MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


5 participantes

    [Resolvido]Manutenção de BD

    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Manutenção de BD Empty Manutenção de BD

    Mensagem  Gerson 19/11/2010, 10:52

    Olá Pessoal,

    É sempre um grande prazer vir até o forum obrigado a todos pela atenção.
    1- Depois de terminado o BD e instalar no cliente o aplicativo, qual a melhor maneira de fazer as atualizações ?
    Exemplo: No computador do cliente vou dividir o BD com isso ficara um arquivo com os objetos e o outro contendo as tabelas, certo ?
    1.1) para fazer as atualizações fora do escritorio do cliente é necessário que eu tenha também o arquivo com os dados ? ou basta que eu trabalhe apenas com os objetos ?
    O Objetivo é fazer as atualizações em casa e depois levar ao cliente as novas versãoes.
    Obrigado Pessoal.

    Abraços a todos.

    Gerson
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Manutenção de BD Empty Re: [Resolvido]Manutenção de BD

    Mensagem  criquio 19/11/2010, 11:06

    Essas atualizações serão apenas no front end ou pode ser tambem no back end? Seja como for, é bom você ter o sistema completo para poder avaliar em tempo real se está funcionando tudo direitinho. Se fizer alterações na estrutura do back end obviamente terá que alterar o do cliente tambem. Essas atualizações no back end do cliente irá depender do que será atualizado. Se for inserir uma tabela relacionada por exemplo, terá que fazer isso no pc do cliente, é óbvio. Enfim, tudo depende do que será atualizado e como será atualizado.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Manutenção de BD Empty Re: [Resolvido]Manutenção de BD

    Mensagem  vieirasoft 19/11/2010, 11:09

    Olá Amigo

    Depende do que você quer fazer. Se não necessita de actualizar o back end, tudo bem, aí leva consigo o front end actualizado e substitui uma bd pela outra. Tem que ter em atenção à um facto: Vai ter que provavelmente ligar de novo as tabelas. Se tiver que alterar tudo o back e o front, aí complica bastante. Tem que ter um código ou alguma aplicação que faça isso correctamente, caso contrário corre o risco de apagar os dados ao cliente.
    Pablo Neruda
    Pablo Neruda
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 344
    Registrado : 17/09/2010

    [Resolvido]Manutenção de BD Empty Re: [Resolvido]Manutenção de BD

    Mensagem  Pablo Neruda 19/11/2010, 11:56

    Opa... Lembrando sempre de fazer backup do FE e do BE antes de atualizar, para caso necessite restaurar o sistema tenha tudo a mão... Sempre acontece de funcionar tudo ok em sua máquina mas na hora de por no cliente dar um problema, e na maioria das vezes o cliente não pode ficar esperando pela solução com o sistema parado...
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Manutenção de BD Empty Manutenção de BD

    Mensagem  Gerson 19/11/2010, 12:06

    Valeu Pessoal,

    Vou fazer assim (se estiver errado me corrijam por favor):
    1 - Maquina do Cliente: C:\BDClientefrontend e C:\BDClientebackend
    2 - Minha Maquina: C:\BDClientefrontend e C:\BDClientebackend
    3 - Pen Drive: C:\BDClientefrontend e C:\BDClientebackend
    Pego os dados do cliente, no caso os dois arquivos, e passo para um pen drive. Depois jogo para minha máquina faço a atualização em ou outro e devolvo ao cliente.

    Abraços
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Manutenção de BD Empty Re: [Resolvido]Manutenção de BD

    Mensagem  vieirasoft 19/11/2010, 13:27

    Cuidado com essa dinâmica

    Se actualizar dessa forma e o cliente tiver tabelas preenchidas, vai apagar tudo no cliente.
    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Manutenção de BD Empty Manutenção de BD

    Mensagem  Gerson 19/11/2010, 13:57

    Certo, Vieira estarei atento as atualizações na base de dados.

    Obrigado.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Manutenção de BD Empty Re: [Resolvido]Manutenção de BD

    Mensagem  Dilson 19/11/2010, 14:33

    Obtenha o hábito de nomear seus sistemas por versões e guardar documentações referente a elas, isso facilitará a manutenção e as implementações.

    tentarei resumir:

    Apartir da hora que você entrega o sistema ao cliente, ele se apresentará como Versão 1.0

    Essa versão 1.0 você poderá guardar e não será mais alterada de maneira alguma (Eu gravo em um CD não regravável, assim, tenho certeza que ela será sempre a 1.0 inalterada)

    Agora que começa a documentação: qualquer ação por mais simples que seja, vou escrevendo e depois reunindo num arquivo txt que depois gravarei no mesmo CD que coloquei a primeira versão)

    Você voltará para o seu local de desenvolvimento seja em casa ou na empresa e irá melhorar esse sistema. A partir daí digo que você tá iniciando a versão 1.1 em que estará criando novos forms, subforms, melhorando objetos já existentes, criando novos campos em tabelas lá no back-end e que é importantíssimo anotar de preferência todas essas manobras principalmente quando envolver o Back-End.

    Eu particularmente faço a documentação quando envolve o Back-End.

    Veja como costumo fazer:
    ================================================================================
    No BE tbl_Lancamento acrescentei o campo DataConfirmacao do tipo datahora com formato abreviatura com mascara 00/00/00;0

    Na qry QEntidades1 acrescentei campo DataConfirmacao

    No SubForm CCadastro1 acrescentei campo DataConfirmacao
    ================================================================================

    Repare que anotei que criei um campo lá no Back-End e que fui para o Front-End e adicionando na consulta QEntidades e depois acrescentei também no SubFormulário CCadastro1

    Na hora de atualizar, saberá com toda certeza que terá que apenas criar um campo DataConfirmação na tbl_Lancamento.

    O backup é outra coisa importante, faça beckup em tempo de execução de programação, ou seja, se for implementar um código (principalmente se não foi você que criou) ou mudar toda a lógica de funcionamento de um determinado objeto, faça antes uma cópia do seu projeto. Eu sou um exemplo vivo de alguém que estava do meio para o final de uma aplicação e sem ver pra quê o projeto não abriu mais, e me revirei, pedi ajuda a outros mais experientes e não teve jeito, precisei começar tudo de novo por desatenção e falta de conhecimento da minha parte naquela época.

    No mais, enfatizo dizendo que suas anotações farão a diferença.




    avatar
    Gerson
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 405
    Registrado : 25/08/2010

    [Resolvido]Manutenção de BD Empty Manutenção de BD

    Mensagem  Gerson 19/11/2010, 15:03

    Caro Dilson,

    obrigado pelo esclarecimento. Vou seguir suas recomendações.

    Obrigado.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Manutenção de BD Empty Re: [Resolvido]Manutenção de BD

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 11:37