MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo?

    avatar
    NarcisoRN
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo? Empty Como organizar uma informação dentro de um campo Memo?

    Mensagem  NarcisoRN 23/6/2013, 13:33

    Pessoal,

    Tenho um formulário com um campo memo onde eu coloco as informações do elenco de um determinado filme. Essa informação eu encontro em sites de cinema e geralmente o elenco vem na forma de um ator por linha por exemplo:

    Ator1
    Ator2
    Ator3

    Dai eu copio e colo dentro do memo e la mesmo e de forma manual eu coloco a informação assim:

    Ator1, Ator2, Ator3...etc

    Ou seja, preciso que o elenco fique na ordem sequencial e separados por virgula. Existe alguma forma de assim que eu jogar a informação dentro do memo ele deixa-la como eu quero?

    Pensei em usar um segundo campo memo onde eu jogaria a informação em colunas e depois manipularia ela jogando para o segundo campo memo ja formatada, mas não sei como manipular linhas de um memo, assim como não sei se essa seria a melhor forma de fazer o que eu quero. . Qualquer ajuda será bem vinda
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo? Empty Re: [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo?

    Mensagem  criquio 23/6/2013, 13:43

    Use o Replace para substituir as quebras de linhas, que no VBA é representada por vBcRlF, por ", ":

    Me.SeuCampo = Replace(Me.SeuCampo, vBccRlF, ", ")

    Mais ou menos por aí. Veja se consegue adaptar.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    NarcisoRN
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo? Empty Re: [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo?

    Mensagem  NarcisoRN 23/6/2013, 14:24

    Ola Criquio,

    Coloquei no form um botão que ao ser clicado dispara o codigo que vc me passou

    Private Sub Comando42_Click()
    Me.Elenco = Replace(Me.Elenco, vBccRlF, ", ")
    End Sub

    Mas não deu ceto, foi ai que eu descobri que vc adicionou um c a mais no vBcRLf rsrsrs. Mudei e ta funcionando beleza.
    vou tentar ver se coloco o codigo em algum evento do proprio campo, para ele fazer isso assim que eu colar a informação.
    Obrigado novamente amigo.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo? Empty Re: [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo?

    Mensagem  criquio 23/6/2013, 14:26

    Foi erro de digitação. Quanto a um evento do próprio campo, o melhor para esse caso creio ser o "Após atualizar".


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    NarcisoRN
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo? Empty Re: [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo?

    Mensagem  NarcisoRN 25/6/2013, 00:25

    Ola Criquio,

    Resolvi postar essa mensagem depois de ter encerrado o tópico, porque aconteceu algo inusitado. Coloquei o código no evento ao atualizar e ficou show de bola, eu entrava no site copiava os atores que estavam no formato de coluna e colocava no campo memo, imediatamente os nomes ficavam perfilados e com uma vírgula entre eles, exatamente como eu estava querendo. Nesse formulário, eu tenho um botão que ao ser clicado, gera um arquivo txt com todo o conteúdo do registro atual, o conteúdo já vem com tags html que eu jogo num blog meu que contem todo o meu acervo de filmes. no Blog os nomes aparecem dessa forma:

    Owen Wilson
    ,Rachel McAdams
    ,Kurt Fuller
    ,Mimi Kennedy
    ,Michael Sheen
    ,Nina Arianda
    ,Carla Bruni
    ,Maurice Sonnenberg
    ,Thierry Hancisse
    ,Guillaume Gouix
    ,Audrey Fleurot
    ,Marie-Sohna Conde
    ,Yves Heck
    ,Alison Pill
    ,Tom Hiddleston

    No txt gerado, está tudo direitinho. Mesmo que eu vá no campo memo e copie o conteúdo do memo e cole em qualquer lugar (Word, Notepad, dreamweaver, blog...etc) fica em coluna da forma como expus acima. Já bati a cabeça aqui procurando uma forma de resolver isso e não acho nenhuma solução, vc teria alguma ideia do que eu possa fazer pra resolver isso?

    grato
    Marcos
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo? Empty Re: [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo?

    Mensagem  criquio 25/6/2013, 00:32

    Poste o txt completo, incluindo as tags html.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    NarcisoRN
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo? Empty Re: [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo?

