MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Problemas com classificação crescente

    efrain_ben-orion
    efrain_ben-orion
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 28/04/2014

    [Resolvido]Problemas com classificação crescente Empty [Resolvido]Problemas com classificação crescente

    Mensagem  efrain_ben-orion 30/4/2014, 16:29

    Olá galera do bem.
    Olha eu aqui mais uma vez.
    Minha dúvida dessa vez é quanto a classificação crescente. Eu quero que o campo da chave primária não classifique os dados em ordem.
    Gostaria que o campo ficasse na ordem de inserção dos dados.
    Já tentei o Filtrar/Classificar Avançado com a condição IIf([Title] = "Coronel", 2, .....), mas dá erro de operador inválido logo na primeira vírgula.
    Eu gostaria que no referido campo (Caixa de combinação) mostrasse os valores na ordem que foram inseridos devido ao posto ou graduação (Hierarquia):
    Coronel
    Tenente Coronel
    Major
    Capitão
    1º Tenente
    2º Tenente
    Aspirante
    SubTenente
    1º Sargento
    2º Sargento
    3º Sargento
    Cabo
    Soldado


    .................................................................................
    Quanto mais aprendemos, mas fica comprovada a nossa ignorância!
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Problemas com classificação crescente Empty Re: [Resolvido]Problemas com classificação crescente

    Mensagem  rdrck 30/4/2014, 16:51

    Olá Efrain,
    Pelo que entendi, você teria uma combobox e quer que os dados apareçam nela pela ordem de hierarquia, certo?
    Se é isso mesmo, como você cadastrou esses postos na tabela? Foi em ordem de hierarquia, ou seja, o 1º posto registrado foi o Coronel, o 2º Tenente Coronel, etc?
    Se foi, o normal é que os dados apareçam na ordem da chave primária (auto numeração), então apareceriam na ordem desejada.
    Se não foram cadastrados na ordem, informe onde você colocou essa combo. Ela é um campo de uma outra tabela onde puxa os valores da tabela de Postos?


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    efrain_ben-orion
    efrain_ben-orion
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 28/04/2014

    [Resolvido]Problemas com classificação crescente Empty Re: [Resolvido]Problemas com classificação crescente

    Mensagem  efrain_ben-orion 30/4/2014, 17:10

    Exatamente. É aquela tabela Posto/Graduação do tópico passado.
    Eu cadastro nessa ordem hierárquica, no entanto o campo Posto_Graduação onde são cadastrados os mesmo é que é a chave primária, ou seja, não coloquei autonumeração na tabela. No entanto, eu também testei com autonumeração e mesmo assim, quando eu abro a tabela Posto/Graduação, é exibido em ordem alfabética. Aí quando eu clico no combobox da tbl_Funcionários, os itens aparecem em na mesma ordem, alfabética.


    .................................................................................
    Quanto mais aprendemos, mas fica comprovada a nossa ignorância!
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Problemas com classificação crescente Empty Re: [Resolvido]Problemas com classificação crescente

    Mensagem  rdrck 30/4/2014, 17:20

    Mas agora está com autonumeração na tbl Posto?
    Se sim, creio que você tenha que excluir o relacionamento desse campo na tbl Funcionário e então refazê-lo.
    Exclua o relacionamento. Depois, nesse campo onde puxa os dados na tbl Funcionários, selecione o assistente de pesquisa, escolha a tabela e o campo que quer e coloque para classificar os dados pelo código (chave).


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    efrain_ben-orion
    efrain_ben-orion
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 28/04/2014

    [Resolvido]Problemas com classificação crescente Empty Re: [Resolvido]Problemas com classificação crescente

    Mensagem  efrain_ben-orion 30/4/2014, 17:43

    O problema é que eu não quero criar um campo código cod_Posto_Graduação na tbl_Funcionários, eu queria apenas o campo Posto_Graduação, sendo o mesmo relacionado com o campo Posto_Graduação da tbl_Posto/Graduação.
    Os campos relacionados devem ser iguais, o que no meu caso eu não teria como relacionar o campo Posto com o campo código da outra tabela, isso porque o campo código da tabela que armazena o posto é a chave primária, para que seja a responsável pela classificação crescente.
    No meu caso, eu quero apenas o campo de texto na tabela funcionários, sem que ter que informar código.
    Se tiver como informar apenas o posto, e o código foi inserido automaticamente sem ser visualizado no form, isso já bastaria, pois a partir daí dava pra fazer o relacionamento usando os campos código das duas tabelas e consequentemente exibir a lista apenas com o posto por hierarquia.


