MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    avatar
    l_marcce
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 18/09/2012

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Unir Campos em um quadro

    Mensagem  l_marcce 23/9/2012, 19:46

    Vamos ver se eu consigo explicar o que eu gostaria de fazer:

    Tenho vários campos que precisam aparecer quando eu clico em uma opção, ao mesmo tempo em que outros campos não precisam estar visíveis (pertencem a outro quadro)...

    Queria criar, por exemplo, um quadro de fundo preenchido Branco ou colorido) e colocar esses campos dentro dele e que, quando eu seleciona-se a opção desejada, esse quadro COM o campos habilita-se ou desabilita-se...
    Dessa forma, evitaria ter que criar um código enorme para cada campo e rótulo existente no formulário(Visible=True ou False), bastando apenas habilitar cada quadro com seus respectivos campos dentro...
    Deu prá entender??? rs...
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  criquio 23/9/2012, 19:56

    Não Laughing


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    l_marcce
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 18/09/2012

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  l_marcce 23/9/2012, 20:30

    Laughing .... Imaginei... Laughing
    Vou copiar o que fiz e mandar prá ver se vendo dá prá entender... Very Happy

    Dá só uma olhada no tamanho do código que eu escrevi prá fazer o que eu quero... Very Happy

    Tem mais um detalhe: como faço para o campo valor pegar o resultado de uma soma de outro formulário???
    Só prá embelezar, porque nada impede de que quem vai usar digite o valor no local... Rolling Eyes
    Anexos
    [Resolvido]Unir Campos em um quadro AttachmentAccess1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (131 Kb) Baixado 13 vez(es)
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  Alexandre Neves 23/9/2012, 21:47

    Boa noite, marcce
    Neste caso, aconselho a utilizar um grupo de opções.
    Se optar por não alterar, crie um procedimento autónomo
    Sub MostraControlos()
    ...
    End sub

    Em cada acontecimento, coloque Call MostraControlos


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    l_marcce
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 18/09/2012

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  l_marcce 23/9/2012, 22:00

    Amigo Alex...
    Ainda sou iniciante em programação...
    Essa história de sub e end sub prá mim ainda é novidade....
    Se vc viu o código, vc vai entender o que eu quero dizer...
    Sem dúvida deve ter um jeito mais fácil de fazer o que fiz...
    E não me importo em refazer... só que eu, infelizmente, não sei ainda fazer...

    É por isso que eu pensei em um retangulo em branco com os campos dentro... facilitaria o Enable:yes/no para estar mostrando os campos relacionados a cada opção...

    Mas mesmo assim, obrigado pelo interesse...
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  Alexandre Neves 23/9/2012, 22:20

    marcee,
    Estude, mesmo pelo fórum
    veja o código alterado e cópia do formulário com controlo grupo de opções aqui
    Nomeie os controlos de forma normalizada


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    l_marcce
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 18/09/2012

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  l_marcce 24/9/2012, 12:39

    Parceiro Alexandre...
    Entendi o funcionamento do grupo de opções...
    No caso, o sub que vc sugeriu seria para exibir ou esconder os controles, certo??? Evitando todo aquele código que eu escrevi...
    Estou neste instante tentando fazer funcionar a aparência do Formulário...
    Mas de antemão já posso adiantar que, mesmo com aquele código que eu tinha escrito, acontecia um problema: ao dar "enter" na última opção, já ia para um novo registro o formulário, o que não pode acontecer, já que cada cobrança é relativa a uma venda...
    Se ele for para um novo registro, vai acabar gerando um novo registro de cobrança sem ter havido nenhuma venda...
    Acho que é por causa do relacionamento que eu criei (ainda não entendi muito bem essa coisa de relacionamento... Crying or Very sad )
    Eu pensei em relacionar a cobrança com a venda efetuada, já que só existe uma cobrança para cada venda...
    Então acredito que deva ser um tipo de relacionamento um-para-um... e é aí que deve estar sendo meu erro, pois criei uma relação um-para-muitos... será que é nisso mesmo que estou errando???

    Outra coisa é em relação ao relatório...
    Será necessário que só apareça no mesmo o tipo de cobrança que foi selecionada no grupo de opção(por uma questão de espaço)...
    É possível fazer isso?
    Obrigado mais uma vez pela ajuda...
    avatar
    l_marcce
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 18/09/2012

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  l_marcce 24/9/2012, 15:56

    Mais um probleminha:
    Ao reabrir o formulário, a caixa de opção de um registro JÁ feito, volta sem estar selecionada, deixando a verificação da forma de pagamento que foi escolhida para aquele registro difícil de ser analisada.
    Por exemplo:
    Se o pagamento do registro 1 foi a vista, ao abrir o formulário a opção não retorna selecionada, ou seja, não mostra qual foi a forma de pagamento escolhida pelo cliente. Fica sendo necessário que se clique nas 3 opções até encontrar qual foi a opção escolhida, se a vista, com cheque pré ou Débito Automático...

    Bom... estou tentando facilitar o trabalho...
    Minha intenção era fazer os quadros em branco ficarem sobrepostos, com seus respectivos campos, para que, quando determinada opção fosse selecionada, apenas o quadro (e seus respectivos campos) aparecessem para digitação...

