MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 21/10/2013, 16:38

    Boa tarde a todos.

    Tenho um BD para o movimento de Igreja que participo (Movimento de Cursilhos) onde tenho de cadastrar Candidatos (Tabela Candidatos) para retiros que fazemos, sendo que cada candidato possui um Apresentante.

    Durante o cadastro do candidato eu preciso cadastrar o seu apresentante (nome, endereço, telefone_cel, telefone_res e e-mail), sendo que gostaria que, quando estiver cadastrando o candidato, tivesse um um grupo de opções onde caso marcasse "SIM"  ele bloquearia os para digitação os campos do apresentante (endereço, telefone_cel, telefone_res e e-mail), e que no campo nome eu buscasse as informações do apresentante (nome, endereço, telefone e e-mail) em uma outra tabela (Associado) onde este já estaria cadastrado.

    E caso marcasse "NÃO" desbloquearia para que fosse realizada a digitação dos dados do apresentante (nome, endereço, telefone_cel, telefone_res e e-mail), é possível fazer isso?

    Não entendo muito de Access e gostaria da ajuda de vocês.

    abraços.

    Fabio.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 21/10/2013, 17:50

    Olá, seu formulário já está estruturado? esses campos que vc quer bloquear são todos os campos existentes no formulário e como está o grupo de opções?
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 21/10/2013, 19:43

    Beto, boa tarde.

    Antes de tudo, quero explicar que o candidato pode ser apresentando tanto por um Associado nosso, como uma pessoa qualquer. A minha solicitação é para amarrar e evitar erros quando o apresentante for um dos nossos associados.

    O formulário de cadastro esta feito, cadastra todos os dados dos candidatos, mas esta solicitação minha é apenas para os dados do Apresentante, que é uma parte do cadastro do Candidato (são os últimos campos do formulário de cadastro do candidato).

    Quero justamente que bloqueie apenas para digitação os dados do Apresentante, caso eu marque o Grupo de Opção (Sim/Não) o valor SIM e busque em outra tabela (Associado) os dados que informei.

    Caso marque NÃO, libere os campos do apresentante para digitação (casos em que o apresentante não é um associado do nosso movimento)

    Se tiver mais alguma dúvida estou a disposição e já agradeço a disponibilidade.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 21/10/2013, 20:16

    Boa tarde Fabio.

    Entendi essa parte, agora vc não explicou se os campos enumerados por vc na abertura do tópico são todos os campos existentes no formulário, se for é só vc abrir um módulo novo e cole isso:
    Public Function Bloqueio(argFrm As Form)
    Dim ctl As Control
    For Each ctl In argFrm.Controls
    With ctl

    Select Case .ControlType

    Case acTextBox 'Bloqueia as Caixas de Texto
    .Locked = True

    End Select
    End With
    Next ctl
    End Function

    Public Function Desbloqueia(argFrm As Form)
    Dim ctl As Control
    For Each ctl In argFrm.Controls
    With ctl

    Select Case .ControlType

    Case acTextBox 'Desbloqueia as Caixas de Texto
    .Locked = False

    End Select
    End With
    Next ctl
    End Function


    se os valores padrão do seu grupo de opções estiverem como 1 (para sim) e 2 para não, você coloca no evento atual do controle do grupo de opções isso:

    If Me![NomeDoControleDeOpções] = 1 Then
    Call Bloqueia(Form_NomeDoSeuFormulário) 'Bloqueia todas as caixas de texto no formulário
    ElseIf Me![NomeDoControleDeOpções] = 2 Then
    Call Desbloqueia(Form_NomeDoSeuFormulário)'Desbloqueia todas as caixas de texto no formulário
    End If
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 21/10/2013, 20:37

    Beto, segue meu projeto para análise..


    abraços e obrigado
    Anexos
    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário AttachmentBase_Dados_MCCDCSJ_V1.1.accdb.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (1.6 Mb) Baixado 24 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 21/10/2013, 21:03

    Ok Fabio, vou dar uma olhada
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 21/10/2013, 21:15

    Fabio, ai está veja se é dessa forma que deseja.

    http://www.4shared.com/rar/a9g93CVr/Base_Dados_MCCDCSJ_V14_Alterad.html


    Última edição por betogivoni em 29/10/2013, 13:10, editado 6 vez(es)
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Quase isso

    Mensagem  Fabio Araujo 22/10/2013, 11:45

    Beto, bom dia.

