MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente

    avatar
    FABIOSIAMES
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 204
    Registrado : 14/06/2010

    [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente Empty Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente

    Mensagem  FABIOSIAMES 20/10/2011, 18:14

    Pessoal boa tarde.

    Criei um subformulário que me mostra os dados vinculado ao meu campo empresas.
    Porém tenho uma dúvida.
    Gostaria que ao clicar no Rótulo do nome do campo que ele organiza-se em ordem crescente e ao clicar novamente em decrescente.
    Tem como fazer isso.
    Pois tem hora que tenho que organizar pelo campo "função" em ordem crescente/decrescente e outra hora pelo campo "setor" ou campo "código" e assim por diante.

    Alguém poderia me ajudar?

    Obrigado desde já.
    avatar
    João afonso
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 396
    Registrado : 24/05/2011

    [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente Empty Re: [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente

    Mensagem  João afonso 20/10/2011, 21:02

    Amigo veja neste link um exemplo de um colega do forum, tenho certeza que é o que queres é só adaptar para seu jeito e colocar onde quizeres.


    http://www.4shared.com/document/uG3Yg850/Classificar_de_AaZ_e_ZaA_.html


    Vai abrir uma tela de propaganda, deixe concluir depois clique em fechar propaganda e vai aparecer o arquivo para baixar.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente Empty Re: [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente

    Mensagem  criquio 20/10/2011, 21:27

    Uma forma fácil de se fazer isso, seria criando uma função de mome Classificar por exemplo para classificar o formulário. Você poderia ter uma variável de nome Direcao para armazenar se é ascendente ou descendente. No lugar dos labels, poderia colocar botões, cada um com o nome do campo debaixo dele mais<>, o que significaria que ainda não está classificado. Na função, você colocaria algo mais ou menos assim:

    Me.RecordSource = "SELECT * FROM NomeDaTabela ORDER BY " & Left(Screen.ActiveControl.Name, Len(Screen.ActiveControl.Name) - 2) & " & Direcao & "

    No clicar dos botões, algo assim:

    If Right(Me.Screen.ActiveControl.Name, 2) = "<>" Or Right(Me.Screen.ActiveControl.Name, 2) = "/\" Then
    Me.Screen.ActiveControl.Caption = Left(Screen.ActiveControl.Name, Len(Screen.ActiveControl.Name) - 2) & "\/"
    Direcao = "DESC"
    Else
    Me.Screen.ActiveControl.Caption = Left(Screen.ActiveControl.Name, Len(Screen.ActiveControl.Name) - 2) & "/\"
    Direcao = "ASC"
    End If

    Call Classificar


    A intenção nesse caso é colocar, no botão, o nome do campo e na frente do nome do campo, dizer se está classificado e em que ordem. Ao clicar, muda a ordem dos dois últimos caracteres e muda a variável para ASC ou DESC, e esse valor será usado na função de classificação, aonde ela captura o nome do botão clicado para classificar pelo campo de mesmo nome na tabela.
    A variável Direcao deve ser declarada no início do módulo do formulário:

    Option Compare Database
    Option Explicit
    Dim Direcao As String


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Renato_POA
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5
    Registrado : 20/10/2011

    [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente Empty Re: [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente

    Mensagem  Renato_POA 24/10/2011, 21:27

    Caro FABIOSIAMES

    Nós utilizamos a função abaixo. Talvez seja útil, porém testamos somente para formulário do tipo folha de dados e com tabela na origem dos registros.

    Private Sub Form_DblClick(Cancel As Integer)
    Dim strCampo, Primeiro, Ultimo As String
    Dim rs As DAO.Recordset


    If Me.Form.SelWidth = 1 Then
    strCampo = Me.ActiveControl.Name
    Set rs = Me.RecordsetClone
    If rs.RecordCount > 0 Then
    rs.MoveFirst: Primeiro = rs(strCampo)
    rs.MoveLast: Ultimo = rs(strCampo)
    rs.Close
    Set rs = Nothing

    If Ultimo > Primeiro Then 'Ordem crescente
    Me.OrderBy = strCampo & " DESC"
    Else
    Me.OrderBy = strCampo & " ASC"
    End If: End If: End If
    End Sub

    Um abraço,

    Renato_POA
    avatar
    FABIOSIAMES
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 204
    Registrado : 14/06/2010

    [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente Empty Re: [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente

    Mensagem  FABIOSIAMES 25/10/2011, 15:01

    valeu pessoal deu certo.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente Empty Re: [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente

    Mensagem  criquio 25/10/2011, 16:39

    Grato pelo retorno.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.


    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente Empty Re: [Resolvido]Organizar campos de um formulário em folha de dados ordem crescente ou decrescente

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 08:10