MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida

    black_wolf
    black_wolf
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 33
    Registrado : 02/04/2013

    [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida Empty [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida

    Mensagem  black_wolf 30/11/2013, 12:13

    Olá caros,

    Necessito de uma ajuda num problema numa BD. A BD encontra-se alojada numa pasta partilhada para no máximo 6 pessoas, trabalhar em simultâneo e tenho a dividida Frontend e Backend. Estou numa fase de teste, problema é, quando crio um novo registo num form não atualiza a informação nos outros users que se encontram a trabalhar no mesmo tempo. Criei um macro com refresh mas não atualiza a informação nos restantes utilizadores.

    Alguem me pode ajudar pf.

    Obrigado

    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida Empty Re: [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida

    Mensagem  criquio 30/11/2013, 12:26

    Se a intenção é atualizar em formulários já abertos, talvez seja o caso de programar o timer para ficar verificando a tabela e, quando detectar que a quantidade de registros mudou, atualizar o formulário com algo assim:

    Me.RecordSource = Me.RecordSource

    Só é preciso ter cuidado porque se o formulário for um formulário de entrada de dados, ou seja, usado para inserir novos registros, uma atualização inesperada pode atrapalhar o processo. Uma saída seria, ao invés de atualizar de imediato, fazer um label ficar piscando com a informação de que há novos registros e tambem fazer um botão ficar visível para o usuário clicar a atualizar.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    black_wolf
    black_wolf
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 33
    Registrado : 02/04/2013

    [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida Empty Re: [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida

    Mensagem  black_wolf 30/11/2013, 13:16

    Boas Criquio,

    É um form de entrada de dados. Recomendas que o refresh do form seja feito, na saida ou após novo registo. Para não haver conflitos.
    " fazer um label ficar piscando com a informação de que há novos registros ." - Fiquei interessado!! de que forma é possivel fazer?

    Podes ajudar pf.

    Obrigado
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida Empty Re: [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida

    Mensagem  criquio 30/11/2013, 14:26

    Algo assim:

    Código:
    Option Compare Database
    Option Explicit

    Dim N As Double
    No evento "Ao carregar"

    Código:
    N = DCount("*", "NomeDaTabela")
    No evento "No timer"

    Código:
    If DCount("*", "NomeDaTabela") <> N Then
        TimerInterval = 200
        Me.NomeDoLabel.Visible = Not Me.NomeDoLabel.Visible
    End If
    Teria então um botão para atualizar o formulário com algo assim no "Ao clicar":

    Código:
    N = DCount("*", "NomeDaTabela")
    TimerInterval = 1000
    Me.RecordSource = Me.RecordSource


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    black_wolf
    black_wolf
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 33
    Registrado : 02/04/2013

    [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida Empty Re: [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida

    Mensagem  black_wolf 30/11/2013, 14:51

    Criquio,

    Acertou mesmo Very Happy , no objectivo. Thanks

    Já agora, se poder dar mais uma opinião:
    No caso, existe uma autenticação de entrada dos usuários: é possivel os outros usuários terem a informação quem está a editar o registo?

    Agradeço desde já a sua disponibilidade em ajudar.

    Obrigado
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida Empty Re: [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida

    Mensagem  criquio 30/11/2013, 17:41

    Talvez usando o evento "No atual" do formulário para colocar o código do registro e o nome do usuário em uma tabela de controle. E usando o evento "No timer" para quando o usuário abrir um registro, verificar se o id dele está na tabela de controle. Se tiver, coloca o nome do usuário em uma label:

    No atual:

    Código:
    If Me.Dirty = True Then
        CurrentDb.Execute "INSERT INTO tblEditando(IDReg, NomeUser) VALUES(" & Me.Código & ",'" & Me.txtNomeUser & "')"
    Else
        If DCount("*", "tblControle", "IDReg=" & Me.Código & " And NomeUser='" & Me.txtNomeUser & "'") > 0 Then
            CurrentDb.Execute "DELETE FROM tblEditando WHERE IDReg=" & Me.Código & " And NomeUser='" & Me.txtNomeUser & "'"
        End If
    End If
    No "Ao carregar" e no "No timer". Se no "Ao carregar" não tiver mais nada, pode simplesmente chamar ele no "No timer". Ou pode colocar as linhas abaixo em uma função e chamar essa função nesses eventos:

    Código:
    If DCount("*", "tblControle", "IDReg=" & Me.Código & " And NomeUser='" & Me.txtNomeUser & "'") > 0 Then
        Me.lblEditando.Caption = Esse registro está sendo editado por " & DLookup("NomeUser", "tblControle", "IDReg=" & Me.Código & " And NomeUser='" & Me.txtNomeUser & "'")
    Else
        Me.lblEditando.Caption = ""
    End If
    Veja se consegue adaptar.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    black_wolf
    black_wolf
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 33
    Registrado : 02/04/2013

    [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida Empty Re: [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida

    Mensagem  black_wolf 19/12/2013, 13:27

    Olá Criquio,

    Peço desculpa, só agora responder ... mas a minha vida tem andado, a 1000 rpm.

    Ainda, não consegui adaptar ... pela falta de tempo. No entanto, penso que irei conseguir, durante o próximo fim-de-semana, depois darei feedback, se possível, por Mensagem privada?

    Mas, quero agradecer, desde já, a sua disponibilidade, em ajudar ... o meu muito obrigado cheers 

    Vou dar, como resolvido.

    "A partilhar do conhecimento é a ponte para o desenvolvimento."



    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida Empty Re: [Resolvido]atualizar registos numa BD partilhada dividida

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/4/2024, 06:46