    Já te agradeço pela disponibilidade e ajuda, mas eu gostaria que bloqueasse apenas a parte do formulário onde serão colocados os dados do apresentante (Quadro DADOS DO APRESENTANTE), e que o campo Nome do quadro fosse utilizado para pesquisa na tabela "tblCadastro" por nome e buscasse os dados pertinentes, sem a necessidade de digitação do operador.

    obrigado pela sua ajuda amigo...
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Silvio 22/10/2013, 13:03

    Bom dia Fábio,

    Veja se é isso que estas a necessitar.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 22/10/2013, 14:02

    Silvio, nosso amigo Fabio quer bloquear os registros citados para edição quando ele selecionar sim e quando for não libere os registros para edição. Fabio baixe novamente o bd no mesmo local e teste ai
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Silvio 22/10/2013, 14:06

    Bom dia Beto, escapou-em aos olhos.  Vou dar uma olhada.


    Sugestão...ao invés de usar o comando locked, sugiro usar o comando enable. Pois eu acrescentei algumas coisas mesmo com o campo travado.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Falta pouco....

    Mensagem  Fabio Araujo 22/10/2013, 14:40

    Amigos, vcs conhecem muito....

    O Silvio chegou quase lá...só falta acertar a opção que o Beto falou, quando clico em SIM libera a pesquisa e preenche automaticamente.

    Mas clicando em Não, bloqueia a pesquisa e libera os campos para digitação.

    Acertei algumas questões em relação a posicionamento e acrescentei um campo, segue o Banco para análise.

    Silvio, vc tem algum tutorial de como fazer para o formulário ficar como vc fez, como uma tela do Windows com o "x" para fechar?

    Peço a Deus que os conservem e os abençoe, vocês são nota DEZ...
    Anexos
    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário AttachmentBase_Dados_MCCDCSJ_V1.2.accdb.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (1 Mb) Baixado 20 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 22/10/2013, 14:45

    Fabio baixe novamente o exemplo do mesmo lugar acima que já fiz as alterações para o bloqueio somente dos campos que vc citou
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 22/10/2013, 15:13

    Amigos, dei uma olhada (presunção a minha) e verifiquei que o que o Beto fez esta bloqueando os campos, mas não tem a opção de pesquisa.

    No que o Silvio fez, tem a pesquisa mas não realiza o Bloquei/Desbloqueio, neste caso verifiquei que existe uma chada Call Bloqueio e Call Desbloqueio, mas não vi esta funções, será que é isso?

    Mais uma vez obrigado....
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 22/10/2013, 15:25

    Fabio, baixa novamente o exemplo fiz a alteração nesse último modela que postaste, a questão do call, ela está chamando a função do módulo de bloqueio (locked) dos campos e combos a do silvio está desabilitando os campos (Enabled). baixa novamente o novo teste pra ver se está da forma que desejas, na verdade eu não sei quais os campos de pesquisa e quais os de digitação, mas com esse modelo vc consegue fazer os ajuste por ai, qualquer dúvida é só apitar dai.
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Arquivo deletado....

    Mensagem  Fabio Araujo 22/10/2013, 16:41

    Boa tarde Beto, fui no link e consta que o arquivo não existe, poderia verificar amigo?

    abs e obrigado....
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 22/10/2013, 16:52

    link corrigido, baixe lá novamente
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Solução alternativa

    Mensagem  Fabio Araujo 23/10/2013, 12:15

    Beto e Silvio, obrigado pela ajuda de vocês, que Deus possa retribuir um dia.

