MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado

    avatar
    amorim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 16
    Registrado : 11/02/2010

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Empty MS Access faz cálculo errado

    Mensagem  amorim 17/6/2013, 12:21

    Bom Dia

    Estou a recorrer ao fórum porque não consigo obter uma explicação para o sucedido.

    O Access está a fazer um cálculo errado. Passo a explicar:
    Tenho uma BD em que são introduzidas as faturas de fornecedores que entram na empresa e pretende-se, com a colocação do total e da taxa de IVA, o cálculo do valor s/ iva.

    Contudo, não estou a obter o valor correto. Não se trata de problemas de arredondamento, mas sim de problema de cálculo.

    Em anexo está a BD e já de seguida os meus printscreens para os valores de 100 000 e 106 000. 
    Agradecia que testassem os valores 100 000 e 106 000 e outros que vos pareçam necessários. 

    PASSANDO A EXPLICAR A ESTRUTURA DO FORM

    Á esquerda estão introduzidos campos independentes, em que os valores predefinidos são 100 000 e 0,06, correspondem aos valores total e IVA. Á direita estão os valores baseados nas tabelas. Vejam a diferença.... o problema é claramente o cálculo.

    O exemplo de 106 000 é o mais incompreensivel, aplicando 6% a 100 000 dá 6 000 , ou seja, apenas números inteiros. Não percebo como é criado ali aquele cêntimo, quando efetuamos o cálculo.



    100 000 --> https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/14/qtdx.jpg/?sa=0
    106 000 --> https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/11/apnj.jpg/?sa=0

    Obrigado desde já
    Anexos
    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado AttachmentTESTE.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (87 Kb) Baixado 19 vez(es)
    wellingtoneo
    wellingtoneo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 294
    Registrado : 30/07/2012

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Empty Re: [Resolvido]MS Access faz cálculo errado

    Mensagem  wellingtoneo 17/6/2013, 15:10

    Amorim, bom dia!


    Tente algo assim:

    Me.total = Me.valorfact
    tx = 1 + Me.txiva
    Me.Valorsiva = Me.total - (Me.total * (Me.txiva))
    valorsivaarred = Round(Me.Valorsiva, 2)
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Empty Re: [Resolvido]MS Access faz cálculo errado

    Mensagem  JPaulo 17/6/2013, 15:26

    Veja a diferença e mais algumas;

    Aproveite este link para testar os resultados;

    http://www.porcentagem.org/


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    amorim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 16
    Registrado : 11/02/2010

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Empty Re: [Resolvido]MS Access faz cálculo errado

    Mensagem  amorim 17/6/2013, 15:56

    wellingtoneo escreveu:wellingtoneo



    Tente algo assim:

    Me.total = Me.valorfact
    tx = 1 + Me.txiva
    Me.Valorsiva = Me.total - (Me.total * (Me.txiva))
    valorsivaarred = Round(Me.Valorsiva, 2)

    Tive aqui um problema com o "citar", ou seja, responde à resposta do wellingtoneo. De facto o que sugeriu foi não usar a propriedade distributiva da multiplicação. percebo e agradeço a sugestão, contudo, a sua sugestão está errada, pois "Me.total - (Me.total * (Me.txiva))" só iria criar uma taxa sobre um valor que já tem taxa incluida. queremos precisamente o contrário, retirar o efeito da taxa do me.total.


    Obrigado
    avatar
    amorim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 16
    Registrado : 11/02/2010

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Empty Re: [Resolvido]MS Access faz cálculo errado

    Mensagem  amorim 17/6/2013, 16:01

    acho que não me expressei bem. Ambos consideraram os meus valores de 100 e 106 000 como sendo valores sem iva.
    É precisamente o contrário. Estes valores já contêm o acréscimo da taxa. pretendo o valor antes da aplicação do imposto.


    Obrigado mais uma vez, e desculpem se a minha explicação não foi clara.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Empty Re: [Resolvido]MS Access faz cálculo errado

    Mensagem  JPaulo 17/6/2013, 16:18

    Até agora não entendi nada do que pretende, até porque você inicialmente disse:

    "Não percebo como é criado ali aquele cêntimo, quando efetuamos o cálculo."


