MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens

    avatar
    Lamcarter
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 36
    Registrado : 29/06/2013

    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens Empty Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens

    Mensagem  Lamcarter 29/4/2014, 18:40

    Olá pessoal, novamente recorrendo a vocês para um auxilio.

    Realizei buscas, porém não achei algo parecido.

    Seguinte, possuo um BD onde tenho um formulário de cadastro de estudantes em um curso e nesse banco controlo os estudantes que estão realizando o curso e também aqueles que pararam de fazer o curso, pois quando eles param é inserido a data e o motivo. Assim caso o pessoal do Administrativo queira contatá-los já sabe por quê.

    Para controlar tal relatório tenho um campo denominado “DATA DO DESLIGAMENTO” e um campo denominado “MOTIVO DO DESLIGAMENTO”. Esses campos atualmente estão a disposição de todos os usuários do sistema e todos podem desligar qualquer aluno e inserir o motivo que quiser, porém como todos sabem nem sempre é alimentado corretamente o que nós criamos. Assim quero melhorar o BD para que eu possa saber quem desligou e fixar motivos que somente possam ser aqueles.

    Para isso criei mais um campo no BD denominado “QUEM DESACOLHEU” e não coloquei  ele no formulário, pois apenas será preenchido quando o usuário clicar no botão DESLIGAR.

    Explicado, vamos para a parte que quero programar:

    Quero no meu formulário inserir um botão com o nome DESLIGAR e quando o usuário clicar, aparecer a seguinte mensagem (Deseja realmente desligar o aluno? Opção – SIM e NÃO.)

    Caso o aluno clique em NÃO, volta para o registro que está selecionado.

    Caso ele clique em SIM, quero a seguinte mensagem (Favor se identificar – Nome completo:)

    Ai quero que apareça um campo para que o usuário digite seu nome, sendo que esse nome deverá ser gravado no campo “QUEM DESACOLHEU”.

    Após, digitado o nome, aparece outra mensagem, (DIGITE A DATA DO DESLIGAMENTO)

    Ai quero que apareça um campo para que o usuário digite a data, sendo que essa data deverá ser gravada no campo “DATA DO DESLIGAMENTO”.

    Após, quero que apareça as opções fixas de desligamento, onde o usuário deverá selecionar uma delas, quero colocar as seguintes opções
    Aluno alterou sua residência para outra cidade
    Aluno foi transferido para outra escola
    Aluno desistiu do curso
    Outro (deverá colocar as razões no campo Observação)

    Assim, quando o usuário escolher a opção, sendo uma das três primeiras, aparecerá uma mensagem, Aluno desligado com sucesso e volta para o registro selecionado.

    Caso ele escolha a última opção, (Outro deverá colocar as razões no campo Observação), deverá aparecer uma mensagem dizendo que é obrigatório inserir no campo “OBSERVAÇÕES” o motivo e depois gravar o registro e ir (set focus) para o campo OBSERVAÇÕES.

    É MUITO, TEM JEITO!!!!!!!!
    Desde já, Obrigado aos que derem atenção de ao menos ler.
    Lamcarter
    clynton
    clynton
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 309
    Registrado : 08/07/2013

    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens Empty Re: Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens

    Mensagem  clynton 29/4/2014, 21:39

    Mande seu BD para alterarmos em cima do que já fizeste!
    avatar
    Lamcarter
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 36
    Registrado : 29/06/2013

    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens Empty Access 2010 - metade da macro

    Mensagem  Lamcarter 30/4/2014, 18:30

    Caro clynton, o meu BD é desenvolvido em Access 2010, geralmente o pessoal daqui usa o 2003 ou 2007, para pode ser 2010??

    eu, na verdade não sei alguns passos da macro, olha como esbocei ela.

    ___________________________________________________________________________________________________________

    Private Sub BtoDesacolher_Click()

    If MsgBox("Deseja Desacolher um Aluno? ", vbYesNo + vbCritical, "Desacolher") = vbYes Then
       
       MsgBox ("Favor se identificar: (Digite o nome completo)")
       ' não sei como fazer para aparecer um campo que seja possível o usuário digitar o nome
       ' também nao sei o comando para gravar o nome digitado no campo "QuemDesacolheu"
       
       'digitado o nome ai segue
       
        Me.DataDesacolhimento.Locked = False
       
       ' não sei como fazer para aparecer um campo que seja possível o usuário digitar a data que será o desligamento
       ' também nao sei o comando para gravar a data digitada no campo "DataDesacolhimento"
       
       
       ' digitado a data do desacolhimento segue
       
       Me.MotivoDesacolhimento.Locked = False
       
       ' não sei como fazer para aparecer uma caixa de combinação com as opções
       ' também nao sei o comando para gravar a opção selecionada no campo "MotivoDesacolhimento"
       
       'aqui também nao sei como fazer para SE O USUÁRIO ESCOLHER A ULTIMA OPÇÃO NO CASO (OUTRO MOTIVO) ir para o campo obsrvações
       'acho que é assim

       MsgBox ("Você escolheu OUTRO MOTIVO, deve obrigatóriamente descrevê-lo no campo Observações e após GRAVAR O REGISTRO.")
       Me.Observações.Locked = False
       Me.Observações.ForeColor = vbBlue
       Me.Observações.SetFocus
     

    End If
    End Sub
    ____________________________________________________________________________________________________

    Desde já agradeçco

    Lamcarter
    avatar
    Lamcarter
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 36
    Registrado : 29/06/2013

    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens Empty resposta parcial - ajuda pleaseeeeee

    Mensagem  Lamcarter 1/5/2014, 07:26

    Galera, seguinte

    Como quero realmente inserir esta programação criei um formulário com o nome DESLIGAR ALUNO, porém mesmo assim não consegui pois embora tenha tentado umas mil formas de macro não consegui uma que chamasse o dito formulário com os campo habilitados.

