MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

2 participantes

Botão para adicionar campos da tabela no formulário

maiconmusico
    Novato
    Novato

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Botão para adicionar campos da tabela no formulário Empty Botão para adicionar campos da tabela no formulário

Mensagem  maiconmusico 28/1/2021, 18:12

Olá caros colegas.

Mais uma vez recorro a vocês para me darem um help.

Estou a fazer um BD para cadastro de munícipes com muitas informações, tipo em escolaridade o munícipe pode ter somente ensino médio, curso técnico, superior, pós-graduação e para não ficar muitos campos no formulário eu gostaria de criar um botão com um código para incluir os campos de acordo com o botão clicado.

Exemplo, criaria um botão para ensino médio, outro para curso técnico e assim por diante. E ao clicar no botão apareceriam os campos da tabela no formulários necessários para serem preenchidos. Dessa forma o usuário poderia cadastrar somente o ensino médio caso não tenha uma formação técnica, ou poderia cadastrar somente o curso técnico, ou cadastrar um curso técnico e um superior e assim por diante.

Desde já muito agradecido a todos que por ventura puderem contribuir.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Botão para adicionar campos da tabela no formulário Empty Re: Botão para adicionar campos da tabela no formulário

Mensagem  Silvio 28/1/2021, 19:18

Não use botão....

Use uma combobox que é mais simples e fácil de acrescentar algo mais tarde.

Botões, servem para comandos.

.................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

"Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    maiconmusico
    Novato
    Novato

Botão para adicionar campos da tabela no formulário Empty Re: Botão para adicionar campos da tabela no formulário

Mensagem  maiconmusico 28/1/2021, 20:17

Olá Silvio, obrigado pela resposta, acho que não entendeu o que eu quero, talvez eu não tenha explicado direto.

Digo de criar um botão para quando clicar aparecerem os campos. Exemplo: para ensino médio preciso que o usuário informe nome da escola, se completou e quando, então ao clicar no botão do ensino médio ira aparecer os campos pares ele digitar essas informações, já se ele clicar em curso superior ele vai precisar digitar o nome da instituição, nome do curso, se já concluiu ou qual semestre está.

Ou seja, fazendo dessa forma os campos só aparecerão se ele clicar no botão, assim o formulário ficará mais clean.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 29/1/2021, 11:05

Boas.

Eu creio que não vai não, vai ficar mais poluído o layout do teu formulário.

Com a combobox onde fica o nível de ensino e outro campo para colocar o nome são apenas dois campos, isso falando sem ver o teu projeto. Como eu disse, estou supondo sem ver o projeto.

Já imaginou o tanto de caixa de texto que vai utilizar usando botões de comando, já imaginou o tanto de linhas de comando para fazer aparecer as caixas de textos, já imaginou na hora da manutenção das rotinas o quanto vai sofrer ?

Nesse dia, pense nisso !

Procure ser simples, porém com eficiência.

.................................................................................

"Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."

Assis gosta desta mensagem

maiconmusico
    Novato
    Novato

Mensagem  maiconmusico 29/1/2021, 14:37

Mais uma vez muito obrigado pela colaboração Silvio.
    Eu entendi o que você quis dizer, e pode sim ser um combobox, realmente acho que fica melhor, mas o problema em questão seria o código para ao selecionar a opção do combobox os campos aparecerem para que possam serem preenchidos.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 29/1/2021, 16:47

Como eu disse, sem ver o projeto fico no campo da especulação.

Mas eu acredito que sim viu ( especulando aqui ).

maiconmusico
    Novato
    Novato

Botão para adicionar campos da tabela no formulário Empty Exemplo

Mensagem  maiconmusico 29/1/2021, 18:31

Segue um protótipo do BD para ficar mais fácil para entender.

https://drive.google.com/file/d/180kd-FSB_KQAdw2h7_75mAApkMwVEC35/view?usp=sharing

Observe que criei vários formulários e em "Cadastro de Munícipe" inseri como subformulários em guias. Como são muitas informações e serão cadastrados munícipes que tem somente ensino fundamental e/ou médio e/ou técnico queria criar esse comando em um botão ou combobox para só aparecerem os campos quando clicado ou selecionado.

Data/hora atual: 21/9/2021, 03:23