MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica)

    clalves
    clalves
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 30/06/2011

    Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica) Empty Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica)

    Mensagem  clalves 15/10/2013, 20:03

    Olá a todos!

    Sou novo por aqui mas já estou me sentindo em casa e a vontade para pedir a ajuda de vocês em minha dúvida. É o seguinte.
    Tenho uma tabela onde cadastro meus clientes físico e jurídico sem distinção, porem tenho dois formulários um para cada tipo de pessoa.
    Tenho uma caixa de listagem onde seleciono o cliente pelo nome ou clicando sobre ele e automaticamente os campos são preenchidos.
    Eu gostaria de fazer que em cada formulário (físico ou jurídico) somente aparecesse os tipos daquela linha de cadastro.
    No formulário Jurídico somente pessoa jurídica e no formulário Físico somente pessoa física apesar da tabela ser uma só. Isso seria possível?
    E alguém saberia me orientar a esse respeito caso seja possível?

    Valeu mesmo galera, fico aguardando alguma ajuda.
    Uilson Brasil
    Uilson Brasil
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1039
    Registrado : 23/04/2013

    Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica) Empty Re: Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica)

    Mensagem  Uilson Brasil 15/10/2013, 21:26

    Alves,

    Duas opções:

    1º) Crie duas consultas uma para cada tipo de cliente, depois associe seu formulário PJ a consulta PJ e seu formulário PF a consulta PF.
    2º) Ao carregar o formulário faça o filtro através da folha de propriedades >>> Filtro >>> TipoCliente='Juridico' ou TipoCliente='Fisico'.


    Abraços,

    Uilson Oliveira


    .................................................................................
    ::: Uilson Brasil
    ::: Design in Microsoft Access
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica) Empty Re: Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica)

    Mensagem  Silvio 15/10/2013, 21:31

    Olá, uma sugestão.

    Poderia trabalhar com o comando .enable ou .visible no mesmo formulário.

    Quando carrega os dados da pessoa física, os da PJ ficam ocultos através do .visible e vice versa.

    Mas isso é apenas uma simples e prática sugestão.

    Abraços.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    clalves
    clalves
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 30/06/2011

    Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica) Empty Re: Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica)

    Mensagem  clalves 16/10/2013, 12:38

    Obrigado pelas respostas Silvio e Uilson, vou fazer os teste com as duas opções e ver qual dará certo ou ficará melhor. Volto aqui posteriormente para passar o resultado. Valeu galera.
    clalves
    clalves
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 30/06/2011

    Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica) Empty (Resolvido) Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica)

    Mensagem  clalves 27/10/2013, 01:30

    Valeu galera, quebrei a cabeça aqui um pouquinho e consegui resolver da maneira mais simples possível. A questão já esta resolvida. Abraços.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica) Empty Re: Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica)

    Mensagem  Silvio 27/10/2013, 02:44

    A título de disseminar conhecimentos, o qual é uma das primícias desse fórum, seria de bom tom, colocar o referido código, para que outros colegas possam ver o mesmo e assim ajudá-los.

    Grato.



    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    clalves
    clalves
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 30/06/2011

    Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica) Empty Re: Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica)

    Mensagem  clalves 27/10/2013, 21:57

    Claro, você tem toda razão e peço desculpas pelo meu ato falho.
    Na verdade eu criei dois formulários, um para cada tipo de cliente porém coletando dados dentro da mesma tabela que coloquei o nome "Tbl_Clientes".
    Criei uma caixa de listagem para buscar o tipo de cliente, mas aí é que surgia o problema, apareciam todos os clientes. tanto o Física quanto o Jurídica,
    Foi onde o mais simples resolveu o problema. Na Propriedade Origem da Linha, onde eu seleciono os campos, criei mais um que fica invisível na caixa, selecionando
    "CPF ou CNPJ" e um critério: (Como '*0*'). Pronto, em cada formulário só aparece o cliente que desejo, Físico ou Jurídico, sem precisar de uma expressão ou códigos complexos para funcionar.

    Em muitos casos, o mais simples é o mais funcional.
    Valeu galera, agradeço a ajuda de todos, "tô" sempre aprendendo com vocês, e um dia eu chego lá.
    Abraços.

    Conteúdo patrocinado


    Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica) Empty Re: Seleção automática tipo de Cliente (Físico/Jurídica)

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/4/2024, 06:30