MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Relação entre Tabelas Lotação e Agência

    avatar
    santiagovie
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1
    Registrado : 31/05/2013

    Relação entre Tabelas Lotação e Agência Empty Relação entre Tabelas Lotação e Agência

    Mensagem  santiagovie 2/6/2013, 09:51

    Bom dia a todos.
    Já vou adiantando as desculpas, caso esse meu post seja repetido aqui no fórum, porém não encontrei algo que me ajude até agora.
    Bem da verdade, até encontrei algo próximo, e sei que é de conhecimento da maioria o relacionamento de tabelas entre cidade e estado.
    Porém o que quero é o inverso desse tipo de relacionamento. Quero ao selecionar uma cidade apareça o estado correspondente.
    Caso haja algo do tipo aqui no fórum, peço por gentileza a indicação da sala.
    Vou agora ao meu problema.
    Tenho um cadastro onde consta a Lotação onde a pessoa trabalha e essa lotação pertence a uma Agência. São cerca de 160 Lotações e 5 Agências. Na ficha de cadastro feita a mão, consta apenas a Lotação. Essas fichas estão sendo digitadas para um banco de dados, que é o que estou tentando criar.
    Seguindo algumas explicações sobre a relação de tabelas de cidades e estado, fiz o seguinte:
    - Criei uma Tabela Lotação.
    Nessa tabela consta os campos:
    CódigoLotação - Autonumeração > Indexado > Chave primária
    Lotação - Texto
    CódigoAgência - Número > Indexado
    - Criei uma Tabela Agência.
    Nessa tabela consta os campos:
    CódigoAgência - Autonumeração > Indexado > Chave primária
    Agência - Texto
    Fiz o relacionamento entre os campos CódigoAgência da Tabela Agência e CódigoAgência da Tabela Lotação, do tipo um-para-muitos e marcando as opções Impor Integridade Referencial, Propagar atualização dos campos relacionados e Propagar exclusão dos registros relacionados. O Tipo de Associação... foi do tipo 1: Somente incluir as linhas quando os campos associados de ambas as tabelas forem iguais.
    Nem sei porque marquei essas opções, mas como falei, fui me baseando em outros exemplos e dicas.
    Na tabela Lotação, fui no campo CódigoAgência, na aba Pesquisa e em Exibir Controle mudei para Caixa de Combinação. Em Origem da linha, coloquei a seguinte instrução SQL: SELECT DISTINCTROW Agência.* FROM Agência ORDER BY Agência.Agência;
    Não sei se essa instrução SQL está correta, mas assim consegui uma Caixa de combinação onde fosse listado as Agências. Depois ajeitei as colunas.
    Também criei uma outra Tabela com o nome de Cadastro, nela contém os campos:
    CódigoCadastro - Autonumeração > Indexado > Chave primária
    Nome - texto
    CódigoLotação - número > Indexado
    CódigoAgência - número > Indexado
    Fiz dois relacionamentos, porém nem sei se precisa, entre os campos CódigoAgência da Tabela Agência e CódigoLotação da Tabela Lotação para os seus respectivos campos na Tabela Cadastro. Esses relacionamento foram do tipo um-para-muitos, porém marquei o Tipo de Associação... como o 2.
    Depois fui na Tabela Cadastro e no campo CódigoLotação, na aba pesquisa formatei a Caixa de Combinação, que funcionou mostrando as Lotações.
    Porém não consigo fazer o mesmo com o campo CódigoAgência nessa mesma tabela Cadastro.
    Ai está o meu enganchado.
    Ainda quero fazer o Formulário e lá o digitador ao escolher a Lotação, automáticamente o campo Agência seja preenchido. Porém deve ficar liberado para caso ele não saiba a Lotação, possa escolher pelo menos a Agência em uma Caixa de Combinação.
    E aí? Alguém já se deparou com uma besteira dessas?
    Obs. Vou rodá-lo em Access XP, pois é o único liberado na empresa.
    Fernando Bueno
    Fernando Bueno
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2115
    Registrado : 12/04/2012

    Relação entre Tabelas Lotação e Agência Empty Re: Relação entre Tabelas Lotação e Agência

    Mensagem  Fernando Bueno 4/6/2013, 19:46

    Boa noite Santiago, seja bem vindo ao Forúm.

    Veja se este exemplo do João Paulo atende.

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t50-filtragem-em-cascata?highlight=combos+em+cascata


    .................................................................................
    Um abraço
    Fernando Bueno


    O aumento do conhecimento é como uma esfera dilatando-se no espaço
    quanto maior a nossa compreensão,
    maior o nosso contacto com o desconhecido
    Relação entre Tabelas Lotação e Agência 16rzeq

      Data/hora atual: 2/5/2024, 18:22