    Não consegui fazer como havia dito, mas busquei uma solução que atendesse, bloqueei o campo de pesquisa assim que carrega o formulário, assim ele fica bloqueado e só desbloqueia quando se clica em SIM, caso o usuário clique em não, ele continua bloqueado e deve-se fazer a digitação dos dados.

    Todas as vezes que tentava bloquear os campos, ele também ficava bloqueado para o recebimento dos dados através da pesquisa, quebrei a cabeça aqui e não consegui, mas do jeito que esta já esta muito bom, e só consegui graças a vocês, obrigado novamente.

    Agora vou continuar o desenvolvimento, e é a parte mais difícil, pois tenho de criar uma tabela e um formulário onde tenho de cadastrar dados do Retiro, e no retiro vão tanto Candidatos como Associados, e eu não gostaria de gravar tantos dados assim na tabela, e sim apenas a matricula de ambos e durante os relatórios se buscasse as informações nas tabelas origem (Candidatos e Associados), tem alguma idéia de como começar?

    Abraços, saúde e Paz.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Silvio 23/10/2013, 12:29

    Bom dia Fábio.

    Veja, quanto a estética que eu deixei, não há um tutorial para isso. Mas sim como dispor os campos a serem preenchidos pelo usuário final da melhor forma possível para eles mesmo.

    Mas uma dica seria se colocar no lugar do usuário que vai usar o nosso banco de dados e imaginar ele usando da melhor forma e jeito.

    Procure sempre nos formulários, não deixar muitos espaços, tanto na vertical como na horizontal, entre as caixas de textos ( quando houverem muitas caixas de textos (txtbox)), usar cores de fundo agradáveis que não agridam os olhos.

    Sempre que possível for, use o fomulário no modo pop up.


    Bom, há mais dicas, mas surgindo duvidas, o fórum está aqui para ajudar, ensinar e pensar juntos.

    Abraços e sucesso a ti.

    Silvio


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 23/10/2013, 13:41

    Bom dia Fábio e Silvio, Fábio, talvez a comunicação entre a gente não teve uma sintonia certa a respeito do que vc necessitava, mas posso lhe garantir que daria pra ter feito exatamente como vc queria, talvez se vc tivesse citado todos os campos que vc desejava que fossem bloqueados quando se escolhesse o sim e quais quando optasse pelo não teria sido bem mais fácil, mas como vc já definiu uma outra maneira para a sua necessidade fica para uma outra próxima. Em relação a questão do retiro, sim vc pode colocar somente a matricula dos 2.
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Abusando da ajuda de vocês

    Mensagem  Fabio Araujo 23/10/2013, 15:14

    Amigos, estou tentando a criação do Formulário que falei e estou tendo alguns problemas:

    Primeiro - o botão "Limpar Dados" em todos os formulários só funciona quando os dados são digitados, quando são alimentados através da Pesquisa, dá o erro "O comando ou a ação "Desfazer" não esta disponível agora" - o que pode ser?

    Segundo - no Formulário de Cadastro de Cursilhos (frmCursilhos) tenho os seguintes:

                  2.1 -  no campo "Número CUR", eu gostaria de digitar um número de 1 até 999, que se alinhasse sempre a direita (evitando espaços) e que gravasse no banco já com o símbolo de ordinal º, é possível, pois os retiros são numerados em ordinal (ex. 52º Cursilho Masculino Adulto).
                  2.2 - nos campos Coordenador, Base, Coord. Oração, Base Oração, Coord. Apoio, Base Apoio, eu gostaria de que o usuário faça uma pesquisa por nome na tabela tblCadastro e selecionando o nome do Associado, este seja colocado no campo logo ao lado, mas que gravasse no banco a Matrícula, e não o nome, acredito que fique melhor assim para as opções de arquivamento no banco (tamanho) e relatórios, só faria uma associação entre tabelas e teria os dados necessários, fiz o campo de pesquisa, mas ele não carrega no quadro ao lado.

