MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Verificar se um dado ja foi ou nao inserido

    avatar
    Susana31
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 05/05/2013

    Verificar se um dado ja foi ou nao inserido Empty Verificar se um dado ja foi ou nao inserido

    Mensagem  Susana31 5/5/2013, 17:24

    Boa tarde!
    Preciso de fazer uma consulta que permita testar se um determinado registo já foi introduzido (por exemplo um dado Cliente identificado pelo seu NIf) e no caso de não ter sido que permita fazer a introdução, na tabela própria, desse registo. Isto utilizando o access 2007, e se possivel o vba. Estando esse nif na tabela Clientes.
    Obrigado
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Verificar se um dado ja foi ou nao inserido Empty Re: Verificar se um dado ja foi ou nao inserido

    Mensagem  Alexandre Neves 5/5/2013, 17:29

    Boa tarde, Susana, e bem-vinda ao fórum
    Veja este


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Susana31
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 05/05/2013

    Verificar se um dado ja foi ou nao inserido Empty Re: Verificar se um dado ja foi ou nao inserido

    Mensagem  Susana31 5/5/2013, 17:39

    Obrigado, pelas boas vindas e pela ajuda, usando o forum que me forneceu está a dar-me este erro
    " Compile error: Argument not optional",
    quando eu insiro este código


    Public Function ERRO(NIF)
    If (Not IsNull(DLookup("[NIF] &" = " & Me!NIF & "))) Then
    MsgBox "O NIF já está registado no sistema..." & NIF.Text, _
    vbInformation, "Aviso"
    Cancel = True 'cancela o evento.
    Me!NIF.Undo 'desfaz a digitação.

    End If
    End Function
    Se me poder ajudar a resolve-lo agradecia Very Happy
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Verificar se um dado ja foi ou nao inserido Empty Re: Verificar se um dado ja foi ou nao inserido

    Mensagem  Alexandre Neves 5/5/2013, 19:07

    Não sei onde foi buscar o código. Trata-se de função que está montada para tipo específico de nomes e, na minha opinião, devia estar melhor
    Como se chama o controlo do formulário que armazena o NIF?
    Como se chama o campo da tabela que guarda o NIF?
    Como se chama a tabela que guarda o NIF?
    Deve ser do género:
    if Dcount("*","Tabela","CampoNIF='" & ControloNIF & "'")>0 then
    msgbox "O NIF já se encontra registado."
    me.undo
    cancel=true
    end if


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Susana31
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 05/05/2013

    Verificar se um dado ja foi ou nao inserido Empty Re: Verificar se um dado ja foi ou nao inserido

    Mensagem  Susana31 5/5/2013, 19:47

    A tabela onde está o nif chama-se Clientes e o atributo chama-se Nif, em relação ao formulário ainda não criei nenhum. Desculpe a minha ignorancia em access, ainda estou a aprender, há muita coisa que não sei.
    E qual seria o tipo de funçaõ que ieria inserir uma Public Function ou uma Privite Function? Ou não tem nada a ver?
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Verificar se um dado ja foi ou nao inserido Empty Re: Verificar se um dado ja foi ou nao inserido

    Mensagem  Alexandre Neves 5/5/2013, 22:13

    Susana,
    Tens de criar um formulário para introdução de dados. Só num formulário é que existem controlos que têm várias propriedades e acontecimentos que podem utilizados para se obter o que se pretende.
    Estuda por sebentas. Existem bastantes e gratuitas


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

    Conteúdo patrocinado


    Verificar se um dado ja foi ou nao inserido Empty Re: Verificar se um dado ja foi ou nao inserido

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 01:45