MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    avatar
    marcosgjg
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 25
    Registrado : 23/05/2010

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  marcosgjg 23/5/2010, 20:24

    ola pessoal do forum
    meu nome é marcos e preciso de uma ajuda de vocês.

    eu fiz um banco de dados para controle de dizimistas aqui da minha paróquia bem simples mesmo
    mas gostaria de automatizar um pouco ele, ou seja na tela de cadastro do dizimistas eu inclui alguns campos para informar o valor mensal de contribuição da pessoa vide imagem abaixo.
    onde eu chamo de Controle Pagamento Dizimistas.

    http://picasaweb.google.com/lh/photo/FZcPgalt_Gxez2hlJ5oDtwhxKQxzdEIkcyIaZBM7hg4?feat=directlink

    dai eu criei um relatório geral com a contribuição mensal de cada um vide foto abaixo.
    http://picasaweb.google.com/lh/photo/HabFq656L1ONLT9rtYRfCghxKQxzdEIkcyIaZBM7hg4?feat=directlink

    agora eu queria ter a opção de incluir os valores de anos passados e de anos que virão com as contribuições que a pessoa fizer. e gostaria de ter opção no relátório de verificar a contribuição por ano. tipo pra ir acompanhando como está a situação dos dizimistas no ano vigente. e que eu pudesse verificar a situação tbm de anos passados para ver se teve mudanças e etc.
    e queria alguma sugestão do que fazer para melhorar e deixar o banco de dados mais completo e com mais opções.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  criquio 25/5/2010, 21:12

    Isso poderia ser feito na mesma tabela, bastando para isso ter o campo data normal e cadastrar todas as datas necessárias normalmente. A partir daí é só montar as consultas com os critérios desejados e fazer os relatórios a partir das consultas.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    marcosgjg
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 25
    Registrado : 23/05/2010

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  marcosgjg 25/5/2010, 23:39

    bom como sou novato nessa area de access precisaria entender algumas coisas.
    eu tenho apenas uma tabela com os dados dos dizimistas nome,endereço etc etc etc e com os valores de pagamentos onde eu coloquei uma caixa de texto com o nome dos meses.

    eu tenho que criar na mesma tabela o nome dos anos que quero, ou preciso criar uma outra tabela com todos os anos cadastrados?

    dai eu queria criar um relatório geral, do ano corrente e ter uma opção para cadastrar pagamentos de anos anteriores e posteriores.

    será que é possivel?
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  criquio 26/5/2010, 00:44

    Ao invés de criar um campo para cada mês ou ano, crie um campo apenas para a data no formato dd/mm/aaaa para cadastrar a data completa do pagamento ou então, se preferir mês/ano, você pode deixar o campo da data como texto e no formulário de entrada dos dados definir para cadastrar o mês corrente no formato "maio/2010" ou "maio de 2010" e cadastra os anos anteiores nesse mesmo campo. Como você vai cadatrar vários registros de pagamentos para um mesmo fiel, obviamente, para atender aos requisitos de normalização indispensável para o bom funcionamento do sistema, você deve ter uma tabela para cadastrar os fieis, sendo que essa tabela deverá conter apenas os dados dos fieis, tais como: nome, nascimento, endereço, etc. Os dados referentes ao pagamento deverão ficar em outra tabela vinculada à primeira tabela pela chave primária dela. Para tanto, você terá na tabela de pagamentos um campo número para inserir o código do pagante. Seria mais ou menos assim:

    TABELA DE FIEIS
    Campo Código -> Chave primária
    Campo Nome - > Texto
    Campo Endereço -> Texto
    etc

    TABELA DE PAGAMENTOS
    Código -> Chave primária
    CódigoFiel -> Campo tipo número vinculado ao campo Código da tabela de fieis
    DataPagamento -> Campo data para dd/mm/aaaa ou campo texto para validar no formulário no estilo mês/2010.
    etc.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    marcosgjg
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 25
    Registrado : 23/05/2010

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  marcosgjg 26/5/2010, 21:45

    bom eu dei uma arrumada na minha tabela deixando só os dados dos dizimistas como vc sugeriu, e criei uma nova com aqueles campos que vc sugeriu de pagamentos. mas fiquei sem saber como fazer o tal relacionamento entre as tabelas e onde será cadastrado os dados referentes aos pagamentos tanto do ano corrente quanto de anos anteriores.

    bom segue me bd ai se puder e tiver tempo só pra me dar uma luz de como começar e o resto eu vou destrichando aos poucos.
    http://www.sendspace.com/file/2p72ye
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  criquio 27/5/2010, 00:42

