MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem

    avatar
    iremar.modesto
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 26/09/2014

    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Empty [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem

    Mensagem  iremar.modesto 26/9/2014, 22:16

    Olá, fiz um projeto simples baseado em modelos que achei pela web, cadastro de alunos com opção de carregar documentos em pdf,
    criei um botao e o mesmo abre um dialogo localizando um ou mais arquivos em pdf, ate ai tudo bem ainda fiz que ele filtrasse e gravasse os nomes dos arquivos apenas. mas a questao é que nao consigo salvar o nome dos arquivos, o caminho nem precisa pois eu coloquei pra ele pegar o pdf num pasta que criei para coloca-los lá. \PDF

    se clicar no botao e achar o pdf na pasta PDF e dar Ok ele grava na list box o nome do arquivo e se clicar duas vezes ele abre o local do arquivo. queria que o adobe abrisse o arquivo direto.

    e salvar os nomes dos arquivos da listbox numa tabela para quando sair e entrar ela fique salva. mudar de registro ele carregar os nomes gravados naquele aluno.

    se existir a opção remover e inserir linhas na listbox por favor me ajudem

    estou desde ontem tentando e nada. já avancei muito ate ai mas nao sei continuar, peço ajuda dos mestres

    bd em anexo
    Anexos
    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem AttachmentCurso.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (793 Kb) Baixado 15 vez(es)
    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Empty Re: [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem

    Mensagem  Marcos Minoru 27/9/2014, 23:04

    José, entendi o que deseja, porém a solução foge de meus conhecimentos. Irei marcar para acompanhar pois achei interessante.

    Uma ajuda para pesquisar sobre...
    Acredito que usando o método AddItem, que precisa ter a listbox definida como Lista de valores, não é possível acoplá-la à uma tabela para salvar os nomes dos arquivos. Vc teria que arrumar outra forma de adicionar os nomes para a listbox estar acoplada a uma tabela.

    Outra coisa, vc precisa salvar na listbox não só os nomes dos arquivos, mas também as URLs para clicar duas vezes e ter um caminho para chegar até o PDF. Não sei se a função Shell serviria para este caso...
    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Empty Re: [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem

    Mensagem  Marcos Minoru 28/9/2014, 16:31

    José, ai está a forma que eu consegui pensar e colocar pra funfar! Very Happy


    Antes de testar, vá no evento clicar do botão "Carregar" e altere o caminho da pasta que contém os arquivos PDFs (Deixei apontado: '< Coloque aqui o caminho para a pasta das PDFs)





    Espero que seja isto meu amigo...
    Anexos
    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Attachment[MODIFICADO] Curso.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (152 Kb) Baixado 23 vez(es)


    Última edição por Marcos Minoru em 29/9/2014, 06:20, editado 1 vez(es)
    avatar
    iremar.modesto
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 26/09/2014

    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Empty Re: [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem

    Mensagem  iremar.modesto 28/9/2014, 17:32

    Cara meu querido era isso mesmo, e voce foi além do que eu imaginava fazer.

    Obrigado mesmo cheers cheers

    Valeu agora vou estudar o codigo!!!

    Obrigado mais uma vez!

    avatar
    iremar.modesto
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 26/09/2014

    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Empty Re: [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem

    Mensagem  iremar.modesto 29/9/2014, 01:03

    Resolvido!!!
    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Empty Re: [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem

    Mensagem  Marcos Minoru 29/9/2014, 06:01

    Ótimo! Fico feliz por ter ajudado...



    Para ajudar à vc e aos que utilizarem este tópico como exemplo para estudo, deixarei uma explicação do que fiz abaixo:

    - Criei a Tabela "TblArquivosPDF"
          Tabela para armazenar os nomes dos arquivos e suas URLs.

    - Criei o Módulo "Módulo Caixa de diálogo PDF"
          Este módulo serve para abrir a janela (caixa de diálogo) para escolher o PDF.

    - Adicionei o subformulário "SubPFD" ao form "DetalhesDoContato"
          O "SubPFD" tem seu campo "ID PDF" vinculado ao "ID" da tabela "Contatos": 1 contato pode ter vários PDFs. Isto associa quais PDFs pertencem a cada contato.
          - Adicionei um botão "Remover" para poder remover os itens da lista caso necessário.