    Mensagem  NarcisoRN 25/6/2013, 00:43

    Mas mesmo que eu não use o txt e resolva copiar as informações do campo memo usando o control+C e depois colando em qualquer lugar fica do mesmo jeito ou seja em coluna. Abaixo o txt gerado:
    ------------
    TÍTULO ORIGINAL: Midnight in Paris
    TÍTULO BRASIL: Meia Noite em Paris
    ANO DE PRODUÇÃO: 2011
    DIREÇÃO: Woody Allen
    PRODUÇÃO: Woody Allen
    GÊNERO: Drama & Romance
    AUDIO: Dublado
    QUALIDADE: 720p
    TAMANHO: 4 GB
    SINOPSE:
    Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.
    ELENCO:
    Owen Wilson
    ,Rachel McAdams
    ,Kurt Fuller
    ,Mimi Kennedy
    ,Michael Sheen
    ,Nina Arianda
    ,Carla Bruni
    ,Maurice Sonnenberg
    ,Thierry Hancisse
    ,Guillaume Gouix
    ,Audrey Fleurot
    ,Marie-Sohna Conde
    ,Yves Heck
    ,Alison Pill
    ,Tom Hiddleston

                
    Trailer
    Mais Informações
    ------------
    A parte do código está logo abaixo

    ----
    Option Compare Database
    Private Sub Comando39_Click()

    Dim N As Integer, rst As Recordset, cArq As String, strHtml1, strHtml2, strHtml3, strHtml4, strHtml5, strHtml6, strHtml7, strHtml8 As String
    Dim codFilme As Integer
    Dim contadorLinha As Long
    Dim arquivo As Integer
    Dim textoProximaLinha, textoArquivo As String

    cArq = "C:\Users\Marcos\Desktop\Blog\arq.txt"
    strHtml1 = ""
    strHtml2 = "            
    "
    strHtml3 = ""
    strHtml5 = "
    Trailer
    "
    strHtml6 = ""
    strHtml8 = "
    Mais Informações
    "

    codFilme = Me![Codigo]

    N = FreeFile
    Set rst = CurrentDb.OpenRecordset("SELECT * FROM Acervo where Codigo=" & codFilme & "")

    Open cArq For Output As #N
            Print #N, "TÍTULO ORIGINAL: " & rst![titulo Original]
            Print #N, "TÍTULO BRASIL: " & rst![Titulo Brasil]
            Print #N, "ANO DE PRODUÇÃO: " & rst![Ano Producao]
            Print #N, "DIREÇÃO: " & rst![Direcao]
            Print #N, "PRODUÇÃO: " & rst![Producao]
            Print #N, "GÊNERO: " & rst![Genero]
            Print #N, "AUDIO: " & rst![Audio]
            Print #N, "QUALIDADE: " & rst![Qualidade]
            Print #N, "TAMANHO: " & rst![Tamanho]
            Print #N, "SINOPSE: " & vbCrLf & rst![Sinopse]
            Print #N, "ELENCO: " & vbCrLf & rst![Elenco] & vbCrLf
            Print #N, strHtml1 & strHtml2 & strHtml3 & rst![Url Video] & strHtml4 & strHtml5 & strHtml6 & rst![Url IMDB] & strHtml7 & strHtml8
           
    Close #N
    Set rst = Nothing

    Shell "c:\windows\notepad.exe C:\Users\Marcos\Desktop\Blog\arq.txt", vbNormalFocus
    End Sub

    'Aqui o evento após atualizar do campo memo
    Private Sub Elenco_AfterUpdate()
    Me.Elenco = Trim(Replace(Me.Elenco, vbCrLf, ","))
    End Sub
    -------
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo? Empty Re: [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo?

    Mensagem  criquio 25/6/2013, 00:54

    Não consegui enxergar nada de errado. Agora, uma dica: declare o tipo para todas as variáveis e não para um bloco de variáveis. Exemplo:

    ERRADO:
    Dim v1, v2, v3 As String

    CERTO:
    Dim v1 As String, v2 As String, v3 As String

    No caso ERRADO, apenas v3 está sendo declarada como String. As outras ficam como Variant, que pode funcionar para a maioria dos casos mas com menos eficiência porque o Access não sabe exatamente que tipo deve atribuir à variável.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    NarcisoRN
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 26/07/2011

    [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo? Empty Re: [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo?

    Mensagem  NarcisoRN 25/6/2013, 01:09

    Ok Criquio. Obrigado pela dica.

    Vou ver se descubro como resolver isso.

    abs
    Marcos

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo? Empty Re: [Resolvido]Como organizar uma informação dentro de um campo Memo?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 18:39