MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede.

    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede. Empty [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede.

    Mensagem  Dilson 7/2/2011, 14:06

    Amigos, critiquei tanto o 2007 e elogiei bastante o 2010 e agora acabei queimando a lingua, pois estou com o seguinte problema utilizando o 2010:

    Estrutura Front-end 2003 e Back-end 2003 em rede.

    Estou abrindo o Front numa máquina com office 2010, realizo o procedimento de revinculo e ele de fato acontece. O meu problema está nos formulários, eles não conseguem entender que as tabelas já estão revinculadas, me traz a seguinte imagem abaixo:



    Acredito que seja realmente alguma referência que esteja faltando adicionar, mas, a pergunta é: Qual?? Pois já experimentei algumas por dedução em leitura, mas não resulta.

    Abaixo as referências existentes no meu banco:



    Qualquer dica será bem vinda, por aqui vou continuar tentando uma solução.

    Consideração: Quando o Back-end está na mesma máquina do Front-end, isso não acontece, ele funciona direitinho.

    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede. Empty Re: [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede.

    Mensagem  criquio 7/2/2011, 14:52

    Já tentou revincular passando o caminho assim?

    "\\NomeComputador\Pasta\be.accdb"

    ou está fazendo assim?

    "X:\Pasta\be.accdb"


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede. Empty Re: [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede.

    Mensagem  Dilson 7/2/2011, 15:08

    Criquio,

    Estou com a primeira opção por si disponibilizada:

    "\\NomeComputador\Pasta\be.accdb"

    Somente com a seguinte diferença:

    "\\NomeComputador\Pasta\be.mdb"

    Pois estou abrindo o Front-end 2003 no 2010 e revinculando a um Back-end 2003 na rede.

    O revinculo acontece, pois vou na estrutura de tabelas e acesso aos dados e vejo que tá correto a vinculação.

    O problema está nos formulários, eles emitem aquela mensagem acima, ou seja, não percebem as tabelas, faz parecer que falta marcar uma referência no Front-end.

    Isto torna-se curioso, pois se o Back-end estiver na mesma máquina do Front-end, ele não apresenta qualquer problema, tudo funciona no perfeito. Então a bronca deduzo está no suporte a extensão no caminho de rede.

    - Já exportei para um novo banco;
    - Já converti de 2000 para 2003 e nada.

    Continuo pesquisando.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede. Empty Re: [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede.

    Mensagem  Dilson 7/2/2011, 18:35

    Amigos,

    Consegui fazer funcionar.

    O que fiz:

    Fiz uma espécie de mutação do 2003 com o 2010:

    Abri o 2010, criei um banco no formato 2003 e importei todos os objetos do banco 2003.

    Acredito que essa ação de criar o formato 2003, esse novo banco 2003 dentro do 2010 acabou recebendo as heranças dos objetos 2010.

    O mais inédito para mim, foi que esse banco 2003, funciona no perfeito mudando a sua extensão para accdr, inacreditável isso, pois achava impossível, daí a minha dedução que ele herdou os componentes do 2010. (Se desejo trabalhar no desenvolvimento altero para mdb e continua tudo certo)

    O fato é que eu não sei até onde isso é benéfico a base de dados, até onde vai a performance, se vai ocorrer problema ao passar dos dias, o resultado é que gostei muito dessa descoberta.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede. Empty Re: [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede.

    Mensagem  Dilson 8/2/2011, 11:54

    Pessoal,

    A alegria durou pouco, quando cheguei em casa e testei no 2010, retornou a estaca zero, só normaliza se eu fizer os mesmos procedimentos acima.

    O engraçado que no ambiente de rede, coloquei em todas as máquinas e funcionou direito. Novamente chego a pensar que existe diferenças entre instalações do access 2010.

    Então, irei agora testar algumas dicas de vinculação dadas em alguns tópicos aqui no fórum, qualquer avanço eu reportarei o resultado.

    E se algum colega aí, descobrir uma solução, diz pra nós.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede. Empty Re: [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede.

    Mensagem  Dilson 2/3/2011, 14:35

    Pessoal,

    Pesquisei e cheguei a um resultado:

    O Office 2007 e anteriores utilizam o VBA 6.0, já o Office 2010 utiliza o VBA 7.0

    O que acontece é que existe diferenças da 6.0 para a 7.0 que causam incompatibilidades e uma das mais citadas delas descritas em vários artigos que li é o uso da API.

    Para o meu caso, acredito que seja isso. Posso me levar a ter certeza disso, pois a vinculação acontece, o que não acontece é o reconhecimento por parte do form da tabela vinculada.

    Explica-se também o porque de no 2007 funcionar no perfeito esse código (2007 VBA 6.0 e 2003 VBA 6.0)

    Conclusão:
    Posso distribuir aplicação 2003 com implantação e automatização da vinculação em rede, somente se o Access nas estações estiver até a 2007.

    Para que a API funcione no perfeito com o 2010 e o reconhecimento dos forms aconteça em relação as tabelas vinculadas, somente se eu converter dentro do 2010 a aplicação na estação que se encontra o access com o 2010 instalado.

    Vale a correção dos colegas se deixei faltar ou deixei me equivocar em alguma coisa.

    Tópico com estudos e pesquisas concluídos.



    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede. Empty Re: [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede.

    Mensagem  criquio 2/3/2011, 14:55

    Olha só, nas referências do Access 2007 tem 4 "Visual Basic For Applications", sendo uma delas a dll msvbvm60.dll. Já tentou referenciar essa dll no Access 2010?


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede. Empty Re: [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede.

    Mensagem  Dilson 5/3/2011, 13:16

    Olá Criquio, bom dia brother!

    olhei conforme sua dica, mas, se eu clico para referenciar, diz-me que entra em conflito com outra, claro a atual referência. Se tento desmarcar a atual, diz-me que não pode desmarcar porque está em uso. Já alguma vez, conseguiu desmarcar uma para poder marcar a outra? tem alguma dica?

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede. Empty Re: [Resolvido]Revinculo back-end 2003 no Front-end 2003 aberto no 2010 em rede.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/4/2024, 00:11