MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar

    avatar
    fsmartins
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 19/05/2015

    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar Empty [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar

    Mensagem  fsmartins 29/5/2015, 22:06

    Prezados, boa tarde a todos

    Estou desenvolvendo a título de pesquisa um aplicativo no Access 2007 (Windows 7) para controlar o horário escolar da escola que trabalho, que atualmente é feito em uma planilha (automatizada) no Excel. Quem sabe se funcionar corretamente, poderíamos utilizá-lo de fato.

    Fiz algumas telas de cadastro e tudo tem funcionado corretamente. Venho tentando ultimamente criar as consultas que indicariam possíveis conflitos de utilização de sala de aula (ambiente pedagógico) ou de atuação do professor, porém sem sucesso.

    A tabela onde ficam registradas todas as aulas se chama TbHorarioGeral e nela tem alguns campos específicos que determinam o dia da escola, como a data, sala utilizada, turno, docente, disciplina, quantas aulas por dia, aula geminada, etc.

    Para que seja considerado conflito de ambiente pedagógico teria que atender os seguintes requisitos:
    Sala sendo utilizada por duas ou mais turmas no mesmo dia/turno/horário de aula (1ª, 2ª. 3ª ou 4ª aula) desde que não sejam turmas Geminadas/Agrupadas;


    Para que seja considerado conflito de professor teria que atender os seguintes requisitos:
    Docente em duas ou mais salas diferentes no mesmo dia/turno/horário de aula (1ª, 2ª. 3ª ou 4ª aula) desde que não sejam turmas Geminadas/Agrupadas;

    Eu gostaria de ter uma consulta que informasse o conflito a partir de uma turma específica, ou seja, seleciono uma turma, e o sistema indica que turma e em que dia/horário de aula tem conflito com ela e outra consulta para indicar também os conflitos de professor.

    Vocês poderiam me dar uma orientação para que eu consiga resolver isso?
    Em anexo segue o arquivo...Se puderem me dar uma força, seria de muita valia!
    Anexos
    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar AttachmentSGH.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (475 Kb) Baixado 62 vez(es)
    avatar
    fsmartins
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 19/05/2015

    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar Empty Re: [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar

    Mensagem  fsmartins 8/6/2015, 18:58

    Salve salve pessoal
    Boa tarde

    Nesses ultimos dias consegui evoluir em alguma coisa...

    Fiz uma consulta para localizar duplicatas analisando as informações que estão dentro do campo de DataAula, Turma, Turno e CodOcupaçãoDoAmbiente. Ele me retorna os conflitos mas de maneira + - certa. Ele mostra o conflito existente na turma, mas não informa com qual turma é o conflito. Se eu tirar o filtro turma da consulta ele mostra todos os conflitos existentes no bd.

    Estou tentando fazer uma consulta para criar tabelas extras e comparar os dados entre elas. Se funcionar posto a resolução aqui.

    Att
    avatar
    fsmartins
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 19/05/2015

    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar Empty Re: [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar

    Mensagem  fsmartins 9/6/2015, 23:14

    Prezados Boa noite

    Consegui resolver parte do problema...como falei tenho uma tabela onde tenho os registros...

    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar 16hq1y0

    fiz uma consulta para detectar as duplicatas com o código abaixo:



    Que se eu executar do jeito que está me retorna os resultados da seguinte maneira:
    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar 20z1ceg


    Apesar de parecer correto, o problema se dá quando eu retiro uma das aulas que está dando conflito...por exemplo, retirei a aula 2 do dia 16/02:
    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar 2yuaxys

    Ele me retorna a consulta vazia, como se não tivesse nenhum conflito. Aonde na verdade, deveria me retornar um conflito na linha 968 e 965 por ter conflitos entre as aulas 3 e 4 do  dia 16/02.
    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar 2u93mlh



    Alguém poderia me dar uma força pra resolver isso?

    Att
    Anexos
    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar AttachmentSGH.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (99 Kb) Baixado 64 vez(es)
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1396
    Registrado : 07/12/2011

    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar Empty Re: [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar

    Mensagem  tauron 10/6/2015, 00:44

    Não estou vendo o código
    avatar
    fsmartins
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 19/05/2015

    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar Empty Re: [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar

    Mensagem  fsmartins 10/6/2015, 00:49

    tauron escreveu:Não estou vendo o código

    Está dentro da consulta QryConflitos na visualização SQL
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1396
    Registrado : 07/12/2011

    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar Empty Re: [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar

    Mensagem  tauron 10/6/2015, 01:16

    Nao sei o que houve com o sitio mas somente depois de postar consegui visualizar o código antes das imagens e o bd no final de sua mensagem. vou tentar ajudar ok. abraços
    avatar
    fsmartins
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 19/05/2015

    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar Empty Re: [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar

    Mensagem  fsmartins 10/6/2015, 01:30

    Tauron escreveu:Nao sei o que houve com o sitio mas somente depois de postar consegui visualizar o código antes das imagens e o bd no final de sua mensagem. vou tentar ajudar ok. abraços


    Jóia! Valeu pela força!
    avatar
    fsmartins
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 19/05/2015

    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar Empty Re: [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar

    Mensagem  fsmartins 12/6/2015, 21:23

    Pessoal
    consegui resolver o problema

    No momento do cadastro das aulas estava deixando os momentos das aulas como vazio...na comparação 1 e vazio, o access não entendia o conflito...mudei o código para preencher 1 para aula e 0 quando não tivesse aula. Fazendo esta troca e utilizando a consulta abaixo, funcionou perfeitamente.

    Código:
    SELECT TbHorarioGeral.DtInicioAulas, TbHorarioGeral.Aula1, TbHorarioGeral.Aula2, TbHorarioGeral.Aula3, TbHorarioGeral.Aula4, TbHorarioGeral.AmbPedag, TbHorarioGeral.Turma, TbHorarioGeral.Docente, TbHorarioGeral.Turno, TbHorarioGeral.DiaDaSemana, TbHorarioGeral.Disciplina
    FROM TbHorarioGeral
    WHERE (((TbHorarioGeral.DtInicioAulas) In (SELECT [DtInicioAulas] FROM [TbHorarioGeral] As Tmp GROUP BY [DtInicioAulas],[Aula1],[Aula2],[Aula3],[Aula4],[AmbPedag] HAVING Count(*)>1

    and [AmbPedag] = [TbHorarioGeral].[AmbPedag]

    eqv [Aula1] = [TbHorarioGeral].[Aula1]
    eqv [Aula2] = [TbHorarioGeral].[Aula2]
    eqv [Aula3] = [TbHorarioGeral].[Aula3]
    eqv [Aula4] = [TbHorarioGeral].[Aula4]

    )) AND ((TbHorarioGeral.Geminada)="NÃO"))
    ORDER BY TbHorarioGeral.DtInicioAulas, TbHorarioGeral.Aula1, TbHorarioGeral.Aula2, TbHorarioGeral.Aula3, TbHorarioGeral.Aula4, TbHorarioGeral.AmbPedag;

    Resultado:
    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar 13ztliq

    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar Empty Re: [Resolvido]Consulta Para Achar Conflitos em BD Horário Escolar

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 13:22