MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle

    Hephraim BF
    Hephraim BF
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 134
    Registrado : 05/03/2013

    Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle Empty Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle

    Mensagem  Hephraim BF 20/4/2014, 12:20

    Olá galera!

    Tenho uma dúvida que não sei se é possível solucionar.
    Tem como ajustar o tamanho da fonte de acordo com o tamanho do controle?

    Já pesquisei mas não encontrei nada parecido.


    VAleu!!!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle Empty Re: Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle

    Mensagem  Convidado 20/4/2014, 21:37

    Olá, se o tamanho do teu controle for uma medida inteira fica fácil, agora se for fracionada fica mais complicado para encontrar a medida certa. Exemplo se a altura do controle for 1cm, é só colocar no evento ao receber foco do controle:
    If Me.NomeDoControle.Height = 567 Then   ' 567 é o valor em twips equivalente a 1 cm
    Me.NomeDoControle.FontName = "Arial"  ' altera o tipo da fonte
    Me.NomeDoControle.FontSize = 26        ' altera tamanho da fonte
    Hephraim BF
    Hephraim BF
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 134
    Registrado : 05/03/2013

    Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle Empty Re: Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle

    Mensagem  Hephraim BF 22/4/2014, 11:21

    Valeu pela atenção Beto!

    O controle que estou utilizando é um Label e o tamanho dele é ajustado conforme o tamanho da tela.

    Pelo que entendi com a sua sugestão só é possível alcançar o resultado que estou querendo se fizer uma relação fixa de tamanho do controle & tamanho da fonte?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle Empty Re: Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle

    Mensagem  Convidado 22/4/2014, 17:14

    Não, a condição pode ser várias, o que quis dizer é em relação a altura ou largura do controle em relação às medias, visto que no vba se declara em twips e no controle é em cm, observa esse exemplo, onde faço as redimensões dos controles pela altura, largura e pelo conteúdo do campo "observação". nesse link abaixo pode ser feito a conversão das medidas:
    http://www.translatorscafe.com/cafe/PT/units-converter/typography/v/
    Hephraim BF
    Hephraim BF
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 134
    Registrado : 05/03/2013

    Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle Empty Re: Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle

    Mensagem  Hephraim BF 23/4/2014, 15:05

    Obrigado Beto!

    Vi seu exemplo, muito bom!

    Era o que estava pensando antes de iniciar o post e depois que li sua primeira resposta.

    Mas observa: Se eu alterar a linha 6 (Me.nMcLIENTE.FontSize) de 26 para 10 vou ter que alterar a altura do controle para que ele se ajuste novamente, então a relação é fixa porque vou ter que programar ele para que se ajuste conforme um valor que determinei, daí não fica dinâmico como pensava que poderia ficar.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle Empty Re: Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle

    Mensagem  Convidado 23/4/2014, 15:46

    Sim, essa alteração se dará também via vba, ou seja, quando alterar o nome da fonte também se fará necessário o redimensionamento do controle também, eu poderia por exemplo definir a condição de um controle:
    Se controle = "Sim"
    TamanhoFonte = 26
    AlturaConrole = 28
    Se Controle = "Não"
    TamanhoFonte = 20
    AlturaControle = 24

    E assim por diante, eu posso colocar várias condições e obter os resultados por mim definidos no vba

    Conteúdo patrocinado


    Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle Empty Re: Tamanho da fonte proporcional ao tamanho do controle

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 14:24