    Olhem, por favor a minha macro e digam se tem algo errado:

    Assim:
    Quero avisa quer quem desligar o aluno tem que se identificar.

    E abrir o formulário com os campos disponíveis para digitação, os quais estão bloqueados.

    Por favor se puderem me ajudem
    Att
    clynton
    clynton
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 309
    Registrado : 08/07/2013

    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens Empty Re: Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens

    Mensagem  clynton 1/5/2014, 10:30

    Lamcarter.
    Mande seu BD para olharmos, não importa a versão do Office que você usa, buscaremos solução para o que queres!
    avatar
    Lamcarter
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 36
    Registrado : 29/06/2013

    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens Empty Banco para analise

    Mensagem  Lamcarter 1/5/2014, 22:26

    Caro clynton,

    Segue o banco para ver.

    informo que tive que apagar os dados e excluir alguns formulários para diminuir o tamanho do arquivo.

    o formulário que quero alterar é o nominado cadastro de acolhido, onde o usuário seleciona o registro na lista que aparece no lado direito do formulário e clica em desacolher, ocasião que chama o formulário1, onde estou tentando criar a macro.

    Informo também que já fucei um monte tanto no formulário quanto na macro, acho que ta todo embolado.

    Obrigado pela atençao.

    Lamcarter
    Anexos
    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens AttachmentControle de Acolhidos Botao Desacolher - banco ficticio.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (764 Kb) Baixado 21 vez(es)
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens Empty Re: Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens

    Mensagem  rdrck 2/5/2014, 13:00

    Olá Lamcarter,
    Pelo que vejo você estaria enchendo seu form de mensagens e, consequentemente, teria que encher de códigos para pegar o dado digitado e jogar num determinado campo. E isso, mesmo na hora do cadastramento, pode levar mais tempo do que o necessário.
    Você já pensou em apenas acrescentar os campos "NomedeQuemExcluiu", "DatadaExclusão" e "MotivoExclusão" ao form, criando um código de verificação, fazendo com que tais campos sejam de preenchimento obrigatório?
    Poderia colocar a cor de fundo dos mesmos diferenciada (Amarelo claro, por exemplo) ou então colocar um * ao lado de cada um, e informar no form que tais campos seriam de preenchimento obrigatório.
    Então o código verificaria se os mesmo estão preenchidos e, caso não, aí sim daria a mensagem do tipo "Campos obrigatórios não preenchidos".


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    avatar
    Lamcarter
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 36
    Registrado : 29/06/2013

    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens Empty Re: Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens

    Mensagem  Lamcarter 2/5/2014, 14:03

    Olá rdrck.

    Realmente concordo com você quanto a inúmeros formulários, porém esse sistema é de uso interno de onde trabalho.

    Assim, te explicando por cima.

    Temos que, cada fez que sair alguém, alimentar 03 sistema, um de âmbito regional, um de âmbito nacional e o nosso que é somente da cidade.

    o que esta acontecendo.

    os outros dois possuem o tal formulário de desligamento e o nosso, pra variar, era o único que o povo não estava alimentando corretamente, mesmo colocando como campo obrigatório, ele não colocam as opções dos outros 02 sistemas, apenas lançam a data e escrevem qualquer coisa nos outros campos.

    Por isso quero deixar o meu com a mesma tela dos outros dois, assim fica tudo igual e o usuário vai ter que se obrigar a alimentar corretamente.

    Quando conseguir fazer funcionar isso ai, vou tirar desse formulário os campos, eles não vão aparecer.

    Mas concordo com você, seria tão mais fácil e o sistema ficava mais "limpo", mass......

    E pior ainda que pra ajudar nao tenho muito conhecimento em Acess eu tinha todo esse controle em excell, mas cresceu demais e estava tendo outros problemas.

    Realmente vi que ta faltando algo, pois quando seleciono o registro 3 e clico no botão desacolher não é o registro 3 que vai pro formulário.

    Obrigado pela atenção, mesmo sendo demasiado complicado, se puder dar uma força, serie grato.

    Lamcarter

    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens Empty Re: Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens

    Mensagem  rdrck 26/5/2014, 17:00

    Olá Lamcarter,
    O problema foi resolvido?
    Se sim, não esqueça de clicar no [Resolvido], para fechar o tópico.
    Valeu.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.

    Conteúdo patrocinado


    Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens Empty Re: Botão para preencher campos no formulário - com outras mensagens

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 20/5/2024, 12:39