)
    3. Me.txtEndereço = DLookup("Endereço", "tblClientes", "Código=" & Me.txtCódigo)
    4. Me.txtTelefone = DLookup("Telefone", "tblClientes", "Código=" & Me.txtCódigo)
    5. Else
    6. Exit Sub
    7. End If

    1. Se não for nulo o campo Código na tabela tblClientes aonde o Código é igual ao código inserido no campo txtCódigo então
    2. O campo txtNome será igual ao campo Nome da tabela tblClientes aonde o código for igual ao inserido em txtCódigo
    3. O campo txtEndereço será igual ao campo Endereço da tabela tblClientes aonde o código for igual ao inserido em txtCódigo
    4. O campo txtTelefone será igual ao campo Telefone da tabela tblClientes aonde o código for igual ao inserido em txtCódigo
    5. Caso contrário
    6. Sai
    7. Fim da condição If.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    NarcisoRN
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Auto preenchimento no formulário Empty Re: [Resolvido]Auto preenchimento no formulário

    Mensagem  NarcisoRN 11/8/2011, 15:08

    If Not IsNull(DLookup("Código", "tblClientes", "Código=" & Me.txtCódigo)) Then
    2. Me.txtNome = DLookup("Código", "tblClientes", "Código=" & Me.txtCódigo)
    3. Me.txtEndereço = DLookup("Endereço", "tblClientes", "Código=" & Me.txtCódigo)
    4. Me.txtTelefone = DLookup("Telefone", "tblClientes", "Código=" & Me.txtCódigo)
    5. Else
    6. Exit Sub
    7. End If

    Olá Criquio

    Desculpa a ignorancia, mas o que eu não entendo é o seguinte:
    Digamos que eu esteja no formulario de inclusão de dados, nesse formulario eu vou digitar as informações nos campos da tabela ou seja Codigo, Nome, Endereço e telefone quando eu entrar com o valor do codigo e se ele já existir, os outros campos do formulário serão preenchidos automaticamente com as informações existentes senão será criado um novo registro.

    Muito bem, no seu exemplo, eu vejo que o dlookup faz a pesquisa e armazena o resultado nos campos txtNome, txtEndereço....etc Mas esses campos não seriam campos desvinculados? caso eu estivesse usando um formulario de pesquisa com campos que não tivessem vinculo com a tabela? Será que ao inves de colocar me.txtNome, eu poderia fazer me.nome? Ou seja, jogar a informação diretamente no campo da tabela? Ainda estou um pouco confuso, mas eu chego la.

    Obrigado
    romera
    romera
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 21
    Registrado : 27/12/2010

    [Resolvido]Auto preenchimento no formulário Empty [Resolvido]Auto preenchimento no formulário

    Mensagem  romera 15/8/2011, 17:37

    Amigo blz, também penei com essa duvida, mas consegui ajuda do nosso amigo Robson, segue um arquivo de exemplo e vc vai ver como é simples. Espero que possa te ajudar.

    http://www.nfhost.com.br/aidf.zip
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Auto preenchimento no formulário Empty Re: [Resolvido]Auto preenchimento no formulário

    Mensagem  vieirasoft 15/8/2011, 17:44

    Por favor não mudem os títulos aos tópicos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Auto preenchimento no formulário Empty Re: [Resolvido]Auto preenchimento no formulário

    Mensagem  Convidado 15/8/2011, 17:54

    Poderias utilizar o Dcount, para encontrar o registro

    Se ele retornar = 1 significa que já existe registro... ai em seguida aplica o código de busca...

    Algo mais ou menos assim:


    If DCount("*", "SuaTabela", "SeuCampCPF=" & SuaCombo) 1 Then

    ' Localizar o registo que corresponde ao controlo.
    Dim rs As Object

    Set rs = Me.Recordset.Clone
    rs.FindFirst "[CampoCódigo] = " & Str(Nz(Me![SuaCombo], 0))
    If Not rs.EOF Then Me.Bookmark = rs.Bookmark

    Else

    'Restante do código para novo Registro..

    End IF

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Auto preenchimento no formulário Empty Re: [Resolvido]Auto preenchimento no formulário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 18:33