MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 2/5/2013, 14:14

    Bom Dia Colegas do Forum Very Happy

    Preciso muito da ajuda de vocês que são bem mais experientes do que eu.

    Tenho uma planilha de registro de consultas.
    Nela coloco a "DATA ATUAL" e informo em qtos "DIAS(retorno)" o paciente tem que retornar, com isso eu fiz uma formula que o access já responde no campo "DATA RETORNO" em qual data o paciente precisa voltar.

    O problema e que esta data retorno não pode cair em sabado,domingo e feriados, consegui uma macro no forun expertaccess que verifica isso e corrigi, o problema e que eu não sei em qual campo do meu formulário eu devo colocar esta macro e com isso ela não roda Sad, estou colocando no rotulo Data retorno e chamando a macro para verificação de feriados nos eventos "após atualizar e ao alterar", provavel que eu esteja fazendo algo errado Sad.

    Anexo estou enviando para que os colegas possam me informar onde eu estou errando.

    Abraços
    Anexos
    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana AttachmentRegistro de Consulta.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (44 Kb) Baixado 31 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  Convidado 2/5/2013, 14:52

    Bom dia Dias, de uma pesquisada na sala de repostiório que temos exemplos exatamente disto.

    Cumprimentos.
    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 2/5/2013, 15:13

    Obrigada pelo Retorno PILOTO

    Vou dar uma olhadinha sim obrigada Wink caso eu tenha duvidas dou um grito.

    Abraços
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  Convidado 2/5/2013, 21:39

    Aguardamos.

    Cumprimentos.
    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 16/5/2013, 14:17

    Piloto, Bom Dia!!

    Dei uma pesquisada na sala de repostiório e achei um exemplo que é legal.
    Mas preciso de sua ajuda.

    - Ele apenas esta contando os dias uteis, sendo que eu só preciso que se cair o dia em um sabado e domingo ele jogue para segunda :/.
    - Eu não consegui nenhum exemplo de não contar feriados vc poderia me orientar nisso também.

    Agradeço desde já atenção.

    Daniela
    Anexos
    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Attachmentdias da semana.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (23 Kb) Baixado 48 vez(es)
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  JPaulo 16/5/2013, 14:52

    Dias uteis sem feriados;

    Anexos
    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana AttachmentDias_uteis_sem_feriados.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (17 Kb) Baixado 137 vez(es)


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    Juliano Lima
    Juliano Lima
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 53
    Registrado : 13/12/2011

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  Juliano Lima 17/5/2013, 12:54

    Cara esse exemplo de FERIADOS ! É muito bom....
    Eu tenho uma observação sobre os sábados <--

    Em alguns casos o Sábado não é um dia útil mas possui Meio Expediente, ou seja, quando sua intenção é calcular uma média, uma tendência, algumas metas ou valores nos quais o Resultado de um sábado seja necessário, o ideal é tratar ele como 50% / Dia Útil..

    Assim janeiro Teria 24,5 dias úteis, a partir dai fazer suas contas de previsão
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  JPaulo 18/5/2013, 21:01

    Falta aqui o retorno da autora do tópico.

    Resolveu ?


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 20/5/2013, 14:13

    JPaulo, ainda estou tentando aqui, hoje ainda dou retorno se consegui ou não,
    para mim é tudo novo por isso tenho demora em retornar. Mas não vou me esquecer não ok. Wink
    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 20/5/2013, 15:29

    JPaulo Bom Dia !! Então o modelo que vc me mandou é super bom eu guardei aqui no meu PC caso futuramente eu precise de algo semelhante mas achei um modelo aqui no Forum que foi elaborado pelo PILOTO [estou anexando caso algum colega precise], ele é exatamente o que eu preciso se adaptou 100 % Very Happy. Agora venho a lhe pedir uma ajuda. Como faço para saber ao inverso de datas, descontando sabados, domingos e feriados? Sendo que sempre serão fixos. Por exemplo: Sempre será assim: Data Atual : 20.05.2013 (muda conforme o dia usarei a função date) Mensagem para ser enviado pelo access: "O relatório referente o dia 17.05.2013(ele informa o dia anterior, no caso se for dom,sab ou feriado tem que inf dia util), Não foi enviado". (Caso tenha feriado na sexta passada ele desconta e o feriado e fala que no dia 16 não foi enviado o relatório). Como faço para fazer contagem ao inverso, eu tentei mas não consigo descontar, vc pode me ajudar?
    Anexos
    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana AttachmentDiasUteis_1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (37 Kb) Baixado 52 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  Convidado 20/5/2013, 17:12