    - E o principal, o comando do botão "Carregar":
         
    Dim strCaminho As String, strPastaInicial As String             'Criação das variáveis que serão utilizadas

    strPastaInicial = "C:\Meus Documentos"                             'Aqui define qual será o local que a caixa de diálogo irá abrir.
    strCaminho = Buscar(Me.hWnd, "Adicionar PDF na Lista", strPastaInicial, _                       'A variável "strCaminho" guarda a URL do arquivo escolhido - Entre aspas é o título que ficará na janela.
    "Arquivos gráficos (*.PDF)" & vbNullChar & "*.PDF")                        'Definir o tipo de arquivo que a caixa de diálogo poderá abrir. Neste caso, deixei apenas .PDF, mas poderia ter .JPEG ,GIF .BMP .DOC etc...
       If Len(strCaminho) > 0 Then                          'Verifica se foi selecionado um item para abrir. "Se valor guardado pela variável 'strCaminho' tiver seus caracteres maior que 0 então..."
          Forms!DetalhesDoContato!SubPDF.SetFocus                'Dar Setfocus no subform para executar os demais procedimentos dentro dele.
          Me.SubPDF.Form.AllowAdditions = True                    'Nas propriedades do subform defini "Permitir adições:não" para não ficar aparecendo a linha em branco para inserir novo registro.
                                                                                                 'Nesta linha digo para mudar "Permitir adições:sim". Caso contrário, não poderia realizar os procedimentos abaixo para salvar.
         DoCmd.GoToRecord , , acNewRec          'Cria um novo registro. Importante: o item acima ativa adição de dados, aparece a última linha com novo registro.
                                                                            'No entanto, se não adicionar esta linha, salvaria por cima do último registro preenchido e não no novo.
          Forms!DetalhesDoContato!SubPDF!URL = strCaminho                    'Preenche o campo URL (oculto do subform) com a URL que estava guardada na variável.
          Forms!DetalhesDoContato!SubPDF!Arquivo = Mid(strCaminho, 1 + InStrRev(strCaminho, "\"))           'Preenche o campo Arquivo com apenas o nome do arquivo. A função "InStrRev" juntamente com "Mid"
                                                                                                                                                                           'servem para remover todo restante da URL e deixar apenas o nome do arquivo com sua extensão.
          DoCmd.GoToRecord , , acNext           'Ir para próximo registro
          Me.SubPDF.Form.AllowAdditions = False           'Alterar "Permitir adições:não" para não aparecer a última linha em branco. Caso deixasse "sim",                                            
                                                                                      'ficaria o campo vazio, que ao clicar não iria a lugar nenhum, e ficaria aparecendo o botão "Remover" que também não removeria nenhum registro.
                                                                                      'É uma questão de estética e de evitar erros.
         End If




    Um abraço! cheers
    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Empty Re: [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem

    Mensagem  Marcos Minoru 29/9/2014, 06:20

    Ah! já ia esquecendo...
    Havia dito antes que não conseguiria fazer, mas conseguir adaptar parte de um BD meu para lhe ajudar. Smile

    Uma outra coisa que recomendo e quase fiz no teu BD: coloque para quando for salvar o contato, criar uma pasta com o nome do contato em algum local. Depois adicione um botão no formulário para abrir a pasta do contato. Isto organiza todos PDFs, não fica uma pasta com PDFs tudo misturado. E o botão serviria para vc ir no registro e já abrir a pasta do contato, não ter que ficar procurando uma pasta no meio das pastas de todos contatos.
    E naquela linha "strPastaInicial = "C:\Meus Documentos"  '< Coloque aqui o caminho para a pasta das PDFs", aqui ficaria definido para abrir a caixa de diálogo já na pasta do contato que vc está.


    Caso se interesse, mande uma mensagem privada que a gente combina de abrir um tópico pra resolver isto...
    avatar
    iremar.modesto
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 26/09/2014

    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Empty Re: [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem

    Mensagem  iremar.modesto 30/9/2014, 12:10

    OBRIGADO ISSO MESMO EU FIZ, COLOQUEI PRA ELE ABRIR ONDE GRAVO AS PASTAS.

    Valeuuu Marcos
    Marcos Minoru
    Marcos Minoru
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 88
    Registrado : 22/08/2014

    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Empty Re: [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem

    Mensagem  Marcos Minoru 1/10/2014, 00:53

    Veja desta forma...

    Vá no evento dos botões "Salvar e novo" e "Salvar e fechar". Altere onde estiver "COLOQUE AQUI A URL DA PASTA ONDE SERÃO SALVAS AS PASTAS"
    Ficará algo tipo: "C:\...........\...........\PASTA CONTATOS"

    * Vc deve primeiro criar o registro para conseguir acessar a pasta ou carregar PDF.
    Anexos
    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Attachment[MODIFICADO 2] Curso.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (166 Kb) Baixado 17 vez(es)

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem Empty Re: [Resolvido]Exemplo Preciso de Ajuda. Caixa de Listagem

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 16:43