MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Desativar botão

    avatar
    luiz.iupy
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 03/07/2013

    Desativar botão Empty Desativar botão

    Mensagem  luiz.iupy 3/7/2013, 05:24

    Caros amigos estou precisando de uma ajuda.

    Tenho um conhecimento muito pequeno de access entretanto estou montando uma aplicação parecida com um controle de estacionamento.
    No momento a minha dificuldade está no seguinte:
    Existe um campo onde registra o horario de inicio e um campo onde registra o horario de fim. Não gostaria que estes horarios fossem colocados manualmente então com muito custo consegui colocar um botão com uma macro que registra o horario de inicio e outro botão com outra macro que registra ho horario de fim entretanto não consegui que após o botão apertado ele perca a função naquele registro só volte a funcionar no proximo registro quando tento após atualizar bloquear o botão ele fica bloqueado em todos os outros registros então não consigo dar inicio no proximo registro.
    Outra caracteristica importante é que dou inicio em mais de um registro antes de finalizar ou seja fica faltando apontar o horario de fim em diversos registros ao mesmo tempo.
    Tenhos outras dificuldades entretanto vou tentar colocar uma de cada vez e se possivel gostaria de contar com a ajuda de vocês. Desde já agradeço pela atenção.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Desativar botão Empty Re: Desativar botão

    Mensagem  criquio 3/7/2013, 13:39

    Olá, seja bem vindo ao fórum.

    Caso seja um formulário simples, tente, no evento "No atual" do formulário, colocar o código abaixo:
    Código:
    If IsNull(Me.NomeCampoDaHoraInicial) Or Me.NomeCampoDaHoraInicial.Value = "" Then
        Me.NomeDoBotão.Enabled = True
    Else
        Me.NomeDoBotão.Enabled = False
    End If
    Se for formulário contínuo com uma réplica do botão em cada linha, aí deverá usar o nome do campo, checando se ele já está preenchido. Caso não esteja, o botão coloca a hora. Caso já esteja, não faz nada:
    Código:
    If IsNull(Me.NomeCampoDaHoraInicial) Or Me.NomeCampoDaHoraInicial.Value = "" Then
        Me.NomeCampoDaHoraInicial = Time
    End If


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    luiz.iupy
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 03/07/2013

    Desativar botão Empty Re: Desativar botão

    Mensagem  luiz.iupy 4/7/2013, 02:05

    Boa noite,

    Quero agradecer a ajuda mas,

    Eu coloquei as duas rotinas no atual (uma de cada vez) mas, não funcionou quando eu clico no botão a ainda continua mudando o horário.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Desativar botão Empty Re: Desativar botão

    Mensagem  criquio 4/7/2013, 12:43

    A segunda opção não é no evento "No atual", é no botão. Mas você tem que observar se está usando formulário simples ou contínuo para aplicar a solução mais adequada.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    luiz.iupy
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 03/07/2013

    Desativar botão Empty Re: Desativar botão

    Mensagem  luiz.iupy 4/7/2013, 16:08

    Este formulario quando criei foi como subformulario mas percebi que poderia usar ele como formulario mesmo pois já teria todos os campos necessários.
    Acho que é um formulario simples pois abre um registro por vez quando avanço para o proximo registro vai para a proxima pagina e aparece apenas os detalhes deste novo registro.
    Se for para por no botão em que local dos eventos que coloco? pois no "ao clicar" está a macro que faz aparecer a hora isto tanto para a hora inicial como para a hora final (uma macro para cada campo).
    Obrigado.
    avatar
    luiz.iupy
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 03/07/2013

    Desativar botão Empty Re: Desativar botão

    Mensagem  luiz.iupy 8/7/2013, 16:38

    Pessoal será que alguém pode me ajudar?

    Ainda não consegui resolver.

    Tentei com as instruções que o amigo criquio enviou mas não funcionou já tentei diversas coisas mas ainda não tive resultado.
    O meu problema é que vou deixar um operador utilizando o formulário e quando ele apertar o botão para dar inicio aparece a hora que ele apertou e neste formulário que é o registro de uma pessoa que chegou dai por diante só pode clicar no botão de saída que também depois de apertado não pode mais ser alterado esta necessidade é para ou intencionalmente ou por engano o operador não poder alterar o horário de chegada nem de saída.
    Neste formulário tem outras informações que serão digitadas mas os horários serão colocados através do botão inicio e botão fim.
    Coloquei um filtro para o operador só ter acesso aos formulários do dia. Estou tentando desenvolver um sistema para controle de permanência de crianças em um espaço conde os pais pagam de acordo com o tempo que as crianças ficam lá.
    Meu conhecimento de Access é muito pequeno estou aprendendo bastante com esta aplicação entretanto estou tendo diversas dificuldades caso vocês tenham alguma sugestão estou aceitando.
    Pra fazer registrar o horário inicial fiz uma macro definir valor Agora() no registro entrada inicial e coloquei um botão que ao apertar executa esta macro e funcionou quando clica no botão registra o horário no campo horário de entrada mas o problema que estou tendo no momento que já tentei de tudo e não consegui resolver é que após clicar no botão e registrar o horário se clico novamente o horário é atualizado e é isso que não pode acontecer.
    Quando consigo bloquear o botão ele fica bloqueado em todos os formulários e ai não resolve porque não consigo dar inicio nos outros formulários e quando deixo liberado fica em todos também no que já registrei o horário.
    Na minha ultima tentativa fiz uma macro com a instrução executar macro e coloque a macro hora inicio e no botão coloquei esta macro mas na expressão da função executar macro não consegui colocar uma expressão que verifique se o registro já tem o horário para não executar a macro hora inicial e ficou do mesmo jeito ou eu bloqueio colocar o horário em todos os registros ou libero para todos.
    Desde já agradeço pela ajuda.

    Conteúdo patrocinado


    Desativar botão Empty Re: Desativar botão

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 9/5/2024, 13:58