    Amigos segue o bco, será que podem me ajudar?

    abraços.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 24/10/2013, 16:03

    Bom dia Fábio, esse botão "limpar dados" vc quer limpar somente os dados do formulário ou quer excluir o registro da tabela origem? Visto que a tabela tem como chave primária o campo autonumeração e quando vc inicia a digitação no formulário é gerado o código ficando armazenado na tabela. Outra coisa, quais os campos que queres buscar na tabela TblCadastros para mostrar no formulário frmCursilhos?
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 25/10/2013, 14:04

    Beto, bom dia amigo.

    Eu gostaria apenas de limpar os dados do formulário, para excluir tem o botão Excluir que depois colocarei opção de senha para isso.

    Quanto aos dados, cada campo (Coordenador, Base, Coord. Oração, Base Oração, Coord. Apoio e Base do Apoio) possui no formulário 02 caixas, a da direita e da esquerda, sendo que:

    A da esquerda faz uma pesquisa por nome (inclusive já esta funcionando só a pesquisa) na tabela tblCadastro, e quando o usuário confirma (clica no nome) ela deverá jogar o o valor (nome) para a coluna da direita.

    Ai esta a questão, não consigo jogar o valor para a direita, e mais, eu gostaria que gravasse na tabela tblCursilhos não o nome escolhido e colocado na coluna da direita, mas sim a matrícula, pois acredito que ficaria melhor tanto no quesito armazenamento (menos dados) quanto na opção de relatórios, pois bastaria pegar a matrícula e buscar os dados, que poderiam um dia estar defasados.

    Mas fica a critério (facilidade mesmo) a opção de em vez de 02 campos (esquerda e direita) ter um só, onde seria selecionado por nome o usuário e depois gravaria na tabela apenas a matrícula, fiz com 02 campos pois não tenho tanto conhecimento de access como devem ter percebido, he he he...

    Obrigado amigo pelo interesse e ajuda.

    Abraços...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 25/10/2013, 14:21

    Bom dia Fabio, no frmCursilhos eu já entendi quais campos serão preenchidos, só que esses campos não existem na tblCadastro, ou seja, os campos base, coord_oracao, base oração, coord_apoio, base apoio e local, quais seriam os campos que viriam da tblCadastro para preencher esses campos, outra coisa, o campo num_cur vc quer que nro digitado nesse campo saia com o símbolo º é isso?
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 25/10/2013, 14:37

    Beto vou te explicar melhor (desculpe se não fui tão explicativo).

    No nosso movimento, existe um momento de Retiro e o Retiro se chama Cursilhos.

    Cada retiro (Cursilhos) possui um Coordenador, um Base, Um Coordenador de Oração, um Base para o Coordenador da Oração, um Coordenador do Apoio e um Base para o Coordenador do Apoio.

    Para cada cargo acima é escolhido um Associado para ocupa-lo, neste caso os Associados estão na tabela tblCadastro.

    Por isso eu pesquiso na tabela tblCadastro (por nome) para gravar na tabela tblCursilhos (a matrícula).

    Mas eu gostaria apenas de salvar a matrícula do Associado (existente na tblCadastro) na tabela tblCursilhos pelos motivos que já expliquei.

    No campo num_cur eu gostaria que gravasse com o ordinal (º) eliminando zeros a esquerda.

    Abraços e obrigado....
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 25/10/2013, 14:59

    Amigão, eu já entendi essa questão o que ainda não compreendi é, quais campos vc quer pesquisar na tblcadastro, por exemplo, presumo que no campo coordenador e email do frmcursilhos sejam preenchidos com os campos nome e email que estão na tblcadastro, sendo que na tblcursilhos vc quer que grave no campo coordenador a matricula e não o nome do coordenador até ai td certo, mas o que quero saber é os outros campos, por exemplo o campo base, coord_oracao e base_oracao seria preenchido com qual campo da tblcadastro? lembrando que os campos dessa tabela são: matricula, nome, dtnascimento, sexo, logradouro, num, complemento, bairro, cidade, cep, uf, tel_cel, tel_trab, cepf, rg, num_cur, tp_cur, regional, paroqui, comunidade, setor e email
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 25/10/2013, 15:22

    É isso ai Beto, também são preenchidos com o campo matricula, eu só pesquiso por nome na tabela cadastro e preencho com a matrícula na tabela cursilhos, em todos os campos (Coordenador, Base, Coord. Oração, Base Oração, Coord. Apoio e Base do Apoio) da tabela Cursilhos eu preencho com a matrícula do Associado.

