MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos

    avatar
    phflogic
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 42
    Registrado : 11/10/2012

    [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos Empty [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos

    Mensagem  phflogic 14/1/2015, 11:56

    Bom dia

    Tenho uma tabela que regista os recebimentos duma entidade ao longo do ano, onde a cada registo corresponde um número de identificação  que é também o número do respectivo recibo e que se inicia em 1 de Janeiro com o nº "1" e termina em 31 de Dezembro com o número "X".
    No final de cada semana é feito o levantamento dos recibos emitidos através de uma Consulta "Guias_Caixa" onde o utilizador introduz manualmente o primeiro número a pesquisar e a Consulta devolve todos os números maiores que o numero inicial. O campo de pesquisa da Consulta é o campo "numero". Os outros campos da Consulta são: "tipo de pagamento", "referência" e "total". A quantidade de registos selecionados é variável.
    Para visualizar os recibos da semana, recorri a um formulário contínuo, ligado à Consulta, que me mostra os seguintes campos:

    |numero| - |tipo pagamento| - |referencia| - |valor pagamento| - |numerário|

    Com excepção do campo |numero| todos os outros estão desvinculados pois pretendo que cada linha do formulário seja preenchida de acordo com o tipo de pagamento efectuado. Isto é, para pagamentos a dinheiro, apenas devem ser preenchidos os campos |numero| e |numerário|, ficando os outros em branco. Para pagamentos em Cheque, Transferência ou Multibanco, devem ser preenchidos os campos |numero|, |tipo pagamento|, |referencia| e |valor pagamento|; ficando o campo "numerário" em branco.

    De referir que os campos |valor pagamento| e |numerário| do formulário vão buscar dados ao campo "total" da Consulta.

    De todas as tentativas que fiz ou não há campos preenchidos na abertura do Formulário, ou então todas as linhas são preenchidas com os dados repetidos do primeiro registo a ser mostrado.
    Gostaria que alguém me desse uma ajuda com o código, para que cada linha do Formulário fosse preenchida automaticamente com os dados correctos.
    Desde já o meu obrigado.
    Anexos
    [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos AttachmentBaseteste.zip
    Aqui deixo a Base de Dados em questão
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (134 Kb) Baixado 13 vez(es)
    rubenscouto
    rubenscouto
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 679
    Registrado : 02/10/2011

    [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos Empty Re: [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos

    Mensagem  rubenscouto 15/1/2015, 04:24

    Tente criar um formulario para pesquisa com os campos acoplados e outro para inserir os dados caso queira, pois pelo que percebi na consulta os dados aparecem como deveria aparecer, correto?
    avatar
    phflogic
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 42
    Registrado : 11/10/2012

    [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos Empty Re: [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos

    Mensagem  phflogic 15/1/2015, 09:58

    Correcto. Com a consulta não há qualquer problema pois ela devolve os dados pretendidos.
    A questão coloca-se é no preenchimento selectivo dos campos do formulário, pois, além de haver 2 campos no formulário que vão buscar dados ao mesmo campo da tabela, há outros campo que deverão ficar em branco, sempre que o pagamento for em dinheiro.
    Obrigado pela atenção.
    Cumprimentos
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos Empty Re: [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos

    Mensagem  Alvaro Teixeira 15/1/2015, 10:40

    Olá, também pode ser efetuado da seguinte forma:

    1º para este exemplo, deve retirar este código:
    Código:
    If Me.pagamento.Value = "Numerário" Then
    [numerario] = Me.total.Value
    Else
    [pagam] = Me.pagamento.Value
    [ref_pagam] = Me.ref_pag.Value
    [val_pagam] = Me.total.Value
    End If

    2º Na origem dos dados, alterar para:

    pagam
    =Ise([pagamento]<>"Numerário";[pagamento])

    ref_pagam
    =Ise([pagamento]<>"Numerário";[ref_pag])

    val_pagam
    =Ise([pagamento]<>"Numerário";[total])

    numerario
    =Ise([pagamento]="Numerário";[total])

    Veja imagem como fica
    [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos 1z2ku1g

    Existem outras formas de obter o resultado, outra boa solução, uma vez que tem origem numa consulta seria fazer a separação na consulta.
    Se pretender efetuar o teste, crie uma nova consulta, e no modo SQL, coloque a seguinte instrução:

    SELECT TGUIASPAR.numero, IIf([pagamento]<>"Numerário",[pagamento]) AS x_pagam, IIf([pagamento]<>"Numerário",[ref_pag]) AS x_ref_pagam, IIf([pagamento]<>"Numerário",[total]) AS x_val_pagam, IIf([pagamento]="Numerário",[total]) AS x_numerario FROM TGUIASPAR WHERE (((TGUIASPAR.numero)>=["Introduza Número Inicial"]) AND ((TGUIASPAR.ano)=Year(Now()))) ORDER BY TGUIASPAR.numero;

    Abraço
    avatar
    phflogic
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 42
    Registrado : 11/10/2012

    [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos Empty Re: [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos

    Mensagem  phflogic 15/1/2015, 11:30

    Meu Caro Amigo,

    Obrigado pela ajuda. Problema resolvido.
    Como vou necessitar de emitir um relatório, vou usar a separação na consulta, pois torna-se mais fácil (na minha opinião) a impressão do relatório.

    Agora estou com outro problema e pelo que vi na Net, afecta muita gente. Tem a ver com o subtotal das colunas "Valor Pag." e "Numerário" no Formulário. Nomeadamente a utilização da função Soma() e o Access 2010.
    Mas para isso vou abrir outro post.

    Uma vez mais, obrigado pela ajuda.
    Cumprimentos
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos Empty Re: [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos

    Mensagem  Alvaro Teixeira 15/1/2015, 12:38

    Olá, eu também optava por fazer na consulta.
    Relativamente à questão, seria de abir outro tópico, mas é uma ligeira alteração na consula que não se justifica.
    Altere:

    val_pagam
    x_val_pagam: Ise([pagamento]<>"Numerário";[total];0)

    numerario
    x_numerario: Ise([pagamento]="Numerário";[total];0)

    Depois é só criar o relatório com base na consulta, pode usar o assistente.
    Obrigado pelo retorno.
    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos Empty Re: [Resolvido]Preenchimento automático de campos em Formulários Continuos

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 09:18