    Explique detalhadamente o que pretende e somente assim o poderemos ajudar.


    O ficheiro que anexei estava enganado, veja este:
    Anexos
    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado AttachmentTESTE_II.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (44 Kb) Baixado 21 vez(es)


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    wellingtoneo
    wellingtoneo
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 294
    Registrado : 30/07/2012

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Empty Re: [Resolvido]MS Access faz cálculo errado

    Mensagem  wellingtoneo 17/6/2013, 16:49

    100 é o valor com a iva na qual essa vale 6% deste valor. não é isso? Sendo sim, 6% de 100 é 6 correto? A taxa menos o valor total seria 100 - 6 que é igual ha 96, certo?

    O que pude entender do seu cálculo foi isso... Caso haja algum erro mencionar para melhor entendemos. Obrigado!
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Empty Re: [Resolvido]MS Access faz cálculo errado

    Mensagem  JPaulo 18/6/2013, 09:12

    Na falta de retorno, Resolvido.


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    amorim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 16
    Registrado : 11/02/2010

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Empty 100 é o valor com a iva na qual essa vale 6% deste valor. não é isso? Sendo sim, 6% de 100 é 6 correto? A taxa menos o valor total seria 100 - 6 que é igual ha 96, certo? O que pude entender do seu cálculo foi isso... Caso haja algum erro mencionar para

    Mensagem  amorim 18/6/2013, 11:50

    wellingtoneo escreveu:100 é o valor com a iva na qual essa vale 6% deste valor. não é isso? Sendo sim, 6% de 100 é 6 correto? A taxa menos o valor total seria 100 - 6 que é igual ha 96, certo?

    O que pude entender do seu cálculo foi isso... Caso haja algum erro mencionar para melhor entendemos. Obrigado!

    Errado Wllingtoneo. Os valores introduzidos têm sempre IVA. o resultado do cálculo tem de ser o valor ANTES da aplicação da TAXA. Tentando explicar melhor. Temos a fórmula:



    Valor com iva= valor sem iva +(valor sem iva * Taxa)     OU  Valor com iva = valor sem iva (1+taxa)


    Neste caso sabemos sempre 2 valores: taxa e valor com iva. Pretendemos saber o valor sem IVA.
    Partindo da fórmula 


    valor com iva= valor sem iva (1+taxa) <=> valor sem iva = valor com iva / (1+taxa)


    A fórmula é esta, mas aplicando diretamente originada erros no arredondamento.

    __________________________________
    JPaulo escreveu:Até agora não entendi nada do que pretende, até porque você inicialmente disse:

    "Não percebo como é criado ali aquele cêntimo, quando efetuamos o cálculo."


    Explique detalhadamente o que pretende e somente assim o poderemos ajudar.
    O que quis dizer com "gerar" aquele cêntimo é que, a aplicação de uma taxa ao nº inteiro 100 000 gera um número inteiro 6000. Não origina cêntimos nem qualquer arredondamento. Ora o contrário também é válido. Retirar a taxa de 6% a 106 000 tem de dar 100 000!

    Quanto ao ficheiro enviado pelo JPaulo. de facto está já a funcionar o que enviou. O segredo, pela análise que fiz está na utilização da função VAL().
    Se retirar essa função volto a ter o mesmo problema. Considero assim o problema resolvido


    Agradeço toda a ajuda fornecida, mais uma vez consegui resolver um problema que não conseguiria sem a ajuda do forum.


    Creio que os detalhes, neste caso, são de extrema importância.


    Cumprimentos a todos.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Empty Re: [Resolvido]MS Access faz cálculo errado

    Mensagem  JPaulo 18/6/2013, 13:04

    O seu raciocinio está correto e foi nessa base que alterei o seu exemplo.

    Obrigado pelo retorno o forum agradece.


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]MS Access faz cálculo errado Empty Re: [Resolvido]MS Access faz cálculo errado

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 10:00