MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    avatar
    pnbnsv
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 10
    Registrado : 10/09/2013

    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  pnbnsv 4/10/2013, 15:28

    Olá,

    Tenho um relatório em que precisava que as datas que se repetem surgissem a vermelho. Estou a utilizar a função Dcontar na expressão da funcionalidade de formatação condicional, mas não estou a conseguir. O campo chama-se "Data", a consulta por trás do relatório chama-se "[Execução Datas Consultores (Relatório)] e o relatório chama-se "[Consultoria Relatório].

    Como deverá ser a expressão, visto que estou com dificuldades com a síntaxe da função Dcontar?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  Convidado 6/11/2013, 19:12

    Boa tarde pnb.. Seja bem vindo ao Fórum.

    Poste um modelo do relatório com a tabela para que possamos ver isto pra ti.


    cumprimentos.
    avatar
    pnbnsv
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 10
    Registrado : 10/09/2013

    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  pnbnsv 6/11/2013, 20:44

    Olá Piloto.

    A minha BD tem informação confidencial, pelo que não a possa disponibilizar online. Entretanto, já consegui resolver o problema acima e fui evoluindo no mesmo. Agora tenho a seguinte expressão que funciona perfeitamente na formatação condicional:

    Código:
    DContar("*";"[Execução Datas Consultores (Relatório)]";"Data=" & Formatar([Data];"\#aaaa\-mm\-dd\#") & " And [Nome Consultor]='" & [Nome Consultor] & "'")>1 E DSoma("[Horas Executadas]";"[Execução Datas Consultores (Relatório)]";"Data=" & Formatar([Data];"\#aaaa\-mm\-dd\#") & " And [Nome Consultor]='" & [Nome Consultor] & "'")>3,5
    Esta expressão assinala os registos quando existe um consultor com mais do que uma intervenção na mesma data e quando o somatório dessas intervenções é superior a 3,5 horas.

    No entanto, quando criei uma consulta parametrizada (não sei se é assim que se diz), a formatação condicional deixou de funcionar.

    Alguma dica?

    Cumprimentos
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  Convidado 6/11/2013, 21:22

    No meu caso.. Só vendo mesmo..

    caso queira crie alguns dados fictícios e disponibilize apenas os objetos envolvidos. Caso contrário aguarde outro colega que tenha mais entendimento em formatação condicional o ajudar.

    Cumprimentos.
    avatar
    pnbnsv
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 10
    Registrado : 10/09/2013

    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  pnbnsv 7/11/2013, 15:25

    Obrigado pela resposta Piloto.

    Segue então uma BD com os objetos necessários. O objeto que tem a formatação condicional aplicada é o relatório "Consultoria". Como disse antes, a formatação funciona sem os parâmetros na consulta e deixa de funcionar quando são aplicados.

    Agradeço a ajuda!
    Anexos
    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório AttachmentBDteste .zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (325 Kb) Baixado 15 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  Convidado 7/11/2013, 18:23

    Boas.. Bem darei duas ideias para que teste ai.

    Talvez o problema é porque o critério que pede a data está sendo requisitado quando o processo de abertura da consulta já está em andamento.
    Para ver se funciona de outra forma.. Coloque um formulário com as datas.. e um botão Clicar que ao abrir o relatório pegará as datas deste formulário.

    Uma outra idéia bem mais prática e mais viável a meu ver, e seguindo o poder de programação dos relatórios inerentes ao Access é checar as caixas texto do próprio relatório..

    Vou dar um pequeno exemplo, não testei porém será fácil adaptar...

    No Relatório você tem a caixa texto: Horas..
    Vamos formatar um nome seguindo a informação desta caixa texto..
    por exemplo:

    Vamos colorir um nome cuja informação na caixa texto horas seja maior que 1

    Clique na secção Detalhes.. Vá nas propriedades, Aba Eventos, Ao pintar e coloque:


    If CDbl(Me.Horas) < 3 Then
        Me.Nome_Consultor.ForeColor = vbRed
    Else
        Me.Nome_Consultor.ForeColor = vbBlue
    End If



    Teste.. E a partir daí tente fazer o que pretende, lembrando o conselho do Mestre Avelino.

    Cada contagem na tabela, seja pelo DCount, Seja pelo DSum.. é uma viagem a tabela..
    Na sua formatação, para cada registro você produzira 2 viagens a tabela:
    1 - DCount
    1 - DSum

    Agora multiplique isto pela quantidade de registros.. Isso é um desastre para o desempenho do sistema.