    Marcos, eu notei que sua tabela de dizimistas tem dois códigos, um como chave primária e outro como número. Isso não é necessário, pois a chave primária já é o código de registro de cada dizimista.
    Quanto ao relacionamento entre as duas tabelas, o que você deve fazer é clicar no campo Código da tabela de dizimistas e arrastar até o campo NrCadastro da tabela de pagamentos. Feito isso, abrirá uma janelinha aonde você deverá marcar as opções "Impor intergridade referencial" e "Propagar atualização dos campos relacionados". A integridade referencial assegura que cada registro seja único e a propagação assegura que os subregistros associados a um determinado registro seja atualizado quando esse registro for atualizado. O campo de uma tabela que se relaciona com a chave primária da outra tabela recebe o nome de chave estranjeira.
    Você cadastrará os dizimistas normalmente e depois que cadastrá-lo, aí então fará o lançamento do dízimo em nome da pessoa. O que vai garantir a integridade entre o dizimista e o pagamento é o código NrCadastro que está associado ao dizimista pela chave primária do mesmo. Existem algumas maneiras pelas quais você pode fazer isso, entre as quais criar um formulário para cadastro de dizimistas e outro para lançamento dos dízimos. Nesse caso você, ao fazer o lançamento, coloca o código do dizimista no campo NrCadastro, fazendo com que haja a ligação entre ambos. Outra forma seria criando, dentro do formulário de cadastro de dizimistas, um subformulário para a tabela de lançamento, que ficaria relacionado com o formulário através do campo de chave primária do formulário e o campo NrCadastro do subforumário, em uma relação pai e filho.
    Outra coisa que eu faria é criar outro campo na tabela de pagamentos que eu daria o nome de 'Competência', esse campo armazenaria o mês a que o pagamento se refere, e poderia ficar no formato mês/ano (maio/2010) para facilitar a consulta por esse campo, e o outro campo Data já existente na tabela, seria a data que o pagamento foi efetuado. Tambem incluiria em ambas as tabelas um último campo "Observações" para anotar qualquer fato que seja relevante ser lembrado posteriormente.
    A princípio é isso. Faça os ajustes aí e volte a postar qualquer dúvida.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    marcosgjg
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 25
    Registrado : 23/05/2010

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  marcosgjg 27/5/2010, 02:41

    bom eu fiz os ajustes conforme vc me orientou nas tabelas o relacionamento do jeito que voce falou.
    só que ficou algumas dúvidas.

    eu gostaria que fosse cadastrado o dizimista e os valores pagos no mesmo formulário, mas não sei como criar esse subformulário, outra coisa não precisaria criar os campos com os valores/meses e ano na tabela de pagamento?

    se puder da uma olhadinha ai no bd modificado e veja se esta certo por favor.
    http://www.sendspace.com/file/guqegc

    e muito obrigado pelas dicas até agora.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  criquio 27/5/2010, 03:11

    Olha só, o NrCadastro deverá existir apenas na tabela de pagamentos, enquanto que a chave primária tem que estar presente nas duas tabelas. É a chave primária que garante que cada registro seja único. NrCadastro apenas liga os registros da tabela de pagamentos aos registros da tabela de dizimistas, que faz que cada dizimista tenha registrados seus pagamentos na tabela de pagamentos. Assim sendo, acrescente um campo para a chave primária na Tbl_Pagamentos e exclua NrCadastro da Tbl_Dizimista. Por que deve ter esse campo NrCadastro na tabela de pagamentos? Porque ele que fará a ligação com a tabela de dizimista através da chave primária da tabela Tbl_Dizimistas.
    No seu formulário de cadastro, substitua o campo NrCadastro pelo campo da chave primária da Tbl_Dizimista. Basta clicar nele e, nas propriedades, na aba Dados, opção Fonte de controle, clicar na setinha e escolher o campo Código.
    Para acresentar o subformulário, clique na aba Design na barra de cima e observe o conjunto de controles. Você verá, na parte inferior central desse conjunto, três opções de controles em cima um do outro. O de baixo é o de subformulário. Clique nele, posicione no local adequado e clique para inserir. Deverá ser aberto uma caixa para seleção da tabela. Clique em Avançar, escolha a tabela de pagamentos e clique no botão com duas setinhas >> para adicionar todos os campos. Avance mais duas vezes e clique em Concluir. Pronto. Agora é só ajustar os controles para ficar tudo no lugar certo no formulário.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    marcosgjg
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 25
    Registrado : 23/05/2010

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  marcosgjg 27/5/2010, 22:09

    cara obrigado pela paciência, mas ainda estou tendo alguns problemas

    tentei seguir a risca o que me disse mas está dando problemas.
    ñão consigo cadastrar os valores de cada dizimista e tmbém não consigo fazer com que ao mudar de registro mude no subformulário os valores tbm.

    se puder verifique onde estou errando.....

    o bd com as modificações
    http://www.sendspace.com/file/ttykq5

    ta faltando pouco para finalizar este banco de dados.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  JPaulo 27/5/2010, 22:29

    Olá Marcos;

    Os relacionamentos estavam mal feitos.

