MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Bloqueio de registro sendo editado (Multiusuário)

    avatar
    freirenet
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 26/10/2012

    Bloqueio de registro sendo editado (Multiusuário) Empty Bloqueio de registro sendo editado (Multiusuário)

    Mensagem  freirenet 6/8/2014, 18:41

    Boa tarde!

    Pessoal, me ajudem por favor com uma questão:

    Possuo um sistema multiusuário, dividido em Back-End e Front-End; há uma tela (Formulário) Chamada "Operações" ligada a um subformulário chamado "Lançamentos".

    Cada "Operação" pode conter vários "Lançamentos". Assim vai haver a "Operação 1, 2, 3, 4..." e cada operação terá seus próprios lançamentos.

    Meu problema:

    Quando um analista estiver com o formulário aberto na "Operação 1" eu gostaria que este registro estivesse bloqueado para outro analista que viesse a abrir este formulário... ou seja: se o registro "Operação n° 1" estiver aberto, o analista que vier a abrir este formulário, o sistema já abriria no registro "Operação n° 2"

    Já há a opção do Access de bloqueio de registro no formulário, com a opção de bloqueio "registro editado" ou "todos os registros" mas não é só isso que eu quero... eu gostaria de uma rotina que analisasse se o registro está aberto e se estiver pular automaticamente para o próximo.

    Espero que tenha sido claro e que tenha conseguido me fazer entender...

    SE NÃO FOR PEDIR MUITO, tenho uma outra questão:

    Há como bloquear a visualização de um formulário que não haja registros em seu subformulário?


    Obrigado pela ajuda!!!

    Se precisarem me contactar: fabio.barros.freire@gmail.com
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    Bloqueio de registro sendo editado (Multiusuário) Empty Re: Bloqueio de registro sendo editado (Multiusuário)

    Mensagem  Dilson 30/8/2014, 16:43

    Olá,

    Uma solução (ideia) seria criar um campo na tabela para através de update registrar 0 para livre e 1 para ocupado. Na entrada verifica o campo e se tiver 1, acrescenta + 1 no número de operação e tentar outro acesso (assim sucessivamente). Se tiver 0 entra e modifica 0 para 1. Ao sair modifica 1 para 0.

    Nesse cenário, o único inconveniente (pensei) é uma interrupção da conexão (seja por queda de energia ou problema de rede) que ocasionará a não realização da rotina de saída que reverte 1 para 0 e por causa disso não te apresento nenhum código. Vejo uma possibilidade: Se implementarmos uma rotina para verificar os computadores logados no back-end, poderíamos usar os nomes desses computadores ao invés de 0 ou 1 e uma rotina verificaria se determinado computador está logado no back e, aqueles que não estivessem, uma rotina poderia limpar os nomes deles nos registros e com isso, tais registros ficariam livres para acesso.

    Por agora são só idéias.
    Analise.

      Data/hora atual: 26/4/2024, 22:41