    .................................................................................
    Quanto mais aprendemos, mas fica comprovada a nossa ignorância!
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Problemas com classificação crescente Empty Re: [Resolvido]Problemas com classificação crescente

    Mensagem  rdrck 30/4/2014, 17:48

    Mas quando você executa o Assistente de Pesquisa no campo da tbl Funcionário (campo esse que puxa o Posto da tbl Posto), você seleciona a tabela, então puxa somente o campo Posto e, no passo seguinte, pede pra ordenar pelo código. Então, no outro passo, deixa marcada a opção "Ocutar Chave Primária" (acho que é isso ou algo parecido), então só vai o nome do posto e não o código.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    efrain_ben-orion
    efrain_ben-orion
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 28/04/2014

    [Resolvido]Problemas com classificação crescente Empty Re: [Resolvido]Problemas com classificação crescente

    Mensagem  efrain_ben-orion 30/4/2014, 18:06

    É aí onde está o problema.
    O campo da tbl_funcionários que irá puxar a consulta na tbl_posto deve ser o mesmo desta tabela (posto), isso para poder fazer um relacionamento entre as duas tabelas, eu terei que ter um campo do mesmo tipo nas duas tabelas, ou seja, um código_posto na tbl_Posto e um código_posto na tbl_funcionários.
    Se eu não fizer esse relacionamento, a função que insere a sigla correspondente ao posto não será executada. Ontem você me ajudou a fazer essa inserção automática, a da sigla correspondente, através de uma consulta.
    Nesse caso eu preciso da inserção automática da sigla correspondente e apenas o campo posto relacionando-se com a tbl_posto, que deve possuir um campo de autonomeração como chave-primária para exibir classificado de acordo com a inserção dos dados.
    É possível fazer dessa forma? Eu digo, sem ter um campo código_posto na tbl_funcionários?
    Ou então eu crio outra tabela para fazer a inserção da sigla correspondente, assim, quando for exibir o form de cadastro, só será exibido o campo posto sem precisar do código_posto, pois essa dá certo em mostrar apenas o campo posto, mas para fazer a inserção da sigla não dá, pois precisar haver um relacionamento entre as tabelas. Assim sendo, acho que será melhor criar outra tabela para as siglas e então relacioná-la com a tbl_funcinários.


    .................................................................................
    Quanto mais aprendemos, mas fica comprovada a nossa ignorância!
    efrain_ben-orion
    efrain_ben-orion
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 28/04/2014

    [Resolvido]Problemas com classificação crescente Empty Re: [Resolvido]Problemas com classificação crescente

    Mensagem  efrain_ben-orion 30/4/2014, 18:48

    rdrck, mas uma vez eu agradeço.
    Você me deu uma luz quanto o desenrolar da função desejada.
    Aceitei a sua sugestão e acrescentei mais uma tabela (Sigla) para não perder a função de inserir a sigla correspondente, problema que foi resolvido no tópico de ontem.
    Mas uma vez eu agradeço a dispensa do seu tempo para me auxiliar.
    Valeu e até a próxima.


    .................................................................................
    Quanto mais aprendemos, mas fica comprovada a nossa ignorância!
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Problemas com classificação crescente Empty Re: [Resolvido]Problemas com classificação crescente

    Mensagem  rdrck 2/5/2014, 12:02

    Olá Efrain,
    Que bom que conseguiu resolver.
    Qualquer coisa, estamos aí.
    Sucesso.
    Valeu.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Problemas com classificação crescente Empty Re: [Resolvido]Problemas com classificação crescente

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 23:55