    Eu corrigi tudo, porque o relacionamento do subform com o seu form tem de ser Código vs NrCadastro, por isso o NrCadastro terá de ter na tabela, duplicação autorizada.

    Veja se está de acordo com o que pretende;

    http://www.speedyshare.com/files/22661835/Dizimistas_OLD.rar

    Qualquer coisa dê um grito aqui.


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    marcosgjg
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 25
    Registrado : 23/05/2010

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  marcosgjg 27/5/2010, 22:49

    Jpaulo ficou muito bom mesmo

    só uma coisa que queria ver se óe possivel, os dizimistas aqui já possuem seu número de cadastro e neste caso eu teria eu mesmo que informar no campo este número. tem como fazer esta alteração.

    outra coisa futuramente será que dá pra por abas para separar os pagamentos por anos pra ficar melhor para vizualizar apenas os pagamentos do ano corrente.

    bom é isso agora vou ver se consigo ir ajeitando os relatórios.

    muito obrigado por enquanto ao criquio e a vc jpaulo pela força.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  JPaulo 27/5/2010, 23:09

    Repare que eu acrescentei o Nº Cadastro, à tabela e você cadastra o numero da dizima manualmente no formulario.

    O subformulario mantem-se ligado ao Código, para a relação ficar correta e esse código deixa de ser visivel no subformulario, somente na tabela pagamentos.

    Veja;
    http://www.speedyshare.com/files/22662455/Dizimistas_OLD_I.rar


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    marcosgjg
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 25
    Registrado : 23/05/2010

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  marcosgjg 28/5/2010, 00:13

    agora sim está show de bola
    vou agora fazer alguns testes com os relatórios e assim que estiver terminado tudo coloco no título do tópico resolvido.

    muito obrigado pela colaboração e ajuda.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  criquio 28/5/2010, 00:20

    Marcos, agora algumas dicas para você proteger seu banco de dados e não pemitir que algum usuário acesse a estrutura do sistema e assim não danificá-lo e tambem para deixá-lo com uma cara mais profissional.

    Abra seus formulários no modo de estrutura e mude os seguinte parâmetros:

    => Aba formato
    > AutoCentralizar = Sim
    > AutoRedimensionar = Sim
    > Seletores de registro = Não *
    > Botões de navegação = Não *
    > Barras de rolagem = Nenhuma *
    > Caixa de controle = Não **
    > Botão fechar = Não **
    > Botões Min Max = Nenhum ***

    * Essa dica é para formulário de menu. Se for um formulário pelo qual desejar visualizar registros , inverta a marcação para Sim e Ambas

    ** Essa dica é para formulários para os quais você tenha colocado um botão para fechá-los. Se não colocou nenhum botão, deixe Caixa de controle e Botão fechar = Sim

    *** Se quiser permitir que os formulários sejam minimizados e maximizados, deixe marcados como sim. Nesse caso, Caixa de controle tambem precisa estar marcada como sim. Você tambem pode colocar botões que cumpram essas tarefas de maximizar e Minimizar

    => Aba Outra
    > Pop-up = Sim - dá um visual mais profissional aos formulários
    > Janela restrita = Sim - Não permite usar outro formulário antes de fechar o formulário aberto por último. Se quiser trabalhar em mais de um formulário abertos ao mesmo tempo, deixe marcados como Não
    > Menu de atalho = Não - Se o usuário clicar com o botão direito do mouse em um formulário ou relatório, ele terá a opção de acessar a estrutura do bd e modificar algo, definindo essa propriedade como Não, o seu bd ficará mais seguro, pois os usuários que porventura tiverem acesso ao bd não poderão modificar a estrutra dele.

    Como não dá para usar o botão direito para acessar a estrutura do bd depois dessas configurações, quando precisar abrir o bd no modo estrutura, bastar ficar segurando a tecla Shift enquanto o bd abre para poder acessar a estrutura do mesmo.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.


    Conteúdo patrocinado


    [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu Empty Re: [Resolvidos]Melhorar a janela principal do sistema - Menu

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 08:22