    Cumprimentos.
    avatar
    pnbnsv
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 10
    Registrado : 10/09/2013

    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  pnbnsv 8/11/2013, 21:24

    Boas,

    Testei o seu código VBA e funciona. Depois incluí o meu código:

    Código:
    Private Sub Detalhe_Paint()
    If DCount("*", "[Execução Datas Consultores (Relatório)]", "Data=" & Format([Data], "\#yyyy\-mm\-dd\#") & " And [Nome Consultor]='" & [Nome Consultor] & "'") > 1 And DSum("[Horas Executadas]", "[Execução Datas Consultores (Relatório)]", "Data=" & Format([Data], "\#yyyy\-mm\-dd\#") & " And [Nome Consultor]='" & [Nome Consultor] & "'") > 3.5 Then
        Me.Nome_Consultor.ForeColor = vbRed
    Else
        Me.Nome_Consultor.ForeColor = vbBlue
    End If
    End Sub
    Dá um erro "O objecto não contém o objecto de automatização 'Data inicial.' Já fiz umas pesquisas para tentar resolver, mas não cheguei a nenhuma conclusão.

    Alguma sugestão?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  Convidado 9/11/2013, 00:03

    Veja bem.. você está utilizando as expressões baseadas em uma consulta que contém critérios.. Como está abrindo o relatório diretamente sem prencher as datas de critério.. Esta dando erro.  Uma dica..


    Abra a consulta que contem os critérios em modo SQL copie a SQL e cole diretamente no relatório.. Assim torna-se desnecessário o relatório utilizar esta consulta pois terá a sua propria consulta nele mesmo.

    Deixe a consulta gráfica (que está no bd) sem critérios de datas.. e ai sim a utilize nas expressões com o Dcount e Dsum.

    Cumprimentos.
    avatar
    pnbnsv
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 10
    Registrado : 10/09/2013

    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  pnbnsv 9/11/2013, 15:12

    Colei o SQL no campo Origem dos Registos do relatório. Não sabia que dava para fazer isso. Agora já pinta o relatório nos registos! Obrigado pela dica.

    No entanto, ao gerar o relatório, para além dos critérios de "Data incial" e "Data final", agora também aparece o critério "Execução Datas Consultores (Relatório)!Horas Executadas". Estive a ver se descobria o porquê, mas não encontrei nada. Se quiser posso postar a BD com as alterações para poder verificar.

    Cumprimentos
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  Convidado 9/11/2013, 15:44

    Abra o relatório em modo Desgin, vá em propriedades, aba Dados, Fonte de registro.


    Cumprimentos.
    avatar
    pnbnsv
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 10
    Registrado : 10/09/2013

    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  pnbnsv 9/11/2013, 15:50

    Olá Piloto, nquanto respondia já tinha editado o post anterior, pois já tinha encontrado a solução. Pode então dar uma olhada no post anterior?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  Convidado 9/11/2013, 21:24

    Isto pode ser feito em relatórios e formulários e assim se evita este amontoado de consultas no banco de dados.

    Post o relatório.

    Cumprimentos.
    avatar
    pnbnsv
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 10
    Registrado : 10/09/2013

    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  pnbnsv 9/11/2013, 22:23

    Segue então a BD.

    Cumprimentos
    Anexos
    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório AttachmentBDteste .zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (297 Kb) Baixado 14 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  Convidado 9/11/2013, 23:07

    Dê maiores detalhes deste problema.

    Cumprimentos.
    avatar
    pnbnsv
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 10
    Registrado : 10/09/2013

    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  pnbnsv 10/11/2013, 00:14

    O problema é que ao gerar o relatório, para além dos critérios de "Data incial" e "Data final", agora também aparece o critério "Execução Datas Consultores (Relatório)!Horas Executadas". Não consigo descobrir porque é que isso está a acontecer. Não pediu esse critério quando você abriu?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  Convidado 10/11/2013, 01:21

    O problema é que ao gerar o relatório, para além dos critérios de "Data incial" e "Data final"
    O que seria "além dos critérios de data inicial e final?

    Cumprimentos.
    avatar
    pnbnsv
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 10
    Registrado : 10/09/2013

    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  pnbnsv 10/11/2013, 14:28

    Não seria nada. Não coloquei mais nenhum critério. Por isso é que estou a achar estranho como é que a consulta que já está a ser feita internamente através do SQL no próprio relatório está a devolver informação da consulta externa. Julgo que não há nada ligado a essa consulta externa e por isso não estou a encontrar o problema. O que eu pretendo é que esse 3º critério deixe de ser pedido e perceber o porquê de estar a pedir.
    avatar
    pnbnsv
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 10
    Registrado : 10/09/2013

    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  pnbnsv 10/11/2013, 21:11

    Já consegui resolver! Era um controlo que estava no rodapé do relatório e que tinha origem dos registos na consulta externa. Bastou mudar essa origem para o controlo "Horas Excutadas" do próprio relatório e já ficou bem.

    Obrigado por tudo!!cheers 
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  Convidado 12/11/2013, 14:07

    Opa!... Bom que conseguiste. Não tive como ver pra ti.. pois fiquei sem conexão desde segunda por problemas com a operadora.

    O Fórum agradece o Retorno.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório Empty Re: [Resolvido]Formatação condicional de datas repetidas num relatório

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 13:21