MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Ajuda na Definição de Tabelas

    avatar
    dreamhawk
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 2
    Registrado : 17/08/2020

    Ajuda na Definição de Tabelas Empty Ajuda na Definição de Tabelas

    Mensagem  dreamhawk 12/3/2021, 10:28

    Bom Dia!

    Já não lidava com o Access à muitos anos, mas preciso de uma Base de Dados para usar no serviço por isso pus mãos à obra, mas estou com dificuldades na definição das Tabelas.
    A Base de Dados é para gestão de Custos (Faturas recebidas) no que toca a viaturas. Só fazemos a validação das despesas para reporte ao superior hierárquico e consequente pagamento, mas é necessário saber, por exemplo, quando foi a ultima vez que a viatura x levou uma bateria (quando elas "avariam", por causa da garantia). Por isso, pretendo registar todos os items de cada fatura para saber em que tipo de produtos e serviços gastámos. Temos cerca de 60 Viaturas de vários tipos, de Ambulâncias, ligeiros passageiros, Veiculos Pesados Mercadorias, etc.
    Será que alguém me pode ajudar?

    As Tabelas Viaturas, Fornecedores e Utilizadores(onde inclui os motoristas) já estão criadas e com formulários feitos.

    Vamos ao problema:
    Preciso de poder registar os talões de combustível quando é feito o abastecimento (o talão só trás os litros). A fatura só vem no final do mês. Nessa altura, associava à fatura, os abastecimentos previamente registados, acrescentando o preço por litro e o desconto de frota. Cada talão corresponde a uma viatura e pode haver mais do que 1 abastecimento por dia por viatura.
    Ao mesmo tempo, é preciso registar as Portagens (só vêm no final do mês na fatura por causa da via verde), colocando os locais de entrada e saída da autoestrada (este valor vem com iva incluído, e preciso de retirar o IVA porque precisamos mesmo dos valores sem IVA). Isso permitirá produzir relatórios sobre, por exemplo, quantas vezes foi feita determinado percurso.
    No que toca à manutenção, ela é suposto ter associada uma autorização prévia (que advém de um report inicial de avaria pelos motoristas, e estes também já fiz).
    Mas depois há também Imposto IUC, a Inspecção Periódica Obrigatória, os Seguros, etc.
    No que toca aos IUC e Seguros somos nós que damos ordem de pagamento (portanto aqui não há registo contra o recebimento da fatura, mas emissão de ordem de pagamento, que no entanto também tem que entrar nos custos)

    Como posso resolver o problemas destas múltiplas Tabelas?
    Colocar os produtos e serviços todos na mesma tabela e criar a tabela fatura integrando produtos e serviços em sub-formulários?

    Alguém me pode sugerir uma forma de resolver o problema?

    Se for preciso, coloco aqui o que já tenho feito.

    Obrigado pela atenção
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3213
    Registrado : 13/12/2016

    Ajuda na Definição de Tabelas Empty Re: Ajuda na Definição de Tabelas

    Mensagem  Alexandre Fim 12/3/2021, 13:50

    Bom dia Hugo,

    Seja bem-vindo ao fórum!!!
    Para se desenvolver um sistema é necessário separar cada processo conforme sua característica e relacioná-los
    Como mencionou, vc tem motoristas, veiculos, fornecedores, registro de contas e impostos e etc.
    Por gentileza, disponibilize aqui seu banco de dados para que os amigos do fórum possa analisá-lo e poder te ajudar no desenvolvimento do sistema.
    Veja no link abaixo como postar seu projeto:

    https://www.maximoaccess.com/t32003-como-postar-anexos-e-imagens-no-site-maximoaccess-com

    Um abraço

    Att

    Alexandre Fim











    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Ajuda na Definição de Tabelas Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda
    avatar
    dreamhawk
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 2
    Registrado : 17/08/2020

    Ajuda na Definição de Tabelas Empty Ajuda na Definição de Tabelas Obrigado

    Mensagem  dreamhawk 12/3/2021, 21:11

    Obrigado pela atenção.

    Tive que fazer algumas coisas à Base de Dados antes de colocar aqui o ficheiro, como por exemplo apagar os utilizadores e as viaturas que tinha importado de um ficheiro excel, e fazer a divisão que se impunha da tabela viaturas (Assim, fica como está numa plataforma para a qual precisamos de exportar os dados desta base, mas que não satisfaz as necessidade e dinâmicas do serviço).

    A parte financeira já tinha iniciado mas acabei por apagar porque não estava a conseguir perceber como resolver a questão das despesas e das tabelas que devo fazer. Se fossem só serviços ou produtos, era facil, mas cada tipo de despesa tem uma necessidade diferente o que me tem feita a cabeça em água para tentar resolver.

    Já agora, numa segunda fase, a base de dados vai ter a área de requisições de transporte, aprovação a agendamento de serviço, a determinada viatura e Motorista (os motoristas podem conduzir uma viatura agora, e outra diferente daqui por 5 minutos consoante as necessidades). Mas esta fase, só iremos fazer depois da area de gestão de custos estar tratada.

    Obviamente falta muita coisa e a maioria dos formulários são para refazer, mas acho que dá para ter uma ideia inicial do que estamos a fazer.

    Anexo o Ficheiro para que alguém me possa dar uma sugestão.

    Obrigado pela atenção
    Anexos
    Ajuda na Definição de Tabelas Attachmenttransportes Cópia.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (370 Kb) Baixado 11 vez(es)


    Última edição por dreamhawk em 12/3/2021, 21:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Clarificação)
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3213
    Registrado : 13/12/2016

    Ajuda na Definição de Tabelas Empty Re: Ajuda na Definição de Tabelas

    Mensagem  Alexandre Fim 12/3/2021, 22:13

    Olá Hugo,

    Já baixei o teu banco de dados e estou analisando e realizando algumas adequações no que diz respeito à Normalização de Banco de Dados (conjunto de regras que visa, principalmente, a organização de um projeto de banco de dados para reduzir a redundância de dados, aumentar a integridade de dados e o desempenho e etc - Wikipedia)

    Assim que eu terminar, eu disponibilizo aqui.

    Obrigado.

    Att,

    Alexandre





    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Ajuda na Definição de Tabelas Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    Conteúdo patrocinado


    Ajuda na Definição de Tabelas Empty Re: Ajuda na Definição de Tabelas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 11:58