    Lembrando que são pessoas (associados) diferentes para cada cargo acima.

    No formulário de Cursilhos não tem e-mail....
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 25/10/2013, 15:54

    Fabio, baixa novamente o exemplo do mesmo lugar acima e faz o teste no frmCursilhos1 pra ver se vc consegue entender esse último questionamento que eu fiz, quanto o símbolo º e a limpeza do formulário já está funcionando
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 25/10/2013, 17:12

    Beto te agradeço, e segue:

    Quanto ao Limpar Dados, ele esta excluindo os dados digitados na tabela, ele não exclui o registro, mas apaga os dados das colunas.

    Quanto ao formulário Cursilhos1, quando escolho um usuário no campo de pesquisa ele adiciona no campo coordenador, o que vc fez com o campo Coordenador eu queria fazer com os demais, no Base, por exemplo, eu selecionaria um usuário da tabela tblCadastro e alimentaria, e assim por diante, entendeu?

    O campo Local esta recebendo os dados selecionados, este campo eu quero deixar livre pra digitação.

    abs.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 25/10/2013, 17:24

    Fabio é esse meu questionamento, quando escolheres o coordenador ele preencher automaticamente os outros campos ao invés de ir preenchendo um a um, mas para isso eu preciso saber quais campos viriam da tblcadastro, observa na tblcursilhos que o campo coordenador está gravando a matricula e não o nome como querias, agora esse formulário é para ti testares e ver como ficou, o formulário original(frmcursilhos) continua do mesmo jeito, não mexi nele. quanto a limpeza do formulário não está excluindo não e sim limpando todos os campos do formulário é só fazeres o teste que vai confirmar, grava 2 registros e faz o teste de limpar o terceiro registro pra ver.
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 25/10/2013, 17:33

    Beto, testei novamente e esta mesmo limpando os dados nas tabelas, só não exclui os registros

    Quanto ao formulário de Cursilhos, o que eu quero realmente é gravar um a um, escolher da tabela tblCadastro cada usuário dos campos.

    abs e obrigado amigo...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 25/10/2013, 19:01

    Fabio baixa novamente o exemplo, fiz as alterações somente para aparecer o símbolo º no campo Num_Cur e gravar a matricula no lugar do nome do coordenador e a limpeza dos campos, agora a questão do preenchimento dos outros campos tá difícil de entender teu raciocínio, pois se vc diz que pretende fazer essa pesquisa numa única tabela não vejo razão para fazeres isso em 6 viagens podendo fazer uma única, igual como está fazendo no frmCandidatos. Aconselho vc a baixar apostila que tem no repositório pra vc entender algumas coisas que envolve um banco.
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 25/10/2013, 19:45

    Desculpe Beto, talvez minha limitação esteja te atrapalhando, mas vou tentar te explicar melhor.

    Para cada campo Coordenador, Base, Coord. Oração, Base Oração e etc..., deve ser preenchido por um usuário cada, todos diferentes (usuários diferentes).

    Estes usuários estão cadastrados da tabela tblCadastro, só pode ser um Coordenador, Base, Coordenador da Oração e etc, Cursilhistas (associados) cadastrados na tabela tblCadastro.

    Para facilitar o cadastro de cada cargo, eu pensei que, colocando ao lado de cada campo um de pesquisa facilitaria o cadastro.

    Exemplo:

    Preciso cadastrar o Coordenador, e este é o Cursilhista Fulano da Silva, através do campo pesquisa Coordenador eu buscaria o nome do Fulano da Silva e automaticamente seria adicionado o nome dele no campo a direita.

    Pulando para o Base, no caso seria o Sicrano da Silva, através do campo pesquisa Base eu buscaria o nome do Sicrano da Silva e automaticamente seria adicionado o nome dele no campo a direita.

    E assim por diante.

