MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    johnnywell
    johnnywell
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 02/02/2012

    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  johnnywell 15/2/2012, 23:11

    Olá pessoal,

    Como falei em minha primeira dúvida "muitas virão", aqui está outra.

    Estou criando um cadastro de produtos e não consigo imaginar uma solução para relacionar produto com número de série.

    No caso seria apenas um nome de produto para vários números de série.

    Eu tentei fazer duas tabelas, uma para o produto e outra para o número de série que puxava a referência do produto, mas assim eu tenho que cadastrar várias vezes o mesmo produto.

    Alguém pode me iluminar?
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  Convidad 15/2/2012, 23:37


    Olá johnny

    Um produto sempre terá o próprio numero de série, certo?
    Ou seja, o numero de série é único para um determinado produto, não terá mais de um produto com o mesmo número de serie, estou errado?

    Por favor, explique melhor

    Abraços

    johnnywell
    johnnywell
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 02/02/2012

    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  johnnywell 15/2/2012, 23:43

    Exata não haverá mais de um produto com o mesmo número de série.

    Mas lembrando que produtos iguais tem números de série diferente.

    Ex.

    Bola Amarela -> NS: 0001
    Bola Amarela -> NS: 0002

    Só que eu não quero que na tabela de Produtos tenha várias entradas como Bola Amarela.

    Ficando

    Bola Amarela -> NS: 0001
    -> NS: 0002

    Com tantos números de série quanto for meu estoque.

    Não sei se fui claro, mas agradeço a ajuda.

    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  Convidad 16/2/2012, 12:10

    OLá johnny

    Estive pensando no teu caso.

    Fazer uma tabela somente para os números de série não teria razão de ser e seria redundante uma vez que teríamos que repetir o nome do produto e número de serie nessa tabela e isso já teríamos na tabela produtos.
    A única solução possível(posso estar errado), seria fazer o campo para o número de série na tabela produtos tipo texto, onde seria digitado o(s) número(s)de serie, assim:
    NS: 0001;NS: 0002;NS: 0003
    Caso precise utilizar um desses números para alguma outra operação, usaria o função Instr().
    Sinto não poder ajudar melhor, meu amigo

    Abraços
    johnnywell
    johnnywell
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 02/02/2012

    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  johnnywell 16/2/2012, 12:17

    A forma que fiz as tabelas foi a seguinte.

    tab_Produto:
    (chavePrimaria) ProdID
    ProdNome
    ProdUnidade
    ProdQuant
    ProdPreco


    tab_NS
    NSID
    NSProdID
    NSNumero

    Sendo assim eu só indico na tab_NS a qual produto cada número cadastrado pertence, mas não elimina o problema de ter que cadastrar vários itens iguais na tab_Produto.

    No caso que você me mostrou teria o mesmo resultado pois eu teria que cadastrar produtos iguais, cada um com um NS na tab_Produto.

    Vou continuar quebrando a cabeça aqui, se tiver uma nova ideia por favor compartilhe.

    E obrigado por ajuda Balem
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  Convidad 16/2/2012, 12:29

    Não concordo
    Você teria somente que procurar o produto respectivo, e acrescentar o NS no campo correspondente e usaria somente uma tabela.

    Agora:

    tab_NS
    NSID
    NSProdID
    NSNumero ' se o NS for somente numero, pode usar esse campo como chave primária.

    E realmente, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come Laughing , pensei e inverter a relação 1 para muito,mas de qualquer modo, haverá repetição do produto.

    Ainda continuo com a idéia de se ter uma campo texto para ir adicionando os NS manualmente na tabProdutos.

    Abraços
    johnnywell
    johnnywell
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 02/02/2012

    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  johnnywell 16/2/2012, 12:32

    Então eu que não estou conseguindo enxergar a sua modelagem hahahaha

    Pode exemplificar por favor?
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  Convidad 16/2/2012, 12:46

    Simples amigo:


    Digamos que tenha um campo texto chamado txtNS na tabProdutos.

    No fomulário quando estiver cadastrando (Digamos: Bola Amarela), irá digitar o NS nessa caixa de texto. NS0001

    No futuro quando aparecer outro NS para esse mesmo produto, irá procurá-lo e editá-lo.

    Então você irá acrescentar o novo NS junto a aquele que ja está gravado:

    NS0001;NS0002 e assim sucessivamente, separando por ponto e virgula cada novo NS que aparecer para esse produto.

    Fui claro?

    Abraços

    johnnywell
    johnnywell
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 02/02/2012

    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  johnnywell 16/2/2012, 12:49

    Entendi, agora tenho que aprender como funciona a função Instr() para eu poder manipular esse valores separadamente. É isso?
    alec_rs
    alec_rs
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 25
    Registrado : 19/08/2011

    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  alec_rs 16/2/2012, 13:21

    Eu desenvolvi um controle de estoque há algum tempo atrás que tinha uma tabela de produtos e outra com números de serie e um campo que verificava se o produto ainda estava em estoque ou já tinha sido vendido.
    Basicamente, a estrutura das tabelas é essa:

    PRODUTO
    ID_PRODUTO Chave
    DESCRICAO
    etc...

    ESTOQUE
    ID_ESTOQUE Chave
    PRODUTO_ID_PRODUTO Chave Estrangeira
    NR_SERIE
    VENDIDO (S/N)

    Cada registro da tabela ESTOQUE corresponde a um item adquido. As vendas não excluem o registro (para efeito de histórico), apenas marca ele como vendido.

    Não sei se fui claro, mas é por aí.

    Alec

    johnnywell
    johnnywell
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 02/02/2012

    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  johnnywell 16/2/2012, 13:25

    alec_rs, gostei muito do seu modelo.

    É pratico e não preciso utilizar função. Vou tentar implementar aqui no meu caso e te dou o retorno.

    Isso não elimina a necessidade, todos que tiverem soluções e quiserem compartilhar fiquem a vontade.
    johnnywell
    johnnywell
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 02/02/2012

    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  johnnywell 17/2/2012, 10:34

    Obrigado pessoal pela ajuda,

    Alec, a modelagem que você passou funcionou perfeitamente para o meu caso. Agora só preciso fazer mais algumas tabelas como pagamento e transporte, aí é partir para os formulários, com certeza terei mais duvidas pois como disse estou aprendendo agora.


    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  Convidad 17/2/2012, 11:13

    Realmente fui uma ótima sacada, parabéns Alec

    E obrigado pelo retorno, Johnny

    Boa sorte aos dois Wink

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série? Empty Re: [Resolvido]Como seria a relação de produto/número de série?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 01:00