MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Relacionar tabelas ou nao?

    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Relacionar tabelas ou nao? Empty [Resolvido]Relacionar tabelas ou nao?

    Mensagem  vini.magrin 15/7/2014, 17:09

    Boa tarde Pessoal!

    estou com a seguinte duvida:

    Percebi que eu posso colocar um componente (ex. uma caixa de combinação) para limitar os valores de uma tabela a partir de uma outra. Mas nao necessariamente essa tabela precisa estar relacionada uma com a outra.

    Sendo assim, pergunto, em que situações é recomendado criar os relacionamentos ou nao?


    Informo que ainda estou montando principalmente as tabelas e os forms e ainda nao montei muitas consultas e relatorios no meu sistema, talvez seja por isso que nao senti falta de algumas tabelas que nao relacionei?


    Grato,


    Última edição por vini.magrin em 16/7/2014, 19:42, editado 1 vez(es)


    .................................................................................
    Vinicius Magrin
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    [Resolvido]Relacionar tabelas ou nao? Empty Re: [Resolvido]Relacionar tabelas ou nao?

    Mensagem  Clebergyn 15/7/2014, 20:01

    Olá vini.magrin, sou muito curioso em saber a utilidade de cada coisa,
    sobre relacionamento a utilidade mesmo é, alem de ajudar em fazer um projeto visual que eu prefiro fazer em outros programas(flow), os relacionamentos em integridade referencial ajudam quando voce exclui um registro da tabela pai(1 pra n) também exclui automaticamente os registros relacionados na tabela filho e atualizar tambem. Mas uma situação por exemplo, quando se tem materiais(1) e movimento de materiais(n) e ao excluir o material você ainda quer que permaneça os arquivos do movimento de materiais, entao neste caso nao seria viavel fazer relacionamento. Eu tenho feito muitas exclusões via codigos por causa disso. Então essa é a utilidade de relacionamentos, agora tem muita gente que nao sabe muita coisa de access e gosta de enxer por causa de relacionamento. Outra coisa, nas consultas sim, voce tera que fazer os relacionamentos corretos entre as tabelas para gerar os resultados corretos. Mais outra coisa, sugiro fazer o programa inteiro, atingir seu objetivo gerando o resultado esperado, e depois, esvazie os registros todos das tabelas e assim crie os relacionamentos, pois senão pode gerar muito erro nas consultas e não conseguir chegar no resultado. Sugiro tambem, criar os relacionamentos somente em tabelas 1-n e 1-1, no caso em que desejar deletar tambem os registros relacionados de ambas.
    ouça outras opiniões tambem de colegas aqui
    é isso aí e um abraço

    Cleber
    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Relacionar tabelas ou nao? Empty Re: [Resolvido]Relacionar tabelas ou nao?

    Mensagem  vini.magrin 15/7/2014, 21:10

    Ola Cleber!

    Obrigado pela resposta!

    Entendi!

    depois que eu fiz a pergunta, eu andei dando uma fuçada e meio que entendi mais ou menos isso.

    quando preciso que as alterações na tabela principal sejam disseminadas, relaciono.

    quando nao houver necessidade, não.


    Vou deixar em aberto ate amanha, se de repente alguem tiver algum outro ponto de vista,

    mas acho que ja esclareceu minha duvida

    obrigado!!


    .................................................................................
    Vinicius Magrin
    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Relacionar tabelas ou nao? Empty Re: [Resolvido]Relacionar tabelas ou nao?

    Mensagem  vini.magrin 16/7/2014, 19:41

    Segue um complemento que vi na própria ajuda do access que ate se refere a uma outra duvida, mas que esta relacionado, onde se comenta:

    Para obter melhores resultados, estabeleça todas as relações primeiro. Isso permite que o Access crie automaticamente os vínculos entre os subformulários e os formulários principais.

    Acho que juntando tudo isso ficou bem claro pra mim quando preciso ou não relacionar.

    Link original:

    http://office.microsoft.com/pt-br/access-help/criar-um-formulario-que-contenha-um-subformulario-um-formulario-um-para-muitos-HA010098674.aspx

    vou encerrar o post.

    Obrigado!


    .................................................................................
    Vinicius Magrin

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Relacionar tabelas ou nao? Empty Re: [Resolvido]Relacionar tabelas ou nao?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 10:36