    E ao final quando clicasse no botão Inserir (finalizar o cadastro do Cursilho), cadastrasse na tabela tblCursilhos não os nomes que apareceram, mas sim a matrícula corresponde, no caso dos exemplos, a matricula do Fulano da Silva no campo Coordenador, e a matrícula do Sicrano da Silva no campo Base e assim por diante.

    Falo isso porque em cada Cursilho nós temos um Coordenador, um Base, um Coordenador da Oração e assim por diante e todos já devem estar cadastrados na tabela tblCadastro.

    Eu não entendo muito de Access, mas se existir a opção de um só campo de pesquisa mas que através dele eu busque os nomes para cadastrar os usuários em cada cargo separadamente, pode ser também.

    Agradeço sua atenção e peço desculpas pela minha ignorância.

    Obrigado amigo...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 25/10/2013, 20:11

    Fabio eu já entendi isso, o que eu quero que vc entenda que campo é diferente de registros, exemplo, falando dessa tabela em questão(tblCadastro) vc tem o campo nome, nesse campos vc preenche os nomes dos coordenadores que são diferentes um do outro, o campo matricula da mesma forma, o campo é um só, os registros que são vários e assim sucessivamente com os outros campos, se vc tem no frmcursilhos os campos coordenador que recebe a matricula da tblcadastro, os campos base, coord_Oracao, Base_Oracao, Coord_Apoio e Base_Apoio, esses campos vc precisa identificar na tblCadastro, ou seja, vc teria de criar eles nessa tabela, para poder mostrar os registros feito para cada coordenador na tblcadastro, Entendeu? Me passa 3 nomes de cada um dos campos que vou fazer um exemplo pra ver se entendes melhor.
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 25/10/2013, 20:38

    Beto, o que eu gostaria é o contrário, gravar dados (Matrículas) da tblCadastro na tabela tblCursilhos.

    Na tabela tblCadastro nós temos todos os cursilhistas cadastrados e cada um tem uma matrícula diferente.

    O campo coordenador só existe na tblCursilhos porque a FUNÇÃO COORDENADOR só existe no Retiro Cursilho, qualquer um cadastrado na tabela tbCadastro pode ser Coordenador, mas num Cursilho só existe um coordenador.

    O campo base só existe na tblCursilhos porque a FUNÇÃO BASE só existe no Retiro Cursilho, qualquer um cadastrado na tabela tbCadastro pode ser basde, mas num Cursilho só existe um base.

    E assim por diante....

    Tanto Cursilhistas como Retiros de Cursilhos são entidades diferentes, sendo que num retiro existem vários cursilhistas participando e alguns deles ocupam cargos de coordenação, mas o contrário não existe, inclusive Cursilhistas podem participar de Vários Retiros.

    Se não tiver como, vamos gravar só o nome mesmo na tabela tblCursilhos, esqueçamos a matrícula.

    Desculpe a enrolação, acho que já estou te aborrecendo
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 25/10/2013, 20:47

    Amigão, eu já entendi perfeitamente essa questão, deixa eu te fazer uma pergunta pra ver se nos entendemos, se vc diz que esses campos em questão é pra vc pesquisar na tblcadastro, qual campo dessa tabela vc iria pesquisar, por exemplo para o campo base?
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 25/10/2013, 20:55

    Beto, já te peço desculpa pela minha ignorância...

    Quero pesquisar para todos os campos (Coordenador, Base, Coord. Oração, Base Oração, Coord. Apoio e Base Apoio) o nome, pois facilita o cadastro por parte de quem esta cadastrando...

    A tabela tblCadastro alimentará a tabela tblCursilhos com as matriculas dos pesquisado por nome em cada campo acima.

    abs.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 25/10/2013, 21:00

    Então vc quer da mesma forma que a primeira combo, ou seja, escolhe os nomes nas combos subsequentes e quer que a matricula dos nomes escolhidos nessas combos sejam gravados na tblcursilhos? Acredito que seja isso, baixe novamente e teste
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 28/10/2013, 14:05

    Beto, boa tarde...desculpe a demora mas no fds não tive tempo pra nada...