    Me parece ser um tanto difícil, então, resolvi criar um novo formulário para cada opção e, dessa forma, ao selecionar a opção desejada, o pequeno formulário se abre, possibilitando a digitação das informações...
    Só que, está acontecendo aquele probleminha de não aparecer no formulário principal, a opção de pagamento que foi digitada para aquela reserva... e é anti produtivo ficar selecionado opção por opção até encontrar qual é a forma de pagamento que está preenchida...
    Será que na hora de criar a caixa de opção não deveria ser colocado que deveria ser armazenada a informação para uso posterior???

    Very Happy estudar é assim mesmo... principalmente se for na base de tentativa e erro... rs... Very Happy

    E mais uma vez obrigado aos amigos que estão dando uma força... study
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  Alexandre Neves 24/9/2012, 18:04

    marcee,
    Coloque o controlo de tipo de pagamento ao campo da tabela para que fique gravada a escolha
    Quanto aos controlos a ser mostrados, pode-os sobrepor e mostrar/ocultar conforme opção escolhida.
    Espero que sejam estas as suas dúvidas.


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    l_marcce
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 18/09/2012

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  l_marcce 24/9/2012, 21:02

    Alex, meu maior problema está sendo o relacionamento entre as tabelas.
    As 3 primeiras tabelas:
    Associado
    Reservas
    Hóspedes
    Estavam funcionando tudo perfeito (e continuam)...

    O problema esta sendo a adição de uma nova tabela:
    Pagamento

    Não consigo relacionar a mesma a tabela Reservas para que seja feito apenas um registro "pagamento" para cada registro "reserva"... Evil or Very Mad Evil or Very Mad
    Já tentei fazer um relacionamento um-para-um, um-para-muitos...
    Já tentei aquilo de integridade referencial...
    A única coisa que falta fazer é abandonar essa quarta tabela e colocar todas as informações necessárias dentro da tabela "reserva"... e é o que irei fazer se não conseguir arrumar isso até umas 20:00 horas, porque já tô ficando cansado de tanto estudar, estudar, tentar e não funcionar... Crying or Very sad

    Bom... falando do que vc sugeriu: não entendo... todos os controles ficam gravados... até demais, porque na caixa de opção, mesmo clicando em outra opção e no formulário a seleção ser mostrada como uma única seleção, quando entro na tabela lá está selecionada 2 e até as vezes as 3 opções de pagamento salvas (nos controles case)...
    Em relação aos controles sobrepostos, daquela maneira cheia de códigos que eu havia feito, já estava funcionando... só que era muito código... não parecia uma coisa muito bem elaborada ( Smile ... o que chega a ser chato, porque perdi umas 3 horas prá fazer aquele código todo... acho que p termo mais preciso aqui, é não parecer mais profissional, na realidade...

    Bom.. agora que voltei do médico, vou me afundar aqui de novo...
    Vamos ver o que consigo...
    Estou mandando todo o programinha aqui, zipado, prá ver se vc consegue perceber onde estou errando... e podes ter certeza de que o aprendizado está sendo muito maior do que eu esperava... rs...
    Anexos
    [Resolvido]Unir Campos em um quadro AttachmentAccess1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (129 Kb) Baixado 7 vez(es)
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  Alexandre Neves 24/9/2012, 21:22

    marcee,
    Como compreende, não tenho tempo para lhe dedicar tanto como precisa.
    Quer relacionar a tabela Reservas com a tabela pagamento de um para um?
    Não pode ter uma reserva e vários pagamentos parcelados? Se só existir um pagamento por reserva, aconselho a ter os campos de pagamento na tabela reserva


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    l_marcce
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 18/09/2012

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  l_marcce 24/9/2012, 21:39

    Laughing Pois é isso mesmo que vou fazer, Alex... Very Happy
    Já tô ficando mais sem cabelo do que o normal por conta disso... rs...
    Vou colocar todas as opções de pagamento dentro da tabela reserva... assim,cada registro terá mesmo uma única opção de pagamento, ficando a cargo do usuário definir os dados de cada pagamento/parcela...
    Realmente, só vai existir um tipo determinado de pagamento por cada reserva: ou a Vista, ou com cheques pré datados ou com débito em conta corrente... vai ser mais fácil e mais rápido colocar as opções dentro da tabela reserva, mesmo... mesmo que fique com um código de "aparência amadorística", o importante é que funcione, não é??? Smile

    Muito obrigado, Alex... sua ajuda pode não ter entrado na minha cabeça, mas com certeza me fez aprofundar ainda mais no access e, claro, sei que deves ser ocupado e nem queria que fizesse o trabalho por mim.... só estava tentando entender de vez esse "bicho de sete cabeças" que é o relacionamento entre as tabelas...
    Um forte abraço amigo...
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  Alexandre Neves 24/9/2012, 21:43

    Não se esqueça que deve criar uma estrutura de funcionamento, pensando nas piores situações. Depois, é melhor trabalhar de boa raiz do que ter que alterar a meio do caminho.
    Então, vamos dar o tema por resolvido. Qualquer necessidade, venha ao fórum


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    l_marcce
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 18/09/2012

    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  l_marcce 25/9/2012, 01:16

    Valeu, parceiro Alex...
    Com certeza a partir de agora eu estarei cada vez estudando e me aprofundando mais e mais...
    Esse é o meu primeiro sisteminha... com certeza haverão outros...
    E agora sei que possa contar com uma comunidade cujo fórum é formado por pessoas empenhadas em ajudar a quem realmente se dedicar a aprender...
    Um forte abraço, amigo...
    E obrigado, mais uma vez...

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Unir Campos em um quadro Empty Re: [Resolvido]Unir Campos em um quadro

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 09:41