MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede.

    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede. Empty [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede.

    Mensagem  LeoStar 9/7/2010, 20:29

    Boa Tarde Caríssimos, Very Happy

    Será que alguém me pode ensinar como fazer para limitar o acesso, POR PARTE DE DETERMINADOS UTILIZADORES, a determinados objectos numa base de dados criada no Access 2007?

    Fico na expectativa de notícias.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede. Empty Re: [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede.

    Mensagem  criquio 9/7/2010, 20:41

    Na sua tabela de usuários, crie um campo Grupo e atribua a cada usuário sua função, como Administrador, Financeiro, Operador. Aí fica fácil colocar uma condição na abertura do formulário, como por exemplo:

    If DLookUp("Grupo", "TabelaUsuários", "Usuário=" & 'Me!txtUsuário'") Then
    Forms!FormPrincipal!ControleTal.Visible(ou Enable) = False


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede. Empty Re: [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede.

    Mensagem  LeoStar 9/7/2010, 23:45

    Boa Noite Criquio,

    Bem haja pela sua resposta rápida. Entretanto eu fui comer qualquer coisa e embora parecesse online estava a jantar aqui em Lisboa.

    Creio que resolverei o problema quando... souber o que é isso da "Tabela de Usuários"?!... Desculpe a minha ignorância mas sou de facto novato. E talvez me tenha expressado mal quando falei em "Rede". De facto a BD vai ficar numa pasta partilhada que está num PC que faz de "storage" (será assim que se diz e deu para perceber?)...

    Não tenho na BD uma tabela de usuários. Será que a devo criar? Com que campos? E como proceder depois de forma a que ela cumpra a sua missão?

    Quanto à solução que postou eu entendo a sua filosofia de base mas não sei é "obrigar" os utilizadores a usarem-na!

    Espero uma ajuda sua ou de alguém mais do fórum que já me ajudou noutros problemas.

    Um abraço e Bem Haja!
    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede. Empty Re: [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede.

    Mensagem  LeoStar 9/7/2010, 23:50

    Boa noite de novo, Criquio,

    Mais uma informação que pode ser importante. Quando a base abre aparece logo o Menu Principal - Form.

    Será que deve aparecer esse tal formulário da tabela de utilizadores? E como fazer depois? Existirá algum tipo de acontecimento como "Login"?

    Espero ter sido explícito!

    Até mais tarde!
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede. Empty Re: [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede.

    Mensagem  criquio 10/7/2010, 00:30

    Você pode fazer o seguinte: crie a tabela tblUsers como os campos Código, Usuário, Senha e Grupo. Depois crie um formulário para cadastrar os usuários. Você pode usar o código ou o username junto com a senha para logar no sistema. Depois, crie o formulário de login com os campos para usuário e senha. Se colocar uma combo para usuário, dá para fazer sem usar o DLookUp ou Recordset. No caso da combo, seria só colocar um código no botão de login para validar a senha de acordo o usuário e colocar o código que vai checar o grupo de usuário para abilitar ou desabilitar os campos do formulário principal.
    Ou você pode tambem colocar campos de login e senha no próprio form princial, em uma área superior do formulário.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede. Empty Re: [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede.

    Mensagem  LeoStar 10/7/2010, 00:57

    Boa noite (aqui é noite em Lisboa) Criquio,

    Vou tentar fazer isso que me está dizendo e quando estiver a funcionar "direitinho" eu aviso.

    Talvez só amanhã!... Bem Haja por tudo!

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede. Empty Re: [Resolvido] Limitar o acesso a determinados objectos por parte de alguns utilizadores em rede.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 00:53