MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados

    sasguto
    sasguto
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 20/09/2011

    Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados Empty Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados

    Mensagem  sasguto 31/12/2012, 11:45

    Boa tarde!

    Já pesquisei em diversos locais no fórum e em outros sites, mas não consegui resolver meu problema. É o seguinte:

    No meu BD, tenho duas tabelas, tblAtend (tabela que registra o atendimento) e tblPosicaoAtend (informa a posicao do atendimento da tblAtend). As duas já está relacionadas em um-para-muitos (um registro na tblAtend para muitos da tblPosicaoAtend). Fiz uma consulta a qual me mostra quando a última posição é Recebido na célula, ativando a opção Totais da consulta e agrupando por Último. A consulta para visualização funciona que é uma beleza, porém criei-a para alterar o campo EmpRespSaída, porém não consigo fazê-lo, pois, conforme eu pesquisei, não é possível alterar dados em uma consulta que realiza Soma, Médias, etc, ou seja, que possua o Totais ativo (função agregada). Tentei "driblar" o uso de Totais da consulta utilizando a função DÚltimo, porém está função não está mostrando o último registro, mas sim todos que tiverem o texto que procuro, no caso Recebido na célula.

    Enfim, gostaria de saber se vocês podem me ajudar nessa empreitada.

    Esta é a função DÚltimo que usei: DÚltimo("PosicaoAtend";"tblPosicaoAtend";[PosicaoAtend]="Recebido na célula")onde: PosicaoAtend é o campo; tblPosicaoAtend é a tabela das posições; "Recebido na célula" é a situação que quero que seja filtrado quando for a última.
    Cláudio Más
    Cláudio Más
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1314
    Registrado : 21/01/2012

    Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados Empty Re: Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados

    Mensagem  Cláudio Más 31/12/2012, 12:33

    Olá,

    Eu tentaria outra solução, mas quanto a função DÚltimo(), tente o seguinte:

    DÚltimo("[PosicaoAtend]"; "tblPosicaoAtend"; "[PosicaoAtend] = 'Recebido na célula'")

    Além da sintaxe, parece ter um problema de lógica.

    Pesquisar o último valor de [PosicaoAtend] cujo valor de [PosicaoAtend] seja "Recebido na célula", não parece fazer sentido.

    Creio que o campo de pesquisa (primeiro argumento da função) deva ser outro, diferente de [PosicaoAtend], não?
    sasguto
    sasguto
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 20/09/2011

    Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados Empty Re: Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados

    Mensagem  sasguto 31/12/2012, 12:52

    Olá,

    Eu tentaria outra solução, mas quanto a função DÚltimo(), tente o seguinte:

    DÚltimo("[PosicaoAtend]"; "tblPosicaoAtend"; "[PosicaoAtend] = 'Recebido na célula'")

    Além da sintaxe, parece ter um problema de lógica.

    Pesquisar o último valor de [PosicaoAtend] cujo valor de [PosicaoAtend] seja "Recebido na célula", não parece fazer sentido.

    Creio que o campo de pesquisa (primeiro argumento da função) deva ser outro, diferente de [PosicaoAtend], não?

    Então, é isso mesmo que quero. Que ultima posição seja "recebido na célula". Se for diferente, não deve ser mostrado no resultado da consulta. O amigo teria outra ideia da lógica na expressão a qual possa usar? (sou bem novato no access, então sou meio "noob")
    Cláudio Más
    Cláudio Más
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1314
    Registrado : 21/01/2012

    Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados Empty Re: Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados

    Mensagem  Cláudio Más 31/12/2012, 13:09

    Você quer filtrar uma consulta para apresentar somente os registros que têm "Recebido na célula" no campo PosicaoAtend?

    Nesse caso, não precisa da função DÚltimo(). Só precisa inserir o texto "Recebido na célula" na linha de "Critérios" referente ao campo [PosicaoAtend], na estrutura da consulta.
    sasguto
    sasguto
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 20/09/2011

    Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados Empty Re: Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados

    Mensagem  sasguto 31/12/2012, 14:21

    Você quer filtrar uma consulta para apresentar somente os registros que têm "Recebido na célula" no campo PosicaoAtend?

    Nesse caso, não precisa da função DÚltimo(). Só precisa inserir o texto "Recebido na célula" na linha de "Critérios" referente ao campo [PosicaoAtend], na estrutura da consulta.


    Dá forma que você falou, irá retornar todos que possuem a posição "Recebido na célula", independente de ser a última (a última posição é a atual).

    Exemplo do fluxo do processo:

    CLIENTE A CLIENTE B CLIENTE C
    Entrada Enrada Entrada
    Recebido na célula Recebido na célula Recebido na célula
    Pendente Concluído
    Devolvido OK para atendimento

    No meu caso, quero que o filtro retorne apenas a demanda do CLIENTE A. Note que todos os outros "passaram" pela posição "Recebido na célula", porém não devem aparecer no resultado da consulta, pois não é a última posição (atual). Lembrando que o resultado permita edição na consulta (refletindo na tabela).
    P.ex.: O CLIENTE A será encaminhado para o funcionário X. No resultado da consulta, no campo "EmpRespSaída", eu posso informar que o funcionário X tratará a demanda.
    Cláudio Más
    Cláudio Más
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1314
    Registrado : 21/01/2012

    Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados Empty Re: Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados

    Mensagem  Cláudio Más 31/12/2012, 14:38

    Tranquilo. Mas para facilitar com a solução, tem como enviar o BD, mesmo com poucos registros das tabelas envolvidas no processo?
    sasguto
    sasguto
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 20/09/2011

    Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados Empty Re: Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados

    Mensagem  sasguto 1/1/2013, 09:01

    Tranquilo. Mas para facilitar com a solução, tem como enviar o BD, mesmo com poucos registros das tabelas envolvidas no processo?

    OK. Enviarei uma versão simplificada. Na verdade, o BD já está rodando com muitos registros, mas como eu utilizo uma solução com back-end e segurança em nível de usuário fica difícil mandar como está, então já já te mando uma versão mais "amigável". Desde já, obrigado pela ajuda! Ah, Feliz Ano Novo!
    Cláudio Más
    Cláudio Más
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1314
    Registrado : 21/01/2012

    Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados Empty Re: Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados

    Mensagem  Cláudio Más 1/1/2013, 11:14

    Ok.

    Feliz Ano Novo!

    Conteúdo patrocinado


    Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados Empty Re: Alterar dados manualmente do resultado de uma consulta que está agrupando os dados

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 06:51