MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário

    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário Empty [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário

    Mensagem  João Ricardo 10/3/2014, 03:40

    Olá amigos!

    Como faço para gravar em um campo de uma tabela o ano calendário e fazer com que este seja alterado sempre que chegar o ano novo.
    Esta informação tem ser gerada para todos os cadastrados já realizados e obviamente para os novos também.
    Vejam bem, eu não quero ter que fazer manualmente, ou seja, abrir a tabela e trocar o ano velho pelo novo, ou uma ImputBox que faça isso todo início de janeiro. Eu gostaria que, ao mudar o ano, fosse alterado na tabela de forma automática.

    Tentei usar o valor padrão nas propriedades do campo, mas só serve para um novo registro.

     Question bounce
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário Empty Re: [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário

    Mensagem  Alexandre Neves 10/3/2014, 19:48

    Boa noite,
    Se precisa de utilizar em todos os registos, não tenha o ano no campo a ocupar espaço em todos os registos. Utilize a função Year sempre que precisar utilizar o ano


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário Empty Re: [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário

    Mensagem  João Ricardo 11/3/2014, 00:20

    Grato Alexandre!

    Vc se refere ao uso da função em relatórios, consultas ou mesmo em formulários, correto?
    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário Empty Re: [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário

    Mensagem  João Ricardo 11/3/2014, 14:01

    Vieira,

    Como escrevo esta função em uma consulta?

    Tentei AnoLetivo: Year([date]) e AnoLetivo: Year([Now]) mas não deu resultado algum, na verdade a consulta solicita o valor do parâmetro DATE e NOW.

    Eu não tenho nenhum outro campo nessa consulta de onde poderia se possa extrair o ano em questão, até porque, se assim fosse, contrariaria o que vc disse na resposta anterior.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário Empty Re: [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário

    Mensagem  Alexandre Neves 11/3/2014, 19:10

    Boa noite,
    Em código, utiliza-se o inglês (date, year, etc)
    Em consulta, usa-se português (data, ano, etc)
    Utilizo em inglês porque só utilizo código
    há situações que precisa colocar () à frente da variável


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário Empty Re: [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário

    Mensagem  João Ricardo 11/3/2014, 21:25

    Compreendi, mas não sei como fazer em uma consulta.

    Escrevo um módulo e insiro na grade da consulta?

    Podes me enviar um exemplo.

    Não tenho conhecimento em VBA.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário Empty Re: [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário

    Mensagem  Alexandre Neves 11/3/2014, 21:30

    O colega já tem os dados para trabalhar e pode disponibilizar.


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário Empty Re: [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário

    Mensagem  João Ricardo 12/3/2014, 00:53

    Alexandre, boa noite!!

    Eu me debrucei sobre o tema e, como eu suspeitava, não é algo difícil, mas como o VBA ainda não conversa muito comigo e nem eu com ele, estava com dificuldades.

    Eu usei a seguinte expressão na consulta e relatório e deu certo.

    AnoLetivo: Ano(Agora())

    O detalhe estava nos parênteses.

    De qualquer forma, muito obrigado amigo pelo seu empenho e questionamentos que também me guiaram para a pesquisa.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário Empty Re: [Resolvido]Alterar data qdo altera o ano calendário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 07:40