MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Subtrair valores de dois registros distintos e subtrair hora

    avatar
    Donini
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2
    Registrado : 22/01/2014

    Subtrair valores de dois registros distintos e subtrair hora Empty Subtrair valores de dois registros distintos e subtrair hora

    Mensagem  Donini 22/1/2014, 18:19

    Boa tarde amigos, tenho duas duvidas que gostaria de ver se voces conseguem me ajudar:

    1- imaginem a seguinte tabela:

    Registro 1: Nome, data01, data02
    Registro 2: Nome, data01, data02

    Eu preciso criar uma consulta que subtraia a data01 do registro 02 menos a data 02 do registro 01 e assim sucessivamente, ou seja, a formula precisa sempre subtrair a data do registro anterior, voces tem alguma ideia?

    2- tenho um campo de hora com o dado 23:59:00, preciso que seja retirado sempre 02 horas transformando em 21:59

    Desculpem se as duvidas sao primarias, estou aprendendo ainda rs.

    Obrigado desde ja.

    Abraços!
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Subtrair valores de dois registros distintos e subtrair hora Empty Re: Subtrair valores de dois registros distintos e subtrair hora

    Mensagem  criquio 22/1/2014, 18:30

    Olá, seja bem vindo ao fórum!

    Em primeiro lugar, uma observação: programação se aprende estudando e tentando adaptar os exemplos, dúvidas resolvidas, etc, para a nossa necessidade. Isso pode levar horas ou dias para assimilar cada coisa. Dito isso:

    1 - procure no fórum por Recordset. Para isso, você pode declarar um objeto Recordset e percorrer ele em um Do While... Loop, utilizando a movimentação dentro desse Recordset com First, Next, Previous e Last. Só um exemplo:

    Código:
    Dim Data As Date
    rs.MoveFirst

    Do While Not rs.EOF
       Data = rs!Data2
       rs.MoveNext
       rs.Edit ' ou rs.Add para adicionar como novo registro
       rs!NomeCampo = DateDiff("d", Date, rs!Data1)
       rs.Update
       rs.MoveNext
    Loop

    Caso tenha dúvidas, pesquise o significado de DateDiff e EOF (lembre-se, programação se aprende estudando, pesquisando, colocando em prática, etc...)

    2 - Mais uma vez, DateDiff pode ajudar. Ou DateAdd. Pesquise o que significam esses nomes e como utilizá-los. No F1 do VBA do Access tem uma excelente ajuda com exemplos disso tudo.

    Caso ainda reste dúvidas, poste o que está fazendo e diga aonde reside a dúvida ou dificuldade para podermos auxiliar melhor.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Donini
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2
    Registrado : 22/01/2014

    Subtrair valores de dois registros distintos e subtrair hora Empty Re: Subtrair valores de dois registros distintos e subtrair hora

    Mensagem  Donini 22/1/2014, 18:53

    Obrigado pela rapida resposta amigo.

    Confesso que nao conheço absolutamente nada do VBA...para tudo que tenho feito no access tenho me virado com as formulas disponiveis existentes nas opções de consultas.

    Vou dar uma olhada nos topicos que voce indicou...espero que consiga achar algo para resolver essa bucha.

    a Difdata e dateadd pelo que pesquisei nao trabalham com datas de registros diferentes correto? Meu principal problema é por ter que subtrair dados de dois registros (sempre o registro acima da lista).

    Li alguma coisa sobre o Dlookup, com ele eu no conseguiria trazer a data do registro acima para um campo da linha do registro atual? Assim bastaria eu fazer uma subtração normal depois.

    Vou pesquisar sobre recordset.

    Valeu
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3880
    Registrado : 04/04/2010

    Subtrair valores de dois registros distintos e subtrair hora Empty Re: Subtrair valores de dois registros distintos e subtrair hora

    Mensagem  Avelino Sampaio 22/1/2014, 19:04

    Olá, Donini!

    Cadastre-se no meu site que em breve estarei oferecendo vídeos-aulas gratuitas sobre o VBA, para iniciantes.

    http://www.usandoaccess.com.br/aulas.asp

    Sucesso!


    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.

    Conteúdo patrocinado


    Subtrair valores de dois registros distintos e subtrair hora Empty Re: Subtrair valores de dois registros distintos e subtrair hora

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 19:44