MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes

    avatar
    karltrig
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 2
    Registrado : 18/11/2013

    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Empty [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes

    Mensagem  karltrig 18/11/2013, 01:54

    Olá

    Na minha base de dados tenho, entre outras, as tabelas Fatura e Recibo.
    Na tabela Fatura tenho os campos CodFat (chave primária), Valor, DataFat, IDPar, NumForm, NIFGest.
    Na tabela Recibo tenho os campos Número (chave primária), Valor, DataRec, CodFat(chave estrangeira)

    Quero que o campo DataRec tenha a seguinte regra de validação: DataRec >= DataFat ou seja que no campo DataRec só possa colocar data igual ou posterior à DataFat da Fatura correspondente.

    Eu e um amigo já pesquisamos na ajuda do Access e não obtivemos resposta sobre como fazê-lo.
    Já experimentámos com ">=[Fatura]![DataFat]" e com "[Recibo]![DataRec]>=[Fatura]![DataFat]" e com outros formatos, mas nada deu certo.
    Será que nos podem ajudar?

    O Access é o 2007
    Anexos
    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes AttachmentSIBD ESCOLA4a.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (137 Kb) Baixado 6 vez(es)
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes

    Mensagem  JPaulo 18/11/2013, 10:10

    Ola seja bem vindo ao fórum.

    O que pretende é simples, mas para o ajudar terá de nos dizer em que formulario o amigo quer digitar a DataRec.

    A validação por VBA é simples;


    Private Sub DataRec_BeforeUpdate(Cancel As Integer)
    Dim intVerifica As Date
    'busca na tabela fatura a data correspondente, pelo codfat
    intVerifica = Nz(DLookup("Data", "Fatura", "CodFat=" & Me.CodFat), 0)
    'verifica se a data digitada é igual ou inferior à data da fatura
    If Me.DataRec.Value < intVerifica Then
      MsgBox "A data de receção tem de ser igual ou superior à data de faturação...", vbCritical
      Cancel = True
    End If
    End Sub


    Pequeno exemplo, no form frmExemplo;
    Anexos
    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes AttachmentSIBD ESCOLA4_OLDa.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (221 Kb) Baixado 72 vez(es)


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    karltrig
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 2
    Registrado : 18/11/2013

    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes

    Mensagem  karltrig 19/11/2013, 03:06

    Olá

    Obrigado pela ajuda.
    Nunca mais lá chegava por VBA.

    A minha ideia era conseguir fazê-lo através de uma regra de validação nas propriedade de campo DataRec da tabela Recibo que traduzisse que DataRec <= DataFat da tabela Fatura, impedindo assim que ao introduzir uma data-recibo no campo DataRec (no modo de exibição de folha de dados da tabela Recibo) esta seja anterior à correspondente data em DataFat.

    Só que eu e o meu amigo já pesquisámos bastante na ajuda do Access e não descobrimos como fazê-lo sem dar erro quando se salva a tabela Recibo. Será que não há nenhuma forma de o fazer através de uma expressão na regra de validação, ou por outro processo simples que não envolva linhas de comando em VBA?

    Desculpem insistir nisto e obrigado pela vossa atenção.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes

    Mensagem  JPaulo 19/11/2013, 10:15

    Nas regras de valiação direto na tabela, o Ms Access não comporta o que pretende.


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    sergiosdl
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 143
    Registrado : 04/12/2009

    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes

    Mensagem  sergiosdl 19/11/2013, 11:52

    Os mestres me corrijam se estiver errado
    Mas mudei todas as regras de validação para serem feitas assim como Jpaulo colocou, ou seja, a regra é feita no front end, pois considerando que tenho 40 usuarios acessando o banco então entendo que tenho uma melhoria de desempenho consideravel, já que os cálculos são avaliados localmente de um único usuário, ficando o banco apenas recebendo os dados sem ter que avalia-los

    Abraços

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Criar regra de validação comparando campos de tabelas diferentes

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 06:04