MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento.

    avatar
    josuepassos
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 23/09/2013

    [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento. Empty [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento.

    Mensagem  josuepassos 31/8/2014, 17:03

    Com o Auxilio do Fórum, e do youtube, aprendi alguma coisa sobre o ACCESS, e criei um Aplicativo que Substitui varias planilhas de papel e facilita o serviço onde trabalho, agora a empresa que é de Vigilância;

    está interessada em instalar o Aplicativo que eu desenvolvi em vários postos de trabalho, acontece que levei em torno de três anos para aprender a construir algo que funcionasse no ACCESS, e a ideia deles é comprar um aplicativo e copiar em quantas maquinas eles quiserem, coisa que eu não acho certo, então gostaria de saber tem como registrar direito de autor sobre algo desenvolvido no access, e se tem como é que se faz isso, e como se faz para poder vender não o aplicativo mas somente a licença de uso dele.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento. Empty Re: [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento.

    Mensagem  Dilson 2/9/2014, 13:41

    Olá,

    Tem sim, aqui no Brasil através do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial ( http://www.inpi.gov.br ). Se você estiver morando em alguma capital, deverá encontrar empresas de registro de marcas, que vão dar entrada na papelada pra você.

    Agora uma coisa antes de tudo tem que ser analisado. Como falou que trabalha na empresa, tem que saber inicialmente, em quais circunstâncias você o desenvolveu. Em qual função você estava, qual tempo que usou, pois dependendo as circunstâncias você poderá ter dificuldades para garantir esse direito.

    Acesse o site do INPI e pesquise a respeito.
    avatar
    josuepassos
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 23/09/2013

    [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento. Empty Obrigado por responder

    Mensagem  josuepassos 2/9/2014, 14:01

    Em 1º, lugar, a empresa é de vigilância, e portaria, e não de informatica, só ai no minimo eu ja ganho uns trocos como desvio de função caso eles queiram alegar que desenvolvi para eles e a pedido deles, e terão que me pagar salario de programador o que ja é bem superior ao preço que pagariam para comprar a licença para cada computador, devido ao tempo que demorei para desenvolver o aplicativo, em 2º lugar desenvolvi o programa em meu Notebook, portanto hardware meu, utilizei no pc, deles pois haviam gostado do aplicativo, e portanto o coloquei em uso no meu posto.

    ja pesquisei no INPI, mas fiquei na duvida, pois eles pedem o código fonte por escrito com algo que identifique que eu sou o dono do software, e o nome da linguagem de programação que ele foi criado, e o meu aplicativo é bem simples, composto de 3 tabelas, 2 macros, e 5 formulários, sendo que 2 formulários acessam a mesma tabela sendo idênticos, apenas que um deles é somente leitura, e o outro é editável para inserir dados.

    Não sei se o Access, pode ser chamado de linguagem de programação, já que é não cria um aplicativo compilado .EXE, e necessita do pacote Microsoft para funcionar, assim eu não sei criar a documentação sobre o programa que é necessária para fazer o registro, peço a ajuda dos colegas, alguem do grupo já realizou esse tipo de registro?

    se já poderia me fornecer um exemplo, ou explicação, dessa documentação por favor. study
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento. Empty Re: [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento.

    Mensagem  Dilson 2/9/2014, 16:02

    Correto.
    Não vou entrar no mérito do direito. Somente dei enfase para que não lhe passe despercebido.

    O Access é uma ferramenta com vários recursos de programação e por isso o individuo que cria alguma coisa a partir dele, pode sim ter a sua autoria reconhecida.

    A documentação que se fala é todas as peças do projeto: Impressões de absolutamente tudo que comprova o projeto. Impressão das tabelas em modo design, dos formulários, das macros em modo design, do código vba e se quiser aprofundar sua documentação, pode descrever o funcionamento de todos os módulos.

    Você dará entrada do pedido e anexará aos autos todas essas peças que comprovam seu programa. Após tramites no INPI, receberá um número de registro referente ao seu pleito até que seja emitido o registro definitivo.

    Acompanhe aqui como fazer:
    http://www.inpi.gov.br/portal/acessoainformacao/artigo/programa_de_computador_1351692237105
    avatar
    josuepassos
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 23/09/2013

    [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento. Empty Obrigado Pela Resposta

    Mensagem  josuepassos 2/9/2014, 16:53

    Agora entendi melhor, coloco em modo designer e faço um print do meu trabalho imprimo e esse é o codigo que eu preciso, obrigado pela resposta, vou sim dar encaminhamento ao registro do meu aplicativo.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento. Empty Re: [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento.

    Mensagem  Dilson 2/9/2014, 18:03

    Olá,

    Bom trabalho. imprima o organograma de suas tabelas para anexar. Vá na janela de relações e aperte: relatório de relações. (mesmo que não estejam relacionadas pode fazer aparecer as tabelas, organizá-las e imprimir o relatório). Este relatório mostra as entidades e atributos do seu projeto e isso é super importante documentar.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento. Empty Re: [Resolvido]Registro de Direitos autorais, Aplicativo criado em Access, é valido? Se faz? se sim qual o Procedimento.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 04:11