    Cara ficou ótimo, gostaria de aprender como vc fez para gravar só a matrícula na tabela Cursilhos?

    O único problema é que a limpeza do formulário continua limpando dados do registro na tabela, o registro continua, mas sem dados nenhum...

    Te agradeço amigo, valeu mesmo..

    Abraços..
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 28/10/2013, 14:39

    Bom dia Fabio, para ver como a matricula está sendo gravada, é só observar no evento após atualizar das combos, tem as linhas:
    Me![Coordenador] = Me![Comb_Cord].Column(0) ' Onde Coordenador é campo da tblCursilhos que recebe a matricula, Comb_Cord é aprimeira combox de pesquisa e Column(0) é a primeira coluna da pesquisa feita na combox(campo Matricula da tblcadastro)

    Me![Texto17] = Me![Comb_Cord].Column(1) ' Onde Texto17 é um campo desacoplado que recebe o temporariamente o nome do coordenador, Comb_Cord é aprimeira combox de pesquisa e Column(1) é a segunda coluna da pesquisa feita na combox(campo Nome da tblcadastro)
    e assim sucessivamente nas outras combox, prmeiro identifica-se o campo que vai receber a informação e depois a coluna que está na pesquisa da combox.

    quanto a questão da limpeza dos dados, veja só: se vc fizer o teste com a tecla "ESC" vc vai cancelar o evento, mas como vc está usando a chave primária como autonumeração automaticamente o próximo registro vai saltar a numeração para um próximo número,da forma que eu coloquei o código limpa os dados em seguida exclui o número gerado na chave primária, pra vc não perder a sequencia de numeração vc teria que mudar essa chave.
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Continua

    Mensagem  Fabio Araujo 28/10/2013, 20:18

    Beto, desculpe ser chato, mas continua limpando dados do Registro, fiz o que me pediu, mudei a chave primária para o CPF e mesmo assim continua limpando e eu busquei em tudo quanto é lugar e não descubro uma solução.

    Te agradeço meu amigo, mas acho que vou desistir...rsrsrs

    abraços...
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 28/10/2013, 22:46

    Fabio me diz uma coisa, o que vc pretende realmente fazer com esse botão limpar dados? Se pretendes limpar os campos para um novo registro no formulário o botão inserir já faz isso, agora se for pra limpar os campos como forma de cancelar essa digitação tem que ser dessa forma que coloquei, quanto a questão da chave primária que falei não é vc trocar ela para um outro campo e sim a autonumeração que está definida para o campo IdCursilho e quando o formulário é alimentado com alguma informação essa informação é armazenada na tabela origem, limpar somente o formulário só é possível quando ele é desacoplado.
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 29/10/2013, 11:14

    Obrigado Beto, mas eu não saco muito de Access por isso utilizei todos os ID´s das tabelas incrementando, co mo faço para que possa incrementar sem ser automático?

    Desacoplando os campos eu teria de refazer todo o projeto e eu não tenho tanto conhecimento assim para fazer...

    Mas mesmo assim eu gostaria de agradecer seu empenho e disponibilidade, é difícil encontrarmos pessoas assim...

    Valeu mesmo ajuda e paciência.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Convidado 29/10/2013, 13:18

    Baixa novamente o exemplo, fiz alteração na tblCursilhos e tblCandidatos da forma que está não se perde á sequência dos código, observa como elas estão e nos seus respectivos formulários tem a instrução do código que faz com que esses códigos sejam preenchidos todos sequenciais.
    avatar
    Fabio Araujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 40
    Registrado : 03/10/2013

    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Fabio Araujo 29/10/2013, 13:41

    Beto, como eu disse não sou conhecedor tanto do Access quanto de VBA, me dê um tempinho para analisar, mas te gradeço pela ajuda.

    Vou verificar e te retorno amigo....

    Abraços.

    Conteúdo patrocinado


    Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário Empty Re: Grupo de opções liberando ou bloqueando campos no Formulário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/4/2024, 09:19