MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios

    avatar
    allexxnunes
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Anónimo
    Mensagens : 36
    Registrado : 11/03/2013

    [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios Empty [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios

    Mensagem  allexxnunes 1/1/2014, 03:08

    Olá pessoal.
    Estou criando um programinha bem básico para que eu possa lançar questões discursivas de concursos. Ao cadastrar cada questão pode-se classificar até 08 tipos de assuntos (na tbl existem os campos assunto1, assunto2...assunto8).
    Criei um formulário para que seja feita a busca de questões. A ideia é o usuário poder filtrar por área, assunto, cargo, ano, banca e órgão.
    1º problema: o campo "assunto" vai ter que buscar em 08 campos diferente da tabela;
    2º problema: o usuário pode utilizar todos os 08 critérios de busca ou apenas um único critério.

    Criei uma consulta, porém quando vc não utilizar um dos critérios ela não retorna os registros. Ou quando se seleciona "área" e "órgão" ela busca todos os registro que contém aquela área e todos os registros que contém o órgão selecionado, mas não conjuga ambos os critérios.

    Creio que por ser meio complexo apenas dê pra fazer por código.

    Algum código para que eu possa fazer essa consulta ou filtro????
    avatar
    Mrsilva
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 123
    Registrado : 03/11/2011

    [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios Empty Re: [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios

    Mensagem  Mrsilva 1/1/2014, 13:20

    Olá Feliz Ano novo.

    Uma sugestão para que seu sistema trabalhe melhor, pelo que entendi você criou uma unica tabela onde tem a questão e oito campos referente o assunto o correto é você criar uma tabela somente para a questão  e outra somente para o assunto e fazer a vinculação (um para muitos) entre as tabelas, ou seja a tabela questão terá uma chave primaria que ligara a tabela assunto através de uma chave estrangeira, dessa forma ficará muito mais fácil de fazer consulta já que da outra forma teria que fazer a pesquisa em oito campos diferente.

    Para montar seu formulário você cria um formulário principal onde cadastra as informações da questão e um formulário folha de dados para cadastrar as informações do assunto dessa forma terá uma questão que pode ter vários assuntos (até mais de oito se quiser) ou seja um questão para muitos assuntos.



    qualquer coisa poste que vamos de ajudando.
    avatar
    allexxnunes
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Anónimo
    Mensagens : 36
    Registrado : 11/03/2013

    [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios Empty Re: [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios

    Mensagem  allexxnunes 1/1/2014, 14:43

    Segue o BD: https://www.dropbox.com/s/9aasmy1qf4pczpm/QD.accdb



    Montei a aplicação encima de um modelo de formulário em cascata, então não mudei o nome de alguns comandos. Há um tbl CIDADE que no meu caso cadastrarei a área e o assunto.

    Há um formulário de consulta...o problema é fazer a consulta funcionar com todos os critérios e com apenas um critério ou combinação de dois ou mais critérios.
    avatar
    Mrsilva
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 123
    Registrado : 03/11/2011

    [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios Empty Re: [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios

    Mensagem  Mrsilva 2/1/2014, 13:06

    Olá.
    Tentou aplicar minha sugestão?

    Com uma unica tabela será difícil conseguir o que deseja.

    qualquer coisa coloque suas dúvidas que vamos ajudando

    avatar
    allexxnunes
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Anónimo
    Mensagens : 36
    Registrado : 11/03/2013

    [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios Empty Re: [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios

    Mensagem  allexxnunes 2/1/2014, 13:33

    Já tenho uma tabela para o assunto... só que a classificação da área e assunto será feita previamente nessa tabela. Para cada registro uma área e assunto. Já no formulário de questão há uma caixa de combinação que mostra a área e assunto cadastrados, daí ter feito campos na tbl de questões para poder armazenar esses valores.
    avatar
    allexxnunes
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Anónimo
    Mensagens : 36
    Registrado : 11/03/2013

    [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios Empty Re: [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios

    Mensagem  allexxnunes 2/1/2014, 13:53

    Mesmo havendo apenas um campo assunto, como faria com os outros critérios de busca na consulta? (lembrando que tenho que filtrar por ano, órgão, cargo e banca)
    avatar
    allexxnunes
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Anónimo
    Mensagens : 36
    Registrado : 11/03/2013

    [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios Empty Re: [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios

    Mensagem  allexxnunes 2/1/2014, 16:19

    Achei alguns modelos que possuem formulário de pesquisa que atende ao meu projeto.
    Vou tentar adaptar ao meu BD.
    Por hora vou dar o tópico como resolvido, se não conseguir depois abro outro tópico.
    De qualquer forma, obrigado pela atenção.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios Empty Re: [Resolvido]Código para consulta/filtro - vários critérios

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 03:01