MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome

    Uilson Brasil
    Uilson Brasil
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1039
    Registrado : 23/04/2013

    [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome Empty [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome

    Mensagem  Uilson Brasil 28/4/2013, 14:25

    Bom dia!

    Pessoal surgiu uma dúvida aqui: No meu BD tenho uma tabela de cadastro de funcionários. Criei recentimente um novo campo chamado de "CRACHA" este campo está sem dados. como são muitos dados preciso de um processo para copiar automáticamente o primeiro nome do funcionário que está no campo "NOME" para o meu novo campo.

    exempro: JOSE ROBERTO DOS SANTOS no campo "NOME" copia JOSE para o campo "CRACHA"

    Desde já agradeço a atenção de todos.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome Empty Re: [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome

    Mensagem  criquio 28/4/2013, 15:07

    Você quer fazer isso na tabela ou no formulário/relatório? Se for na tabela, aconselho a mudar o conceito, uma vez que já existe o nome no outro campo da tabela, não sendo necessário repeti-lo, até porque isso vai aumentar o tamanho do seu banco sem necessidade.

    Uma vez que você tem o nome completo na tabela, o qual acredito será repetido no formulário ou relatório, você pode utilizar a função Split para separar o campo através dos espaços entre nome e sobrenome e então pegar apenas o primeiro nome. Dê uma pesquisada no fórum e/ou no help do VBA do Access por essa função. Se for para preencher um subformulário, poderá criar uma função e utilizar o Split nessa função e então usá-la na origem do campo no subformulário.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Uilson Brasil
    Uilson Brasil
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1039
    Registrado : 23/04/2013

    [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome Empty Re: [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome

    Mensagem  Uilson Brasil 28/4/2013, 15:46

    Criquio,

    Este campo no form terá que ser alimentado pelo operador do sistema. O funcionário terá a opção de escolher o nome no crachá. exemplo: APARECIDO PEREIRA BARRETO eu APARECIDO quero que meu nome no chacha seja CIDO BARRETO. É uma exigência do cliente.
    para os funcionários cadastradas ou seja REGISTROS devo inserir apenas o primeiro nome só pra não ficar vazio, OK.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome Empty Re: [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome

    Mensagem  criquio 28/4/2013, 19:10

    Então você quer preencher com o primeiro nome mas sendo que o usuário poderá alterar depois, é isso? Se for isso, ainda assim pode utilizar a função Split. Basta para isso declarar um Recordset e então editar os dados pegando o primeiro nome:

    Código:
    Dim rs As Recordset, S As Variant

    Set rs = CurrentDb.OpenRecordset("NomeDaTabela")

    Do While Not rs.EOF
        S = Split(rs!NomeCampo, " ")
        rs.Edit

        rs!CampoNovo = S(0)
        rs.Update
    rs.MoveNext
    Loop

    rs.Close
    Set rs = Nothing
    Teste em uma cópia do banco para o caso de der algum problema você não perder os dados originais.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Uilson Brasil
    Uilson Brasil
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1039
    Registrado : 23/04/2013

    [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome Empty Resolvido - Procedimento Copiar Primeiro Nome.

    Mensagem  Uilson Brasil 29/4/2013, 02:24

    OK! Muito obrigado pela atenção. Já havia resolvido através de outro procedimento: importei os dados dos dois campos para o excel e usei a fórmula =ESQUERDA(A2;PROCURAR(" ";A2;1)-1)... depois importei para o campo da minha base.


    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome Empty Re: [Resolvido]Procedimento Copiar Primeiro Nome

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 8/5/2024, 13:24