MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Optar entre duas tabelas

    avatar
    M_Sant12
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 08/09/2013

    Optar entre duas tabelas Empty Optar entre duas tabelas

    Mensagem  M_Sant12 8/9/2013, 14:45

    Bom dia amigos.
    Minha primeira vez aqui.
    Tenho conhecimentos apenas razoáveis em access. Tenho no PC o Access 2007.

    Estou montando um banco de dados para controle de clientes, fornecedores, pedidos de clientes, compras e controle de estoque.
    Todas as tabelas já estão montadas e todos os formulários de cadastro também.
    Estou na fase de finalização. Detalhes deste banco de dados.

    Porém agora surgiu uma dúvida que não consigo resolver de forma satisfatória.

    Seguinte. Tenho dois tipos de clientes. Comuns e Distribuidores. Para cada um tenho uma tabela de preço diferente.
    Tenho como resolver este problema de forma simples através do campo desconto, no formulário Detalhamento do Pedido, onde são incluídas e calculadas as quantidades de produtos de cada ítem do pedido.

    O problema é que o preço para distribuidores pode variar de valor. Explicando, existem produtos onde o desconto (campo desconto) pode ser maior ou menor que o de outros ítens e aí, antes de entrar com o percentual de desconto eu me veria obrigado a calcular este desconto em uma calculadora.
    A tabela de Preços para Distribuidores já está pronta e posso atualizá-la através de uma consulta (criada) de atualização. Portanto automatizada.

    Eis então o que preciso.

    No subformulário DETALHES DO PEDIDO eu queria escolher entre estas duas tabelas para preencher automaticamente os dados necessários, a saber:
    Código do produto, Nome do Produto, Preço do Produto e deixando o campo desconto para alguma promoção individual.

    O que já tentei:

    1) Juntar as duas tabelas numa consulta União e selecioná-las através de uma combox no subformulário DETALHES DO PEDIDO.
    Resultado: Fica uma tabela enorme com ítens duplicados. Isto é, o mesmo produto com dois preços diferentes e de escolha complicada, permitindo que ocorram erros.

    2) Usar duas combox combinadas. Uma escolheria o tipo de clientes (comum ou distribuidor) e a outra selecionaria a tabela. Dá erro, pois as duas tabelas tem como origem a Tabela Produtos. Dá erro de referência circular na consulta.

    Alguém teria uma idéia de como resolver isso usando apenas uma caixa de combinação no Subformulário Detalhes do Pedido?

    Desde já agradeço a todos.

    Forte abraço e parabéns pelo trabalho.
    Já tirei muitas dúvidas aqui neste Fórum.
    Mas hoje, resolvi me cadastrar e sanar a minha santa ignorância em access avançado.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Optar entre duas tabelas Empty Re: Optar entre duas tabelas

    Mensagem  Alexandre Neves 8/9/2013, 18:58

    Boa tarde, e bem-vindo ao fórum
    Não disponibilizou a bd para se verificar
    Tenha apenas uma tabela de preços, com campos PrecoComum e PrecoDistribuidor.
    Ao escolher o tipo de cliente, coloque código para chamar os valores pretendidos


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    M_Sant12
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 08/09/2013

    Optar entre duas tabelas Empty Boa tarde Alexandre.

    Mensagem  M_Sant12 8/9/2013, 21:53

    Obrigado amigo pela resposta.

    Poderias citar um exemplo de código sugerido por você?
    Na tabela Pedidos dos Clientes tenho disponibilizado todos os dados principais do cliente.
    Na tabela Detalhes do Pedido é que gostaria de implementar esta facilidade, ao invés de ficar calculando descontos para o cliente distribuidor.

    Posso estar enganado, mas seria código usando "If"?
    Nesta tabela tenho os seguintes campos:

    IDPedido
    IDPedDet
    IDProduto
    Nome
    Quantidade
    Preço
    Desconto

    O valor do pedido e o cálculo dos ítens viriam de uma consulta detalhes do pedido baseada nos campos acima com cálculo de subtotais (ítens)
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Optar entre duas tabelas Empty Re: Optar entre duas tabelas

    Mensagem  Alexandre Neves 8/9/2013, 22:51

    O preço é colocado no formulário. Certo?
    Se sim, no formulário, ao escolher o cliente, coloque código (por Dlookup, p.ex.) que vá buscar o preço conforme o cliente


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    M_Sant12
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 08/09/2013

    Optar entre duas tabelas Empty Quase isso.

    Mensagem  M_Sant12 8/9/2013, 23:12

    Mais uma vez obrigado Alexandre.

    O preço dos produtos vem diretamente da TABELA PRODUTOS. Somente os que estão em linha, cuja seleção é feita por uma consulta chamada CstProdutos ativos.

    No form PEDIDOS DOS CLIENTES Tem um form Principal (IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE, forma de pagamento, definição do Status do Pedido. identificação do vendedor e todos os dados principais, oriundos de outras tabelas) e um SubForm (aba) DETALHES DO PEDIDO, onde são realizados os cálculos dos ítens do pedido.

    É nesse SubForm que desejo fazer a escolha entre os preços para Clientes Comuns e Distribuidores, para fazer com que todos os outros campos (Nome do Produto, Preço) sejam preenchidos automaticamente (sei como fazer) após a escolha do CÓDIGO DO PRODUTO, restando somente, a entrada de dados no campo Quantidade para que sejam efetuados os cálculos.

    Rapaz, estou perdendo os poucos cabelos que restam (rsrsrsrs) na busca de uma solução.
    Já coloquei um CAMPO IDENTIFICADOR ( C para Comum e D para Distribuidor) na tabela Detalhes do Pedido, mas tentei esta solução com duas tabelas distintas. Uma para os Clientes comuns e outra para os Distribuidores, oriundas da tabela PRODUTOS.
    Tentei usar caixas de combinação combinadas entre si agindo uma como filtro da outra, mas a Combobox não admite o uso de duas tabelas como Origem dos dados.
    Dai, deu tiuti.

    Abraços
    Manoel
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Optar entre duas tabelas Empty Re: Optar entre duas tabelas

    Mensagem  Alexandre Neves 13/9/2013, 18:16

    Boa tarde,
    Disponibilize dados significativos para se avaliar


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

    Conteúdo patrocinado


    Optar entre duas tabelas Empty Re: Optar entre duas tabelas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 01:55