MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO

    avatar
    LUCASNOGUEIRA
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 16/02/2013

    [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO Empty SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO

    Mensagem  LUCASNOGUEIRA 16/2/2013, 22:26

    Senhores:
    Preciso de ajuda. Criei um banco de dados que contem um campo [DataNascto].
    Durante o cadastro de um novo registro, gostaria de extrair automaticamente apenas o dia do campo acima: Ex.: [DataNascto] = 30/10/1964. O campo [DiaNascto] deveria ser igual a "30" e ficar armazenado no campo para gravação. Da mesma forma gostaria de fazer para o mês.
    Até consegui mostrar nos campos o dia e o mês usando =Dia(DataNascto]) e =Mês([DataNascto]). O problema é que, quando finalizo o cadastro, o conteúdo dos campos não é salvo.
    Tem uma forma de fazer isso?
    Fico no aguardo e desde já agradeço a atenção.
    ---------
    Ok criquio. Eu também achei que isso era errado, mas acabei incorrendo no erro. Eu montei um formulário que precisa mostrar uma listagem de pessoas que aniversariam dentro de um mês e em determinada cidade. O dia e mês devem aparecer em destaque e a classificação deve ser pelo dia.
    Com base no campo [DATANASCTO] eu extraio o dia e mês conforme disse anteriormente, mas não consigo classificar a lista pelo dia.

    - Como eu poderia fazer?


    Última edição por LUCASNOGUEIRA em 16/2/2013, 23:15, editado 1 vez(es)
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO Empty Re: [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO

    Mensagem  criquio 16/2/2013, 22:43

    Olá, seja bem vindo ao fórum! Por que quer salvar o dia e o mês se já tem a data completa? Gravar dados já existentes só faz inchar o banco sem necessidade. Não precisa gravar esses dados se você já os tem e sabe como exibi-los com o =Dia(DataNascto]). Basta utilizar esse procedimento para exibi-lo quando necessário, sem gastar espaço no banco.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    LUCASNOGUEIRA
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 16/02/2013

    [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO Empty SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO.

    Mensagem  LUCASNOGUEIRA 16/2/2013, 23:24

    Ok criquio. Desculpe qualquer erro de uso do forum. É a primeira vez que posto algo.

    Voltando, Eu também achei que isso era errado, mas acabei incorrendo no erro. Eu montei um formulário que precisa mostrar uma listagem de pessoas que aniversariam dentro de um mês e em determinada cidade. O dia e mês devem aparecer em destaque e a classificação deve ser pelo dia.
    Com base no campo [DATANASCTO] eu extraio o dia e mês conforme disse anteriormente, mas não consigo classificar a lista pelo dia.

    - Como eu poderia fazer?
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO Empty Re: [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO

    Mensagem  criquio 17/2/2013, 00:07

    Você pode utilizar uma consulta. Nessa consulta, você cria campos extras para exibir o dia e o mês. Para criar um campo novo na consulta, sem ser vindo da tabela, basta abrir ela no modo de estrutura e no próximo local livre, depois dos campos vindos da tabela, digitar um nome seguido de dois pontos e em seguida o que quer que ele exiba. Algo como:

    Dia:Day([DataNasc])

    Depois, basta classificar na ordem que quiser e criar o formulário com base nessa consulta. Esse dado será exibido sem ser gravado na tabela.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    LUCASNOGUEIRA
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 16/02/2013

    [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO Empty Re: SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO

    Mensagem  LUCASNOGUEIRA 17/2/2013, 00:46

    Valeu!!! Funcionou do jeito que eu queria.

    Obrigado mais uma vez.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO Empty Re: [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO

    Mensagem  criquio 17/2/2013, 00:49

    Só faltou clicar no botão Resolvido ali embaixo. Dessa vez eu mesmo clico. Sempre que resolveu a dúvida, pode clicar nesse botão.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.


    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO Empty Re: [Resolvido]SALVAR DIA E MÊS DE UM CAMPO DATA EM OUTRO CAMPO

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 08:11