Marcelo David 7/6/2024, 15:04
Olá Mylton!
Antigamente eu até me preocupava com isso. Hoje em dia, diante das IAs, isso fica meio sem sentido (para mim).
Explico:
Dificilmente iremos desenvolver uma função extraordinária no VBA que desperte o interesse de um hacker ou mesmo
um programador VBA de se apropriar desse código. Provavelmente tudo, TUDO o que fizermos
já foi feito, mesmo que de forma diferente.
Técnicas de ofuscar códigos, nada mais é que bagunçar o código, renomeando variáveis com nomes nada sugestivos, complicando lógicas,
inserção de códigos inúteis mas que parecem ter utilidades e etc. Imagine dar manutenção em um código ofuscado? Pesadelo... Melhor refazer
o sistema.
Ressalto que o Access já dispões de formas bem eficientes de esconder o código e a propriedade intelectual, além de ferramentas de terceiros.
São essas as formas mas eficientes:
- Bloquear projeto para visualização e por senha no VBA (nas propriedades do VBA)
- Compilar em ACCDE.
- OPEN do Avelino (usandoaccess.com.br)
Essas maneiras já lhes garantem um excelente nível de proteção.
Lembrando que ao compilar em ACCDE, você terá que lidar com as várias verões do Access. Pois o ACCDE é chatinho e somente funciona na versão
que foi compilado.
Minha sugestão:
Bloquear projeto para visualização, por senha no VBA e no accdb usando o OPEN do Avelino. Acredito que seu código ficará bem protegido.
*Tópico movido para sala mais apropriada.................................................................................
Domine Access e VBA Criando Um Incrível Sistema Financeiro - [Passo a passo]
Access e VBA - Formulário Desacoplado - [Passo a passo]
Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.