    Boas dias, tomaremos como exemplo a data 18/05/2013 (Sábado)

    Este código abaixo de mostrará o dia útil anterior a uma data que seja sábado, domingo ou feriado, observe que no código na função faz referência ao Estado de Goiás (9), mas este valor para feriados estaduais 'é opcional, podes não aplicá-lo.
    >>> Observe que percorro 6 dias diminuidos do dia 18 caso seja feriados prolongados... Isso é necessário casoo os 2 ou 3 dias anteriores forem feriados somados à finais de semana

    Neste código emitirá mensagem que o Dia útil anterior é o dia 17/05/2013

    Em um botão cole o código e teste:

    Dim dtDate As Date
    StrData = "18/05/2013"
    dtDate = CDate(StrData)
    For X = 0 To 5
    'If FeriadoBrasileiro(dtDate, Goiás) Or Weekday(dtDate) = 1 Or Weekday(dtDate) = 7 Then
    If Not FeriadoBrasileiro(dtDate, 9) And Weekday(dtDate) <> 1 And Weekday(dtDate) <> 7 Then
    MsgBox "Dia útil Anterior à data " & dtDate & "", vbInformation, "DIA ÚTIL"
    End If
    dtDate = DateAdd("d", -1, dtDate)
    Next X



    Cumprimentos.
    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 20/5/2013, 17:39

    Ok Piloto."Minha duvida"

    Um porem, como faço para o caso abaixo, pois só abrirei este relatorio de segunda a sexta.

    - Hoje é dia 20.05.2013
    - Ao carregar o formulário verificar se a data de ontem foi dia util.
    {19.05.2013 - domingo
    {18.05.2013 - sabado
    {17.05.2013 - sexta {dia util} se fosse feriado não contaria contuniava
    - Quero que esta data seja inserida em uma caixa de texto ou formulário para que eu possa fazer uma consulta usando esta caixa.

    = após toda verificação armazenar a data em uma caixa ou tabela e gerar uma consulta baseada nesta data anterior. Tem possiblidade? Tentei tirar 2 dias se ontem for dom mas nao posso pq se na sexta for feriado eu vou contar.

    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 20/5/2013, 17:58

    Piloto,

    Fiz um teste com a função que vc me passou e ele não esta contando correto,
    Alterei a data do dia 18 para a data de hoje (Date) e ele esta informando que o ultimo dia util é hoje mesmo ... e o certo seria sexta feira.

    Anexos
    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana AttachmentBanco de Dados16.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (35 Kb) Baixado 20 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  Convidado 20/5/2013, 18:44

    Códigos:


    Private Sub Form_Load()
    Me.txtDataAnt = DataUtilAnt
    End Sub

    Function DataUtilAnt()
    'Declarações de variáveis
    Dim dtDate As Date
    StrData = Date
    'Carrego a variável com a data
    dtDate = StrData
    'Verifico se o dia é segunda feira caso positivo diminuo um dia da data para assim dar procedimento ao código
    'verificando o dia útil anterior ao domingo
    If Weekday(dtDate) = 2 Then dtDate = DateAdd("d", -1, dtDate)
    'Defino o valor de X de 0 a 5 (6 posições) para varrer 5 dias anteriores a data atual -1, procurando o primeiro dia útil
    For X = 0 To 5
    'Caso o dia apresentado na variável dtData não for Sábado, domingo ou feriado, significa que é um dia útil
    'sendo assim aplica na funcão a data encontrada a qual retornará na caixa texto txtDataAnt no carregamento do formulário
    If Not FeriadoBrasileiro(dtDate, 9) And Weekday(dtDate) <> 1 And Weekday(dtDate) <> 7 Then
    'MsgBox "Dia útil Anterior à data " & dtDate & "", vbInformation, "DIA ÚTIL"
    DataUtilAnt = dtDate
    'Encerra o For pois o dia útil fora encontrado
    Exit For
    End If
    'Caso na data encontrada no loop de x ainda seja feriado ou final de semana diminuiu a variácel dtDate em 1 para nova vwerificação
    dtDate = DateAdd("d", -1, dtDate)
    'vai para o Próximo loop
    Next X
    End Function



    Cumprimentos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  Convidado 20/5/2013, 18:46

    O Código não está errado amigão!!!

    O último dia útil será hoje mesmo
    Sexta feira é o dia últil anterior!!!


    Cumprimentos.
    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 20/5/2013, 18:48

    Tudo bem mas preciso que informe o ultimo dia util anterior a data de hj.

    Comprimentos

    Daniela
    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 20/5/2013, 18:49

    Acabei de ver sua resposta, vou olhar e te dou um retorno Ok.

    Obrigada
    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 20/5/2013, 18:55

    Poxa amigo é isso mesmo Very Happy Obrigada viu, era realmente oque eu estava precisando Very Happy.

    Abraços tenha uma otima semana Wink..

    Daniela
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  Convidado 20/5/2013, 20:55

    Perdoe-me pelo Amigão, não percebi tratar-se de uma senhorita.

    O Fórum agradece o retorno.

    Cumprimentos.
    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 21/5/2013, 12:07

    Bom Dia Piloto td bem?

    Então hoje executei a programação para verificação do dia anterior, e esta informando que o dia util é hj :/ e no caso seria ontem,
    Ontem ele fez correto o dia util anterior a ontem foi sexta. Agora o dia util anterior a hoje "terça" é ontem segunda e ele não esta fazendo isso.

    Caso você possa olhar novamente segue modelo.

    Abraços
    Anexos
    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana AttachmentDiasUteis_1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (45 Kb) Baixado 37 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  Convidado 21/5/2013, 14:30


    Function DataUtilAnt()
    'Carrego a variável com a data
    Dim dtDate As Date
    dtDate = Date
    'Verifico se o dia é segunda feira caso positivo diminuo um dia da data para assim dar procedimento ao código
    'verificando o dia útil anterior ao domingo
    If Weekday(dtDate) <> 1 Or Weekday(dtDate) <> 7 Then dtDate = DateAdd("d", -1, dtDate)
    'Defino o valor de X de 0 a 5 (6 posições) para varrer 5 dias anteriores a data atual -1, procurando o primeiro dia útil
    For X = 0 To 5
    'Caso o dia apresentado na variável dtData não for Sábado, domingo ou feriado, significa que é um dia útil
    'sendo assim aplica na funcão a data encontrada a qual retornará na caixa texto txtDataAnt no carregamento do formulário
    If Not FeriadoBrasileiro(dtDate, 9) And Weekday(dtDate) <> 1 And Weekday(dtDate) <> 7 Then
    'MsgBox "Dia útil Anterior à data " & dtDate & "", vbInformation, "DIA ÚTIL"
    DataUtilAnt = dtDate
    'Encerra o For pois o dia útil fora encontrado
    Exit For
    End If
    'Caso na data encontrada no loop de x ainda seja feriado ou final de semana diminuiu a variácel dtDate em 1 para nova vwerificação
    dtDate = DateAdd("d", -1, dtDate)
    'vai para o Próximo loop
    Next X
    End Function


    Cumprimentos.
    avatar
    dias2011
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 13/08/2012

    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  dias2011 22/5/2013, 12:27

    Nossa mas que estranho esta é igual a outra que vc me passou e agora esta fazendo certo :/ .
    Mas mesmo assim obrigada por ter se disposto a me ajudar mais uma vez Very Happy

    Abraços.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  Convidado 22/5/2013, 16:36

    Nem tudo está igual, a diferença está aqui:

    'Verifico se o dia Não é um sábado ou domingo, caso seja um dia da semana diminuo um dia da data para assim dar procedimento ao código
    'verificando o dia útil anterior ao domingo
    If Weekday(dtDate) <> 1 Or Weekday(dtDate) <> 7 Then dtDate = DateAdd("d", -1, dtDate)

    O Fórum agradece o retorno.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana Empty Re: [Resolvido]Dias da Semana - Descartar Feriados e Final de Semana

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 22:11